Autor Tópico: Óleo para o meu Linea Multijet !  (Lida 8871 vezes)

mpowarmaister

• Recem chegado

• *
  • 7
Óleo para o meu Linea Multijet !
« em: 17 de Outubro, 2011, 17:38:23 »
Boas malta boa tarde tenho de ir comprar óleo para a minha maquina e gostava de saber as opiniões , tive a ver este óleo ( http://www.texoleo.com/OPEL-Dexos-2-5W30-5Lt ) que dizem ser indicado para os multijet , será bom ? DEpois gostava de saber se é recomendado meter óleo 10w40 nesse motor ? E por fim gostava de saber se entre o óleo que mencionei a pouco e o castrol edge td 5w40 qual o que aconselham ? Obrigado e um bem haja para todos .

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Re: Óleo para o meu Linea Multijet !
« Responder #1 em: 17 de Outubro, 2011, 19:00:52 »
Todas as marcas conceituadas têm bons óleos, só tens de saber se o teu Linea tem filtro de partículas ou não.

Sem filtro de partículas

SELENIA WR
SAE 5W-40
Contractual Technical Reference N° F515.D06

Outros fabricantes de óleo:

Lubrificante sintético com graduação SAE 5W-40
ACEA B3/B4
API CF
Qualificação FIAT 9.55535-N2

Com filtro de partículas

SELENIA WR P.E.
SAE 5W-30
Contractual Technical Reference N° F510.D07

Outros fabricantes de óleo:

Lubrificante totalmente sintético com graduação SAE 5W-30
ACEA C2
Qualificação FIAT 9.55535-S1

Para teres a certeza consulta o Manual de Uso e Manutenção do teu Linea.

Não tenho opinião formada sobre outras marcas, pois só uso Selènia

Pelas especificações indicadas, o óleo OPEL Dexos 2 5W30, serve para o Linea sem filtro de partículas  :t_up:
« Última modificação: 17 de Outubro, 2011, 19:52:27 por Tiffosi »

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #2 em: 17 de Outubro, 2011, 19:19:01 »
Ficou por responder.

Pelas especificações indicadas o óleo Castrol Edge Sport 5W-40, serve para o Linea sem filtro de partículas 

Especificações:
API SM/CF
ACEA A3/B3
A3/B4

Pelas especificações indicadas o óleo Castrol Edge Sport 0W-40, serve para o Linea com filtro de partículas 

Especificações:
ACEA B3
C2
C3
API SM/CF

Óleo 10w40 é muito grosso, não proporciona protecção nos arranques a frio nesse motor

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #3 em: 17 de Outubro, 2011, 23:12:12 »
Ficou por responder.

Pelas especificações indicadas o óleo Castrol Edge Sport 5W-40, serve para o Linea sem filtro de partículas 

Especificações:
API SM/CF
ACEA A3/B3
A3/B4

O meu Punto agora anda com esta mistela lá dentro. Consegui um preço muito bom por uma lata de 5L e decidi fazer a experiência.

Até agora... hum.. nada a registar.  :D

Daqui a 13 000mkm falamos. ;)

O óleo selénia pode ser muito bom e disso não tenho qualquer dúvida, mas o preço comparado com outras alternativas pode duplicar ou triplicar.. o que é significativo.

Também me foi recomendado o BP Visco 7000 que se consegue encontrar nas grandes superfícies a cerca de 30€ os 4L.
small sports car...

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #4 em: 17 de Outubro, 2011, 23:15:41 »
small sports car...

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #5 em: 18 de Outubro, 2011, 12:18:56 »
Visco 7000 só o Sport;

eu arranjo a metado do preço na BP do Areeiro

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #6 em: 18 de Outubro, 2011, 12:30:33 »
Eu vejo as coisas deste prisma. Fazemos em média entre 15 a 25 mil quilometros por ano...

Se cumprirmos com os prazos de manutenção dará uma mudança de óleo anual ou muito perto disso... Entre gastar 30€ ou gastar 80€ anualmente, há uma diferença de 0,13€ (treze centimos) por dia...

Vou andar-me a preocupar em poupar 0,13€ diários precisamente num dos elementos vitais para a saúde do motor!?

Não digo com isto que os outros óleos não sejam bons e eficazes! Apenas quero dizer que prefiro não pensar no assunto e simplesmente colocar aquilo que o fabricante recomenda...

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #7 em: 18 de Outubro, 2011, 14:05:27 »
Eu vejo as coisas deste prisma. Fazemos em média entre 15 a 25 mil quilometros por ano...

Se cumprirmos com os prazos de manutenção dará uma mudança de óleo anual ou muito perto disso... Entre gastar 30€ ou gastar 80€ anualmente, há uma diferença de 0,13€ (treze centimos) por dia...

Vou andar-me a preocupar em poupar 0,13€ diários precisamente num dos elementos vitais para a saúde do motor!?

Não digo com isto que os outros óleos não sejam bons e eficazes! Apenas quero dizer que prefiro não pensar no assunto e simplesmente colocar aquilo que o fabricante recomenda...

Sr. Artur, até que enfim!!! Uma coisa em que concordo consigo.  :deal:
Não se pode poupar na saúde das nossas máquinas. Material bom pode ser carro mas também poupa.
Seguindo o tema "Óleo", dou o meu caso (no HGT). De início, a Fiat recomendava o Selènia 20 K e, a certa altura, mudou a recomendação para Selènia Racing. O preço subiu exponencionalmente e doi na carteira, mas...    O motor funciona melhor, principalmente em baixas, o consumo baixou e até o ruído diminuiu. Sinto uma maior protecção, maior satisfação e a tranquilidade de seguir a recomendação da marca. Isto faz esquecer o preço inicial.

Outra coisa em que não "choro" os cêntimos é na gasolina. Uso aquela com a qual o carro se dá melhor, independentemente do preço. Tive e usei, tenho e não uso, desconto na Repsol mas cheguei à conclusão que não valia a pena, pois o motor não rendia e consumia mais, com esta gasolina. Uso, de preferência, BP e em segundo lugar, Galp.  Outros motores terâo outras preferências

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
« Responder #8 em: 18 de Outubro, 2011, 14:35:16 »
a gasolina repsol faz gastar mais?
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #9 em: 18 de Outubro, 2011, 14:52:12 »
Sr. Artur, até que enfim!!! Uma coisa em que concordo consigo.  :deal:
Não se pode poupar na saúde das nossas máquinas. Material bom pode ser carro mas também poupa.
Seguindo o tema "Óleo", dou o meu caso (no HGT). De início, a Fiat recomendava o Selènia 20 K e, a certa altura, mudou a recomendação para Selènia Racing. O preço subiu exponencionalmente e doi na carteira, mas...    O motor funciona melhor, principalmente em baixas, o consumo baixou e até o ruído diminuiu. Sinto uma maior protecção, maior satisfação e a tranquilidade de seguir a recomendação da marca. Isto faz esquecer o preço inicial.

Outra coisa em que não "choro" os cêntimos é na gasolina. Uso aquela com a qual o carro se dá melhor, independentemente do preço. Tive e usei, tenho e não uso, desconto na Repsol mas cheguei à conclusão que não valia a pena, pois o motor não rendia e consumia mais, com esta gasolina. Uso, de preferência, BP e em segundo lugar, Galp.  Outros motores terâo outras preferências

Um bom óleo sem dúvida que é importante, mas não estamos a falar em descer de gama de óleo.

Um bom óleo da Selénia é equivalente a um bom óleo de outra marca reputada. Não existem grandes diferentes, ainda para mais hoje em dia existem especificações que garantem isso mesmo.

Depois o óleo Selénia é muito mais caro que o óleo utilizado por outras marcas no mesmo motor... serão assim tão diferentes?

Eu gosto do Selénia sem dúvida, mas ao usar outro óleo com as mesmas especificações consigo reduzir a factura do óleo em cerca de 60%.
small sports car...

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #10 em: 18 de Outubro, 2011, 14:53:34 »
Visco 7000 só o Sport;

eu arranjo a metado do preço na BP do Areeiro

Escapou-se ali o Sport.  :SaiyanSmilie_anim:
small sports car...

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #11 em: 18 de Outubro, 2011, 15:03:38 »

Se encontrasses um seguro automóvel exactamente igual, mas que custasse menos 50€/ano não mudavas?

small sports car...

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #12 em: 18 de Outubro, 2011, 15:17:20 »
Se encontrasses um seguro automóvel exactamente igual, mas que custasse menos 50€/ano não mudavas?

Se eu mudar de seguro e o carro tiver algum problema mecânico, não me vou sentir culpado porque não há relação directa!

Se mudar de óleo e esse mesmo problema acontecer, vou sempre ficar com uma "sensação esquisita"...  :P

Mas ok... Eu compreendo o teu raciocínio!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #13 em: 18 de Outubro, 2011, 15:30:40 »
Se eu mudar de seguro e o carro tiver algum problema mecânico, não me vou sentir culpado porque não há relação directa!

Se mudar de óleo e esse mesmo problema acontecer, vou sempre ficar com uma "sensação esquisita"...  :P

Mas ok... Eu compreendo o teu raciocínio!

;)

Eu percebo o porque de Selénia. Cá em casa já tivemos muitos carros (alguns com bastantes km) e sempre a usar Selénia sem qualquer problema grave de motor.

Por exemplo este Motul até tem a norma FIAT (foi o primeiro óleo não FIAT que vi com uma norma FIAT)

O importante é garantir que as mudas são feitas a tempo e horas, que o filtro é sempre mudado e que se usa um bom óleo que cumpra as especificações.  :)
small sports car...

mpowarmaister

• Recem chegado

• *
  • 7
« Responder #14 em: 18 de Outubro, 2011, 15:37:58 »
Bem obrigado pelas ideias e eu não opto pelo selénia mesmo pelo preço o orçamento em casa anda apertado vem ai o casamento e há que poupar  :D mas agradeço as opiniões e já agora alguem me sabe dizer como posso ver se o meu Linea tem ou não filtro de partículas ? obrigado :fiatistas: