Autor Tópico: Ricardo Pinho UNO mk2 1.4TD  (Lida 6301 vezes)

ricardong

• Recem chegado

• *
  • 5

Masculino
  • Texto Pessoal
    uno td :)
Ricardo Pinho UNO mk2 1.4TD
« em: 31 de Agosto, 2011, 00:58:26 »
boas, antes de mais gostaria de referir que sou novo por estas andanças por isso peço desculpa se estou a errar em alguma coisa.
sou o Ricardo Pinho 21 anos e ja tive 1 fiat bravo TD100 vansx de 99 abarth e neste momento tenho 1 fiat Uno 1.4TD adquirido recentemente (1dia),no qual gostaria que todos os que percebessem desse carro consultasse esse topico e desse a sua opinao pois me ajudaria muito :)
O que me trouxe aqui foi eu ter adquirido 1 carro que gosto muito (visto nao ter muitos € para arranjar algo mais recente) Fiat UNO TD 5lugares de 92 troquei por uma renault 19 1.9 disel manager van de 94. E tenho algumas duvidas e gostaria que me podessem ajudar e dar algumas dicas. Acham que fiz bem? quais os pontos fracos do meu uno? consumos? tem 191000km aproximadamente mas tem a bixa partida a 3 meses segundo o ex dono, e branco, tecto preto, jantes especiais 13 pretas (tambem veio com 1 jogo de jantes 15), vidros eletricos, fecho central, tinha tecto de abrir mas aquilo deve ter tido 1s prodrezitos e repararam o tecto e fecharam o tecto de abrir (ta la mas nao abre, e como se nao tibesse). tambem tem linha de escape directa e teve a bomba aberta o ex dono fechou 1 mes antes de me vender. interior muito estimado,o motor nao tem quase babas nenhumas, mas em frio trabalha muito mal e ao relantim deita 1 pouco de fumo azul (coisa minima) mas em frio mesmo ao relantim deita muito fumo que nem sei se e branco castanho ou azul spanka mas depois de andar 1 pouco com ele melhora o deitar fumo ao relantim (ponto morto) mas em andamento deita muito muito fumo castanho (1 nuvem) isso sera mau? e o que me preocupa mais, ja me tinham dito que estes carros eram muito fumarolas mas eu ja tive 1 e nem deitava metade  mas infelizmente deu o berro partiu o turbo etc culpa minha e eu vendi a 1 mecanico. mas quanto a este tou com medo, parece que ta mexido...  o carro puxa muito bem quando aquele turbo entra e 1 espetaculo, o turbo faz 0,9 bares mais ou menos, da gosto ouvir o trabalhar do carro a puxar so e pena o fumo. gostaria que me poddessem ajudar para melhorar o meu problema. de chapa esta porreiro, ta a cumeçar a ganhar 1s podrezitos nas portas mas 1 culega meu vai-me arranjar 4 portas à cor. Peço desculpa por me alongar tanto e pelos erros, e agradeço todos os comentarios smile em breve meto fotos!! Fiat palmas
espero poder partilhar muita coisa convosco :palmas:
 :fiat: Forever :)
« Última modificação: 31 de Agosto, 2011, 22:29:22 por ricardong »

juve_elx

• Zagato

• *
  • 1573

Masculino
Re: Ricardo Pinho UNO mk2 1.4TD
« Responder #1 em: 31 de Agosto, 2011, 00:59:38 »
bem vindo.
já agora diz de onde és.
espero que gostes do forum.
abraço

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
« Responder #2 em: 31 de Agosto, 2011, 01:01:11 »
bem vindo amigo. e mais um UNO  :d_grin:
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #3 em: 31 de Agosto, 2011, 13:43:25 »
Bem-vindo Ricardo  ao  :fiatistas:

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #4 em: 31 de Agosto, 2011, 23:00:12 »
Cá em casa há 2  :D
O problema de comprar carros "mexidos" é o de não saber onde é que o antigo dono andou a mexer e o que é que está ajustado a mais ou a menos.

Vamos por partes:

1- Em relação ao fumo, se tiver em bom estado, bem afinado e com injectores limpos não é carro que faça muito fumo, inclusivamente a puxar.

2- Fumo AZUL é óleo (mau), e fumo PRETO é excesso de gasóleo na mistura ou injectores sujos (menos mau).

3- Em concreto ao problema que falas, sobre ter fumo azul a frio e depois desaparecer a quente, é provável que seja o turbo a deixar passar óleo. Quanto ao fumo escuro quando puxas por ele, pode ser resultado das mexidelas do anterior dono ou de injectores sujos.

4- A pressão normal do turbo neste carro é 0.75 bar, mais coisa menos coisa. Portanto tens algo que te está a provocar isso, ou a nível do mecanismo que limita a pressão do turbo (torneira para ajustar pressão do turbo ou veio da wastegate martelado), ou a nível de um aumento do débito que provoque consequentemente um aumento de pressão do turbo. Mas atenção que 0.9 bar não é exagero nenhum e pode andar assim.

Convém mudares os filtros todos e o óleo (preferencialmente 10w40), bem como seria recomendável mudar a correia de distribuição pois não sabes quanto tempo tem e é fundamental.

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #5 em: 31 de Agosto, 2011, 23:42:47 »

Ok muito obrigado, vou fazer essa revisao la para o fim de setembro, o que faço para saber o que devo fazer para por o carro de origem e ver se mama oleo? saudaçoes fumarentas

Para veres se gasta óleo, vais verificando o nível para ver se gasta muito ou não.

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
« Responder #6 em: 31 de Agosto, 2011, 23:48:35 »
o meu uno é a gasolina e só deita fumaraça......  :lol:  :puke:

cá para mim já vou ter que abrir o motor porque o antigo dono parece que andava na canha...........

e tu pareces que deves ter um problema parecido

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
« Responder #7 em: 01 de Setembro, 2011, 00:04:18 »
ui sera? :(
mas trabalha e anda na mesma. tenho é medo na inspecção... é tanta fumaça de queimar óleo,  porque depois de a ter vou lhe abrir o motor e meter segmentos e tudo novo e rectificar

e pelo que falas -te ai do teu carro tem tecto preto e jantes e essas azeiteiradas. da me a pensar que o dono era pessoa nova e andava com ele na corrida

mas não sei só vendo.....

aguiamar

• Giannini

• *
  • 339

Masculino
« Responder #8 em: 01 de Setembro, 2011, 00:14:50 »
mas trabalha e anda na mesma. tenho é medo na inspecção... é tanta fumaça de queimar óleo,  porque depois de a ter vou lhe abrir o motor e meter segmentos e tudo novo e rectificar

e pelo que falas -te ai do teu carro tem tecto preto e jantes e essas azeiteiradas. da me a pensar que o dono era pessoa nova e andava com ele na corrida

mas não sei só vendo.....

Se queima oleo pudera ser os vendantes das valvulas....quando desmontares ve como é que eles estao!  :t_up:
fiat punto gt 3

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
« Responder #9 em: 01 de Setembro, 2011, 00:27:16 »
Citação de: aguiamar link=topic=26427.javascript:void(0);msg426132#msg426132 date=1314832490
Se queima oleo pudera ser os vendantes das valvulas....quando desmontares ve como é que eles estao!  :t_up:
claro. mas como o carro já vai com os seus 200 e tal mil. e quando abrir faço tudo assim sei o que espero dele, apesar de ter la outro carro com motor igual mas muito bom estado mas para ter 2 vezes trabalho nem penso nisso.

visto bem és capaz de ter razão e serem os vendantes. quando abrir vou postar por cá. sem alguém fotografar  :sombrero: trabalho sempre sem luvas. mas vou abrir todo para levar com tudo fica novo outra vez

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #10 em: 01 de Setembro, 2011, 00:42:22 »
Se estiver a fazer a fumarada azul que dizes a frio é TURBO. Ainda para mais carro mexido para andar "no aço"...

Injectores sujos causam fumarada preta. Um carro com 200 mil já merece uma limpeza de injectores. Vais a uma oficina Bosh de bombas injectoras e mandas limpar os injectores à máquina. Não percas tempo a comprar produtos para meter no depósito para limpar, que isso quando estão muito sujos pouco faz.

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #11 em: 01 de Setembro, 2011, 01:00:55 »
O turbo pode funcionar bem, mas ter os vedantes a deixar passar uma quantidade de óleo já considerável.

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
« Responder #12 em: 01 de Setembro, 2011, 19:46:42 »
E o que devo fazer?? podes-me ajudar?
vedantes novos amigo

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
« Responder #13 em: 02 de Setembro, 2011, 00:21:55 »
obrigado amigo... ja agora podes dizer se fica muito caro?
aceito mais sugestoes pessoal
acho que tens que abrir o turbo e meter vedantes novos

já editei
« Última modificação: 02 de Setembro, 2011, 00:51:30 por er.loves fiat »

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #14 em: 02 de Setembro, 2011, 00:38:42 »
obrigado amigo... ja agora podes dizer se fica muito caro?
aceito mais sugestoes pessoal

acho que tens que tirar a colassa fora.

Acho que está a haver aqui algum mal entendido. Mudar vedantes do turbo não tem nada a ver com tirar a colaça/cabeça fora. Se calhar ele está a confundir vendantes do turbo com segmentos.

Queimar óleo também pode ter a ver com segmentos, mas como falas que é só em frio e que era carro que andava "no aço" e que mesmo com "tudo fechado" ainda faz 0.9 bar, a suspeita recai sobre o turbo. Essa reparação faz-se em casas que reparam turbos e já ouvi dizer que é coisa normalmente para mais de 200 euros.

Antes de mais há que ter a certeza se o carro faz mesmo um fumo exagerado ou não, se é mesmo azul, preto, amarelo ou rosa..., e do que é! Também convém saber se consome muito óleo ou não e se, a haver algum problema, se vale a pena arranjar ou deixar andar.

Já agora.. era uma boa ideia abrires um tópico nos "diários de bordo" sobre o teu carro e com fotos. Depois aí ias mostrando as novidades e a malta ia-te aconselhando.  :t_up:
« Última modificação: 02 de Setembro, 2011, 00:44:14 por Lourenço »