Autor Tópico: Motor Engasga-se Punto  (Lida 19303 vezes)

fitibomba

• Piccolo

• *
  • 54
Motor Engasga-se Punto
« em: 11 de Maio, 2011, 19:29:32 »
Boas!

Tenho tenho um punto mk2 1.2 8V neste momento com 68mil km. Levou velas novas À cerca de 30 mil km e cabos penso que serão os de origem (11 anos quase)

Estou com um pequeno problema o carro quando vai abaixo das 2000 rpm engasga-se.

Em relanti existem oscilações entre as 600 e as 800 rpm e por vezes até se desliga.

Reparei que pode ter várias causas como:

- velas e cabos (já mandei vir uns ngk iridium + cabos magnecor)
 - borboleta suja (já tentei limpar a borboleta mas também não estava muito suja)
 - sondas lamdba

Eu converti o carro a gpl recentemente e na inspecção B foi detectado excesso de gases, no limite, mas algo elevados.

Penso que o problema poderá vir das sondas lambda mas gostaria de ouvir a vossa opinião.

Haverá alguma forma de saber se garantidamente será daqui?

Os cabos e velas ainda não os instalei portanto ainda não excluí que possa ser disso.

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Motor Engasga-se Punto
« Responder #1 em: 11 de Maio, 2011, 19:43:19 »
se não ha fugas na admissão a causa mais provavel seria a sonda lambda..

se o relanti estiver bom logo quando se mete o carro a trabalhar a causa mais provavel é a sonda lambda, se estiver sempre a oscilar pode ser uma fuga ou o motor passo-passo..

sonda lambda acusa na maquina se avariar, tens duas, uma de controlo e outra para o motor... se forem iguais podes tentar trocar uma por outra a ver se melhora..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

fitibomba

• Piccolo

• *
  • 54
« Responder #2 em: 11 de Maio, 2011, 20:14:20 »
Sim, de facto o carro quando está frio não se nota tanto.

Este efeito é mais notório quando já está quente após alguns kms por exemplo

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #3 em: 11 de Maio, 2011, 21:48:36 »
Companheiro Fitibomba!

Antes de mais, bem vindo ao  :fiatistas:

Deves, desde já, visitar este tópico: http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19122.0 e agir em conformidade com o ponto nº 5!

Depois podes abrir um tópico para o teu Punto (tenho um igual lá em casa, boa máquina!  ;) ), aqui: http://www.fiatistas.com/forum/index.php?board=46.0 de modo a partilhar o seu dia a dia com os restantes companheiros! (É obrigatório postar FOTOS, muuuuiiitas FOTOS!!!)

Espero que o FIATISTAS te ajude na resolução dos problemas da máquina!

Abraço!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

fitibomba

• Piccolo

• *
  • 54
« Responder #4 em: 11 de Maio, 2011, 23:32:37 »
Ora já estou dentro das regras   :t_up:

Abraço

Showbiz

• Recem chegado

• *
  • 2
« Responder #5 em: 12 de Maio, 2011, 13:37:59 »
Ao que parece também já tive esse problema na minha Palio, já tinhas este problema antes da instalação do GPL?

fitibomba

• Piccolo

• *
  • 54
« Responder #6 em: 12 de Maio, 2011, 14:07:38 »
Sim já.

Por isso é que excluí a hipótese de ser causado pela instalação.

Tal como disse, na inspecção B foram detectados gases em excesso o que me faz crer que seja da sonda lambda.

Queria era saber qual para depois não mandar vir uma à sorte..Acham que na máquina me indica qual está com problemas?

Showbiz

• Recem chegado

• *
  • 2
« Responder #7 em: 12 de Maio, 2011, 16:56:11 »
Sim já.

Por isso é que excluí a hipótese de ser causado pela instalação.

Tal como disse, na inspecção B foram detectados gases em excesso o que me faz crer que seja da sonda lambda.

Queria era saber qual para depois não mandar vir uma à sorte..Acham que na máquina me indica qual está com problemas?

Isso já não te sei responder, mas troquei a minha aos 110 mil Km's. (não sabia que existiam duas  :mellow:)

Hybs_1.4ie

• Illuminati
  • Moretti

• 288

Masculino
« Responder #8 em: 12 de Maio, 2011, 16:58:03 »
o meu sx70 também tem esse sintoma, o relantin a oscilar provavelmente alguma fuga mesmo!!!!!
tenho que ver disso, pois ñ mata mas moe... LOLOL    :sombrero: :sombrero: :sombrero:
«« Fiat Uno sx70ie 1.4cc 71cv´s »»

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #9 em: 12 de Maio, 2011, 19:42:59 »
o meu sx70 também tem esse sintoma, o relantin a oscilar provavelmente alguma fuga mesmo!!!!!
tenho que ver disso, pois ñ mata mas moe... LOLOL    :sombrero: :sombrero: :sombrero:

depende do motor e da fuga, nalguns casos mata mesmo  :P

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Hybs_1.4ie

• Illuminati
  • Moretti

• 288

Masculino
« Responder #10 em: 14 de Maio, 2011, 00:19:59 »
depende do motor e da fuga, nalguns casos mata mesmo  :P
era da maneira que vinha um do turbo ie LOLOL
«« Fiat Uno sx70ie 1.4cc 71cv´s »»

zukastilo

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
« Responder #11 em: 17 de Maio, 2011, 21:47:35 »
boas
em altas o carro anda bem? nas aceleraçoes? se só te falhar em relantim pode ser realmente uma entrada de ar falsa, berboleta suja, mas isso ja limpaste, ou entao, o que é costume acontecer e pouca gente se lembra, sensor de pressao absoluta do coletor admissao, esse sensor só da avaria na maquina quando se interrompe as linhas no interior dele, caso contrario, e é o que mais acontece, os vapores e sujidades entram pro sensor, e alteram os valores de leitura, em vez de dar o valor real de pressao, da um pouco menos e a injeçao é adaptada a esse valor que o sensor dá, e nao ao valor real, percebes? E aí acontece o erro mais comum de quem está a diagnosticar o problema, aparece uma avaria de sonda lambda, como a mistura nao está certa mas para a unidade de comando do motor está tudo bem, ela indica que é a sonda que está avariada, e pimba!! umas coroas por uma sonda nova e o problema continua!! O meu conselho, (e digo já que se os conselhos fossem sempre bons e certeiros, nao se davam, vendiam-se) era mudar as velas e os cabos, uma vez que ja mandaste vir, e limpar o sensor de pressao do colector, de seguida, metes o carro a trabalhar e com a mao tapas completamente a borboleta da admissao e ves se o carro vai logo abaixo ou se demora um pouco, depois de ir abaixo deixas tar a mao lá e ves se aquela sucçao do motor passa derrepente ou se mantem-se por mais uns instantes, se for logo abaixo e manter a sucçao depois, tudo ok, senao tens uma entrada de ar falsa.
Era o que eu fazia, sao pequenas dicas que podemos testar em casa sem entrar em despesas com mecanicos, mas como sempre digo, as pessoas seguem se quiserem.
Abraço

fitibomba

• Piccolo

• *
  • 54
« Responder #12 em: 17 de Maio, 2011, 22:19:07 »
Boas!

Agradeço as dicas.

Sim o carro em altas anda bem.

Só noto que algo se passa quando está quente e em relantim ( há ali umas oscilações) já se chegou a desligar e tudo.

Ou então quando tenho uma 2a por exemplo e desacelero abaixo das 2000 rpm ele aí engasga-se todo.

Esse sensor de pressão do colector é a sonda MAP? se sim já a limpei mas hei-de experimentar essa de tapar a entrada de ar da borboleta

zukastilo

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
« Responder #13 em: 17 de Maio, 2011, 22:36:41 »
 provavelmente só faz isso quando ja esta quente pk até chegar a temperatura ideal ou proxima do ideal, a injeçao está a trabalhar com mais combustivel, fica mais acelerado, é o periodo de aquecimento. O mais importante a reter é nao levar tudo que a maquina de diagnostico diz ao pé da letra, tem que se interpretar muito bem o erro que a makina dá, por exemplo, se tiveres uma entrada de ar falso, nao da avaria de nada a nao ser da sonda lambda, pk a mistura ar+combustivel nao está correta, e os gases de escape tb nao vao estar com valores corretos. Mas nao há-de ser nada de muito complicado, vais ver que é só um pentelhozito da treta.

fitibomba

• Piccolo

• *
  • 54
« Responder #14 em: 17 de Maio, 2011, 22:50:08 »
No caso de ser entrada de ar falsa que resolução tem?