Autor Tópico: FIAT 1.4 12V  (Lida 3067 vezes)

shok

• Recem chegado

• *
  • 5
FIAT 1.4 12V
« em: 09 de Maio, 2011, 22:45:41 »
Boa noite caros fiatistas,
Como fiatista que sou venho aqui colocar um problema que me está a acontecer e que já passou aqui pelo forum, mas não consegui ver nenhuma resolução.

Tenho uma fiat marea weekand (carro que gosto muito) com o famoso motor 1.4 12V, quando comprei não sabia dos problemas que este dava, pois na altura tb foi muito bom negocio (particular).

Há duas semanas na troca de óleo o mecânico reparou na árvore de cames gasta no 1º cilindro, e avisou-me que era melhor reparar aquilo.

O motor está agora com 220mil e estava a nadar como nunca tinha andado na minha mão, quando a comprei tinha subidas que andava na ordem dos 90kmh, nestes últimos tempos essas mesmas subidas já se faziam a 140kmh.

O mecânico foi ver na fiat o preço da arvore e das touches.... para esquecer... 470€ a arvore e 28€ cada touche.

Comprei então uma cabeça completa (cabeça, arvore de cames, trouches, válvulas, sedes) a um user aqui do forum mas a compra foi fora do forum, cabeça esta que tinha estado num motor e trabalhava durante 1 ou 2 minutos e o motor parava, segundo o user tinha o bloco estalado e perdia compressão logo o motor parava.

Acontece que no meu motor está a acontecer o mesmo, primeiro trabalhou durante uns 10 minutos, foi abaixo e nunca mais foi o mesmo, pega a trabalhar em frio, vai abaixo e só passadas umas horas é que pega.

Já foi verificado a gasolina, velas, chispa, ponto da distribuição está igual.

Amanha o mecânico vai trocar a cabeça completa pela que comprei, pois o que me está aparecer é que a nova arvore de cames faz com que algumas válvulas fiquem abertas, e como não ganha compressão o motor não se aguenta trabalhar.

O que poderá ter acontecido foi que as válvulas criaram uma nova cama na colaça e gastaram a mesma porque as touches não desempenharam o papel delas, ou seja, colmatar a folga que havia entre os martelos e a arvore de cames, como a mesma estava gasta, alguma coisa teve que ceder, a meu ver foi a colaça.

Amanha vou passar na oficina para confirmar esta teoria, pois não tenho explicação para o aumento de desempenho do carro sem lhe ter feito nada.

Cumps

Shok

formatador

• Recem chegado

• *
  • 2
Re: FIAT 1.4 12V
« Responder #1 em: 10 de Maio, 2011, 19:57:27 »
Boas pessoal, ninguem consegue desvendar este mistério ou terá algum palpite diferente?

Não consegui passar na oficina para comfirmar a minha teoria, espéro passra por lá amanha.

formatador

• Recem chegado

• *
  • 2
« Responder #2 em: 10 de Maio, 2011, 21:34:04 »
não percebo como é que tenho 2 contas..... vou pedir á administração que veja isto, não sei que se passa...

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #3 em: 11 de Maio, 2011, 10:39:49 »
tens duas contas porque te registaste duas vezes com emails diferentes, qual queres manter?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

shok

• Recem chegado

• *
  • 5
« Responder #4 em: 11 de Maio, 2011, 15:17:26 »
quero manter esta (shok) manda-me por PM qual foi o mail em que está registado o Formatador.

obrigado

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #5 em: 11 de Maio, 2011, 15:43:39 »
isso podes ver tu
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

shok

• Recem chegado

• *
  • 5
« Responder #6 em: 17 de Maio, 2011, 22:17:01 »
problema resolvido, a arvore de cames que comprei tem defeito, as valvulas ficam abertas e o carro vai abaixo.... á com cada um...

cuidado rapaziada.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #7 em: 18 de Maio, 2011, 00:32:46 »
Citação tirada do outro tópico onde se falou desta arvore de cames:

Eu continuo a ser da opinião que ou é da árvore de cames ou da montagem da mesma...  :wacko:

O meu prémio?!  :P

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Hybs_1.4ie

• Illuminati
  • Moretti

• 288

Masculino
« Responder #8 em: 18 de Maio, 2011, 01:33:19 »
problema resolvido, a arvore de cames que comprei tem defeito, as valvulas ficam abertas e o carro vai abaixo.... á com cada um...

cuidado rapaziada.

as vezes o melhor é comprar mesmo material novo,
no inicio deste ano aconteceu-me isso na passat, um embrulhar do motor, quando o mecanico viu era a arvore de cames gasta!  :OMG:
RESUMINDO preferi comprar novo, árvore e 8touches, pois não me aconselharam mesmo comprar nada disso usado!
:) por vezes mais vale não irmos á marca, comprar de "linha branca" :D
«« Fiat Uno sx70ie 1.4cc 71cv´s »»

shok

• Recem chegado

• *
  • 5
« Responder #9 em: 26 de Maio, 2011, 11:59:15 »
afinal o problema não está resolvido, a cabeça foi ao torneiro junto com os martelos e a arvore de cames, mas o carro continua na mesma, exatamente igual, trabalha a frio e depois vai abaixo....

1 mês que isto está assim.

cumps