Autor Tópico: O vosso Punto TD MK1 costuma ter esta temperatura?  (Lida 6944 vezes)

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: O vosso Punto TD MK1 costuma ter esta temperatura?
« Responder #15 em: 24 de Agosto, 2011, 15:38:59 »
Quanto á temperatura e era aí que pretendia mencionar, ainda hoje puxei pelo carro durante 20 kms (+-) e o ponteiro da temperatura no manómetro apenas chegou a 1/4, mesmo parado em fila.
Achei estranho, porque os outros meus carros mais recentes, o ponteiro anda sempre no meio do manómetro!

Pode ter o termostato colado (aberto) e como o liquido está sempre a ir ao radiador, não deixa o carro aquecer. Claro que em fila, ou mesmo parado ao relanti, deveria aquecer até à temperatura em que a ventoínha dispara.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Marcus

• Encartado

• *
  • 118

Masculino
« Responder #16 em: 24 de Agosto, 2011, 16:24:11 »
Pode ter o termostato colado (aberto) e como o liquido está sempre a ir ao radiador, não deixa o carro aquecer. Claro que em fila, ou mesmo parado ao relanti, deveria aquecer até à temperatura em que a ventoínha dispara.
Sim é possivél que seja esse pormenor, em todo o caso faço uma visita ao "bata azul" para ver o que ele argumenta ou altera.

Até pode não ser defeito, mas sim feitio!

Cpts,

nunojet

• Moretti

• *
  • 180
« Responder #17 em: 24 de Agosto, 2011, 18:58:34 »
Boas, eu tinha a mesma impressão quando comprei o meu, mas vale sempre a pena dares uma limpeza nisso :fiat:

Marcus

• Encartado

• *
  • 118

Masculino
« Responder #18 em: 24 de Agosto, 2011, 19:21:19 »
Boas, eu tinha a mesma impressão quando comprei o meu, mas vale sempre a pena dares uma limpeza nisso :fiat:
Falei agora com o mecãnico sobre esse assunto do manometro a 1/4 mas segundo ele diz que é normal, se não sobe mais é porque o termostato está a disparar na altura certa.

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #19 em: 24 de Agosto, 2011, 19:30:27 »
O termoestato e a ventoínha do radiador não fazem milagres, no trânsito é normal que esteja quase sempre um pouquinho de nada acima do traço do meio, entre o accionamento ou paragem do termoventilador.

Em andamento varia entre abrir ou fechar o termoestato, quando abre em andamento, baixa um pouco do meio, quando fecha... fecha até atingir novamente aquele pedacito acima de meio.. isto é assim em todos os carros.
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #20 em: 24 de Agosto, 2011, 20:14:42 »
Em andamento varia entre abrir ou fechar o termoestato, quando abre em andamento, baixa um pouco do meio, quando fecha... fecha até atingir novamente aquele pedacito acima de meio.. isto é assim em todos os carros.

Para além disto, que estou 101% de acordo, é importante que o temperatura óptima de funcionamento seja alcançada ao fim de poucos minutos/quilometros após o arranque a frio.

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #21 em: 24 de Agosto, 2011, 21:28:19 »
Já aqui foi tudo dito. Tem que andar entre o perto do meio (1/4 é pouco) e o meio. Ocasionalmente pode passar ligeiramente do meio, em situações de parar o carro após estar algo quente, trânsito, ou se andar muito a puxar (especialmente depois de tirar o pé após algum tempo a puxar bem).

Só acrescento que se andar com água pode funcionar mal em termos de temperaturas, inclusivamente andar com temperaturas demasiado baixas que o normal. Falo por experiência própria, num carro que levou termoestato novo, mas que com água tinha o problema de não aquecer. Com líquido ficou logo normal.
Simplesmente tirar a água e encher de líquido sem fazer uma limpeza não dá os melhores resultados. É preciso limpar minimamente o circuito, e isso poderá ser uma causa de mau funcionamento em termos de temperaturas.

Marcus

• Encartado

• *
  • 118

Masculino
« Responder #22 em: 24 de Agosto, 2011, 21:36:44 »
Já aqui foi tudo dito. Tem que andar entre o perto do meio (1/4 é pouco) e o meio. Ocasionalmente pode passar ligeiramente do meio, em situações de parar o carro após estar algo quente, trânsito, ou se andar muito a puxar (especialmente depois de tirar o pé após algum tempo a puxar bem).

Só acrescento que se andar com água pode funcionar mal em termos de temperaturas, inclusivamente andar com temperaturas demasiado baixas que o normal. Falo por experiência própria, num carro que levou termoestato novo, mas que com água tinha o problema de não aquecer. Com líquido ficou logo normal.
Simplesmente tirar a água e encher de líquido sem fazer uma limpeza não dá os melhores resultados. É preciso limpar minimamente o circuito, e isso poderá ser uma causa de mau funcionamento em termos de temperaturas.
Foi toda a água retirada (muito lixo), foi limpo todo o circuito e colocado um liquido que nem sei a marca, mas tudo isso custou 9 €, não sei se caro ou barato, sei que nas revisões dos carros novos nas concessões é um pequeno golpe de tirar muitos €€€ do bolso!

Cpts,

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #23 em: 24 de Agosto, 2011, 21:46:46 »
Foi toda a água retirada (muito lixo), foi limpo todo o circuito e colocado um liquido que nem sei a marca, mas tudo isso custou 9 €, não sei se caro ou barato, sei que nas revisões dos carros novos nas concessões é um pequeno golpe de tirar muitos €€€ do bolso!

Cpts,

Viste como é que te limparam o circuito?

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #24 em: 24 de Agosto, 2011, 21:57:13 »
Muitas vezes o que acontece é que quando o termostato é mudado opta-se por um de "marca paralela"...

Pode-se dar o caso de o termostato novo ter uma sensibilidade diferente e "abrir" cedo demais. O mesmo acontece com as válvulas termo-electricas.

Na minha opinião, ainda que haja consequência diferentes e com gravidade distinta, é tão mau um carro andar a aquecer como circular com a temperatura baixa de mais.

Sabes, no caso do teu TD, a proveniência do dito? Sabes há quantos kms foi trocado?

Marcus

• Encartado

• *
  • 118

Masculino
« Responder #25 em: 24 de Agosto, 2011, 22:29:18 »
Viste como é que te limparam o circuito?
Não vi nem faço ideia, apenas ouvi o comentário do mecânico sobre o assunto!

Muitas vezes o que acontece é que quando o termostato é mudado opta-se por um de "marca paralela"...
Pode-se dar o caso de o termostato novo ter uma sensibilidade diferente e "abrir" cedo demais. O mesmo acontece com as válvulas termo-electricas.
Na minha opinião, ainda que haja consequência diferentes e com gravidade distinta, é tão mau um carro andar a aquecer como circular com a temperatura baixa de mais.
Sabes, no caso do teu TD, a proveniência do dito? Sabes há quantos kms foi trocado?
Acho que o meu Punto, não levou algum termostato novo, deve ser ainda original ou foi mudado há muito tempo na Fiat, mas não faço ideia!

Sei que o manómetro não estava a funcionar, levou um sensor numa concessão da Peujeot (por mera cortezia só paguei o mesmo que fui comprar fora) mas aquele sensor era para a luz de aviso (era um mecãnico da Peujeot mas que veio da Fiat) enganou-se a mudar o sensor, depois veio-se ontem a verificar (já neste mecânico) ser uma ficha fora do sensor do manómetro.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #26 em: 24 de Agosto, 2011, 23:26:24 »
isso não é assim uma beca a atirar para conto de Agatha Christie?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Marcus

• Encartado

• *
  • 118

Masculino
« Responder #27 em: 25 de Agosto, 2011, 00:03:55 »
isso não é assim uma beca a atirar para conto de Agatha Christie?
Não, eu sou cliente e amigo pessoal das pessoas desta concessão do Grupo Lena, estava lá com o Punto para o Engenheiro dar a sua opinião sobre o problema deste Turbo.

Verificou-se que o manómetro temperatura não funcionava, ficava sempre em baixo, o Eng. chamou um mecanico que foi da Fiat muitos anos e mandou-o colocar o manómetro a funcionar, o dito senhor mandou-me ir comprar um sensor a um armazém de revenda de peças autos, sita a 50 mts daquela concessão, levei o livrete e o sensor que foi tirado, regressei e colocou o sensor, só que o manómetro ficou na mesma, como eram já 13H00, não quiz estar a empatar mais e fui embora. No dia seguinte fui ao mecanico que reparou o turbo, falei para ele substituir o sensor mas da temperatura e não o da luz de aviso (tinha levado o novo), ele viu e disse que era uma ficha solta. Colocou-a no lugar e o manómetro começou a funcionar.

Ou seja, gastei 13 € num sensor, sem necessidade alguma e por ignorância do dito mecanico da Peujeot que não sabia que havia 2 sensores no Punto!

Cpts,

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #28 em: 25 de Agosto, 2011, 02:33:17 »
é por isso que se levam os fiats á fiat! :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

azegrokas

• Giannini

• *
  • 420

Masculino
« Responder #29 em: 02 de Setembro, 2011, 23:04:37 »
tens de dar uma olhadela no termostato...no meu 55,ficava um pouco a cima do Cold, troquei o dito,tirei o ar do sistema e fica um nada acima do traço do meio.o normal.