Autor Tópico: motor direcção assistida punto 1.9 jtd  (Lida 3703 vezes)

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
motor direcção assistida punto 1.9 jtd
« em: 30 de Setembro, 2011, 21:17:06 »
viva ao forum.
Hoje tive o meu primeiro "contacto" com a luz do volante vermelho a ligar-ser no quadrante e a direcção a ficar pesada.Isto aconteceu quando fazia marcha-trás e virei o volante para a esquerda.Entretanto comprei na Fiat um kit servo-direcção que será montado na próxima semana, pois o casquilho que está dentro do próprio motor estragou-se e o veio faz muito barulho quando passo em piso irregular, como se algo estivesse solto.Apesar desta operação, provavelmente se o motor estiver a dar as ultimas não vai resolver nada.Entretanto tenho pesquisado aqui e noutros fóruns situação idêntica e na maioria das vezes o motor teve que ser substituído mas noutras apenas foram alterados os rales( penso ser isto). Alguém me pode esclarecer tecnicamente correcto que tipo de operação o motor tem que levar, e quanto custa isto tudo? sobre o motor propriamente dito já vi preços entre os 300€ e os 800€ novos.E recondicionados, também é possível?
Desculpem o testamento.Caso saibam alguma casa ou mecânico pela zona de coimbra que faça isso, agradeço informação.
Obrigado.
Cumprimentos.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Re: motor direcção assistida punto 1.9 jtd
« Responder #1 em: 03 de Outubro, 2011, 13:58:27 »
Também existe a possibilidade de ser as soldas, podes começar por ai, sempre é mais em conta, se continuar vê as outras opções. Com um ferro de soldar verifica todas as soldas da direcção, não vou adiantar mais porque nunca fiz isso.

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #2 em: 03 de Outubro, 2011, 14:32:51 »
acho que já temos alguns topicos sobre o assunto, como já foi dito pelo colega Tiffosi as soldaduras são a coisa mais barata de fazer e o melhor ponto por onde começar.. se só falha de longe em longe é muito provavel ser as soldaduras, os relays tem tendencia em falhar muitas vezes seguidas e chega a um ponto que não trabalha mesmo..

as falha dos sensores é definitiva, deixa de trabalhar mesmo ou falha sempre que se vira.. sensores não tem reparação e só mesmo a troca de coluna..

tambem ando com o tracalhar na direção (piso irregular ou travar a fundo) mas ainda não fui ver preços dos casquilhos nem o que implica a substituição..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #3 em: 05 de Outubro, 2011, 02:03:08 »
boas ao forum,
hoje o punto foi à oficina levar o casquilho que fica dentro do motor de direcção assistida.Pensando que o problema dos barulhos estava resolvido. quando pego novamente no carro e começo a andar...barulhos junto à coluna de direcção outra vez :angry:! questiono o mecânico  se não haverá mais nenhum tipo de casquilho, ou algo similar por dentro da CD, ele reponde que não, mas que esses barulhos podem ser os "Cardans" de transmissão, e que terá que levar a barra completa que tem esse "cardans" nas pontas! Alguém já teve alguma situação similar e me possa explicar o que se passa na realidade?
Obrigado.
Cumprimentos.

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #4 em: 05 de Outubro, 2011, 15:32:56 »
boas ao forum,
hoje o punto foi à oficina levar o casquilho que fica dentro do motor de direcção assistida.Pensando que o problema dos barulhos estava resolvido. quando pego novamente no carro e começo a andar...barulhos junto à coluna de direcção outra vez :angry:! questiono o mecânico  se não haverá mais nenhum tipo de casquilho, ou algo similar por dentro da CD, ele reponde que não, mas que esses barulhos podem ser os "Cardans" de transmissão, e que terá que levar a barra completa que tem esse "cardans" nas pontas! Alguém já teve alguma situação similar e me possa explicar o que se passa na realidade?
Obrigado.
Cumprimentos.

não é os cardans.... a minha dificuldade em diagnosticar o problema é devido a não o conseguir replicar com o carro parado.. se fosse casquilhos dava para replicar o barulho nos testes de suspenção da IPO o que não acontece..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #5 em: 05 de Outubro, 2011, 16:26:45 »
não é os cardans.... a minha dificuldade em diagnosticar o problema é devido a não o conseguir replicar com o carro parado.. se fosse casquilhos dava para replicar o barulho nos testes de suspenção da IPO o que não acontece..

boas,

Então o que poderá ser? algum parafuso solto? retiramos a forra da coluna e estava tudo bem apertado.O casquilho novo que levou fica dentro do motor de direção assistida, mas o veio prolonga-se por dentro da coluna.Não terá também outro casquilho na outra extremidade? tenho estado a pesquisar no  eper.Dá uma vista de olhos.
cumprimentos.

http://eper.fiatforum.com/eper/navi?COUNTRY=024&GRP_COD=412&SBMK=F&DRIVE=D&SGS_COD=0&MAKE=F&COMM_MODEL=FPUN&CAT_COD=1P&MOD_COD=188&SGRP_COD=1&ALL_FIG=0&LANGUAGE=5&NEW_HTTP=TRUE&PREVIOUS_KEY=SUBGROUP&ALL_LIST_PART=0&SB_CODE=-1&KEY=PARTDRAWDATA&PRINT_MODE=0&EPER_CAT=SP&WINDOW_ID=1&GUI_LANG=5

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #6 em: 06 de Outubro, 2011, 16:56:55 »
Conforme dizes aparentemente está tudo bem. O ruído desaparece com massa consistente. Tiras a colona enche de massa e colocar outra vez.

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #7 em: 15 de Maio, 2012, 23:06:37 »
boa noite,
desculpem desenterrar este tópico.Hoje estive na oficina por causa do barulho na zona da coluna de direcção e foi-me dito pelo mecânico que vinha da cruzeta da coluna. Alguém sabe o que é isto?

cumprimentos.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #8 em: 15 de Maio, 2012, 23:49:41 »
Por cruzeta ele deve querer dizer cardan, talvez...

Pode só precisar de ser lubrificado ou apertado.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #9 em: 16 de Maio, 2012, 00:00:57 »
Por cruzeta ele deve querer dizer cardan, talvez...

Pode só precisar de ser lubrificado ou apertado.

boa noite,

penso ser exactamente isso..cardan.Pelos vistos vende-se em separado de resto da coluna, apesar de na fiat quererem vender a coluna completa......onde posso comprar? esses sites são brasileiros.

cumprimentos.
« Última modificação: 16 de Maio, 2012, 00:10:14 por eskimojtd115 »

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #10 em: 16 de Maio, 2012, 15:46:39 »
No ePer mostra a colona completa do Lancia Lybra jtd 115, essas imagens podem ser só demonstrativas do cardan.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #11 em: 16 de Maio, 2012, 16:09:14 »
Hoje estive na oficina por causa do barulho na zona da coluna de direcção e foi-me dito pelo mecânico que vinha da cruzeta da coluna. Alguém sabe o que é isto?

penso ser exactamente isso..cardan.Pelos vistos vende-se em separado de resto da coluna, apesar de na fiat quererem vender a coluna completa......onde posso comprar? esses sites são brasileiros.

Respondi à tua questão, ilustrando com fotos...

Não quer dizer que a peça seja exactamente essa ou que se venda assim.

Começa por lhes aplicar massa consistente e por verificar os apertos, se tiverem essa possibilidade!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0