Autor Tópico: motor eléctrico coluna direcção Fiat Punto 1.9 jtd 80  (Lida 6242 vezes)

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
motor eléctrico coluna direcção Fiat Punto 1.9 jtd 80
« em: 02 de Setembro, 2011, 22:53:34 »
viva a todos.
pessoal, tenho uns barulhos por identificar que vem da zona da coluna de direcção. pelo que li parece um problema cronico nos puntos. algum já teve algo semelhante e  me possa informar sobre este assunto? será da coluna ou motor eléctrico da direcção?  ou de ambos. isso é coisa para custar quanto?
obrigado.
cumprimentos

azegrokas

• Giannini

• *
  • 420

Masculino
Re: motor eléctrico coluna direcção Fiat Punto 1.9 jtd 80
« Responder #1 em: 02 de Setembro, 2011, 22:55:48 »
é tipo um rrrrrrrrrrrrrrrrr e um iiiiiiiiiiiiiiiiii ao virar?
é que tou com esses sintomas na DA...

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #2 em: 03 de Setembro, 2011, 00:55:27 »
é tipo um rrrrrrrrrrrrrrrrr e um iiiiiiiiiiiiiiiiii ao virar?
é que tou com esses sintomas na DA...
o barulho é só em andamento, tipo um bater metálico.

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #3 em: 03 de Setembro, 2011, 14:20:36 »
não é da direção, isso tambem eu pensava... é um barulho metalico em certos buracos etc? no meu caso dava ideia de ser algo solto (tipo tac tac) que vinha da zona da caixa dos fusiveis, era as borrachas da barra estabilizadora...

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #4 em: 03 de Setembro, 2011, 17:40:52 »
não é da direção, isso tambem eu pensava... é um barulho metalico em certos buracos etc? no meu caso dava ideia de ser algo solto (tipo tac tac) que vinha da zona da caixa dos fusiveis, era as borrachas da barra estabilizadora...

Viva a todos,
É exatamente isso. Que tipo de intervenção é que necessita? barra nova ou casquilhos? e quanto é que custou?
cumprimentos.

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #5 em: 03 de Setembro, 2011, 18:27:58 »
Viva a todos,
É exatamente isso. Que tipo de intervenção é que necessita? barra nova ou casquilhos? e quanto é que custou?
cumprimentos.

as borrachas custam "trocos" e basta tirar os 6 parafusos da barra estabilizadora para as mudar.. para voltar a montar a barra requer algum jeito a baixar o carro de maneira a que a pressão exercida nas rodas seja "o ponto ideal" para os parafusos da barra alinharem com os buracos..

dá para fazer só com um macaco normal mas dá mais trabalho pois temos de apontar os parafusos e só no fim apertar já que só podemos alinhar os buracos de um lado de cada vez..

demora cerca de meia hora a mudar as borrachas, são 4 no total mas até agora só as das pontas  apresentam desgaste significativo..

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #6 em: 03 de Setembro, 2011, 22:37:45 »
viva,
já me falaram também em ter que mudar toda a coluna de direcção ou o motor de direcção. quais são os sintomas se forem estes componentes? o barulho não vem só da zona da caixa de fusíveis, também aparece junto á coluna de direcção. outra coisa que também se ouve é um género de zumbido ligeiro por baixo do porta luvas e que aumenta um pouco quando carro está em andamento.Já foram vistos todos os rolamentos das rodas e está tudo ok. Foi-me dito que poderia ser dos rolamentos do alternador ou do próprio, será possível? qual a vossa opinião?
cumprimentos.

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #7 em: 03 de Setembro, 2011, 22:52:04 »
zumbido na zona do porta luvas costuma ser o cardan de dentro da transmissão, isto se aumentar com a velocidade..

sintomas para mudar a coluna de direcção é quando deixas de ter direcção assistida e nem com reparações do motor volta (ou apresenta erro de sensor na direcção) de qualquer forma ficas sem DA, facilmente notas já que fica pesadissima..

barulhos na coluna de direcção foi problema dos Gpunto onde havia um erro de apertos e alguns só com troca de coluna foram solucionados...

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #8 em: 06 de Setembro, 2011, 00:23:10 »
boas a todos,
À medida que vou andando com o Punto vou notando situações  estranhas.Uma delas tem a ver com a velocidade que vai sendo marcada no conta-quilómetros que não me parece a real, ou seja, marca por exemplo 100klh mas parece que vou a 70/80 +-.Amanha vou medir com o GPS para ver qual a diferença  que apresenta, apesar de saber que existe sempre alguma.Outra coisa tem a ver com o computador de bordo que apresenta valores de médias de 18, 19 ou 20. Alguém teve situações idênticas, ou tem alguma ideia do que possa estar a acontecer? também posso não estar a fazer a interpretação correcta do CB, mas que parece estranho, parece.
Obrigado.
Cumprimentos

pedro303

• Vignale

• *
  • 871

Masculino
« Responder #9 em: 06 de Setembro, 2011, 09:12:21 »
boas a todos,
À medida que vou andando com o Punto vou notando situações  estranhas.Uma delas tem a ver com a velocidade que vai sendo marcada no conta-quilómetros que não me parece a real, ou seja, marca por exemplo 100klh mas parece que vou a 70/80 +-.Amanha vou medir com o GPS para ver qual a diferença  que apresenta, apesar de saber que existe sempre alguma.Outra coisa tem a ver com o computador de bordo que apresenta valores de médias de 18, 19 ou 20. Alguém teve situações idênticas, ou tem alguma ideia do que possa estar a acontecer? também posso não estar a fazer a interpretação correcta do CB, mas que parece estranho, parece.
Obrigado.
Cumprimentos

Boas, a velocidade marcada é quase 10Km/h a mais que o real e isso é normal, quanto ao CB, se reparares a média que ele marca é de Km/l e não l/100Km. O que significa que quando aparece 20 estás a fazer média de 5. Tens que converter o valor, por exemplo para 20, fazes 100/20=5
FIAT UNO 45 S EVOLUTION, 1990 -

FIAT PUNTO 1.2 ELX 16V, 2001 -

FIAT PUNTO 1.3 MJET, DYNAMIC, 2003 -

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #10 em: 06 de Setembro, 2011, 22:00:34 »
zumbido na zona do porta luvas costuma ser o cardan de dentro da transmissão, isto se aumentar com a velocidade..

sintomas para mudar a coluna de direcção é quando deixas de ter direcção assistida e nem com reparações do motor volta (ou apresenta erro de sensor na direcção) de qualquer forma ficas sem DA, facilmente notas já que fica pesadissima..

barulhos na coluna de direcção foi problema dos Gpunto onde havia um erro de apertos e alguns só com troca de coluna foram solucionados...

boas,
tinha referido o zumbido na zona do porta luvas e hoje fui na uma oficina e o mecânico diz que pode ser os rolamentos do alternador ou a polia da cambota, uma vez que o barulho continua a ouvir-se sem ser em andamento. qual a vossa opinião?
cumprimentos.

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #11 em: 07 de Setembro, 2011, 12:05:57 »
boas,
tinha referido o zumbido na zona do porta luvas e hoje fui na uma oficina e o mecânico diz que pode ser os rolamentos do alternador ou a polia da cambota, uma vez que o barulho continua a ouvir-se sem ser em andamento. qual a vossa opinião?
cumprimentos.

nestes casos só quem está com o carro é que sabe mas se mantem com o carro parado e não é correias/vibração é possivel..

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #12 em: 08 de Setembro, 2011, 01:06:33 »
Boas, a velocidade marcada é quase 10Km/h a mais que o real e isso é normal, quanto ao CB, se reparares a média que ele marca é de Km/l e não l/100Km. O que significa que quando aparece 20 estás a fazer média de 5. Tens que converter o valor, por exemplo para 20, fazes 100/20=5

Boas,
obrigado pela ajuda.
cumprimentos.

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #13 em: 12 de Setembro, 2011, 23:26:11 »
boas a todos.
Hoje fui com o Punto JTD a uma oficina onde trabalha um mecânico ex. fiat que conheço. Falei -lhe sobre os barulhos da coluna de direcção e ele andou com o carro e disse-me que tem que tirar a coluna fora e desactivar o air bag para colocar uns casquilhos que se estragaram e que demora cerca de duas horas. Alguém já teve algo idêntico com algum Punto e me possa dizer que casquilhos são esses e qual o preço?
Agradeço a ajuda.
Cumprimentos.

azegrokas

• Giannini

• *
  • 420

Masculino
« Responder #14 em: 02 de Outubro, 2011, 04:15:12 »
No meu caso tá resolvido,era o oleo da dita DA,descobri logo o problema,não sabia que era isso porque,não sou eu que ando com o carro.tá silencioso outra vez,que mimo