Autor Tópico: Fiat Punto 75 ELX - 1994  (Lida 22226 vezes)

RKD

• Piccolo

• *
  • 20
Fiat Punto 75 ELX - 1994
« em: 15 de Novembro, 2011, 12:53:56 »
Já feita a apresentação, decidi começar um tópico onde vou expor tudo o que sei e as duvidas que tenho acerca do meu carro, conto com a a ajuda de muitos utilizadores daqui do Fiatistas.

O carro foi adquirido a 20/01/2011, por 950€, foi uma altura que era extremamente necessário e teve de ser.
Veio com 68000 Km, sem grandes modificações, aliás, a nivel de mecânica não foram feitas nenhumas.
Deixo aqui uma foto de como está actualmente.

Posso dizer que no 1º mes, gastei cerca de o valor identico ao qual dei por ele em mecânica e no essencial, foi muito mas como estava era para acabar com a vida dele.

Agora não tenho acesso aos documentos, mas assim que possivel posto a lista completa de material e reparações que o carro levou desde que está comigo.
E apesar de ter acesso a outros carros é este que eu gosto de usar, e dado o que já investi nele, vai ser o que vou usar até dar o berro.

Sempre teve um problema, a luz dos injectores acende como em muitos casos, e dependendo das vezes o carro parece que entope, para dar a volta a isto levo-o uma vez por semana aos 180 Km/h e parece que vai melhorando, levou correias, embraiagem, velas, e uma sonda lambda em 2ª mão, visto que na maquina da fiat só me disseram o que eu já sabia (as possiveis causas, no total 5), já vi em alguns forum casos semelhantes, muitos com soluções baratas, e quando tiver a lista de material usado, ponho de parte o que falta fazer.

No inicio do passado mes de Setembro, estava a subir uma autoestrada inclinada, e ouço o motor a puxar mais do que o normal, eu costumava andar naquela ocasião por volta das 2000rpm, e reparo que esta nas 4200rmp apesar de o carro nao estar a puxar mais, disseram-me que poderia ser da embraiagem, mas como levou uma nova fiquei desconfiado, até porque com o preço da gasolina hoje em dia, só uma vez por semana é que puxo mais por ele.

Quanto à mecânica falta-me só trocar os amortecedores traseiros e ver isso de 'entopir', e duas fugas de oleo do motor, a da direita é recente.

Lado esquerdo do motor:

Lado direito do motor:

E aqui vai mais uma foto:

Até ao fim do ano estava a pensar em resolver esses problemas, porque o que quero deste carro para alem de andar, é que seja seguro e estavel, no futuro, caso esta fase seja conseguida, passo então para o resto, mas nada assim de outro mundo, substituir o vidro da frente que está 'gasto', e umas peças que faltam que são facilmente adquiridas.

Levou um pequeno rádio com USB e cartões de memória, umas colunas decentes, uma limpeza a fundo e uns tapetes de borracha e uma capa para o volante, tenho uma manete das modanças do vw golf que estou a pensar em trocar, tem aquele estilo simples mas bonito.

Tirando isto, apesar de ja ter umas jantes difrentes, queria trocar por umas maiores e mais largas, mas tambem não é para já.
Mais logo posto uma foto editada por mim de como gostaria de ver o exterior.

Em suma, o que pretendo com este tópico é ler as vossas sugestões, os passos que devo fazer tendo em conta a melhorar a performance e reduzir o consumo.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat Punto 75 ELX - 1994
« Responder #1 em: 15 de Novembro, 2011, 13:04:55 »
Essas fugas de óleo resolves com 20euros...

Isso é a junta da tampa das válvulas! É crónico nesses motores!

Compras uma junta nova, na Fiat, e uma bisnaga de silicone de alta temperatura. O procedimento é fácil e foi já diversas vezes descrito aqui no forum.

Quando o fizeres, muda também o o-ring do suporte das bobines (0,90€) e ficas descansado quanto a perdas de óleo!

Boa sorte com a máquina!

És de onde?

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
« Responder #2 em: 15 de Novembro, 2011, 13:15:41 »
olha um mano do meu  :d_grin: cor e tudo, também era um mal tratado  :smash:

bota ai fotos dos interiores
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

RKD

• Piccolo

• *
  • 20
« Responder #3 em: 15 de Novembro, 2011, 13:33:40 »
Sou de Rio de Mouro, perto de Sintra.

Já tive umas capas nos bancos mas o pacote custou 17€ no LIDL e devem ser descartáveis porque duraram 3 meses e começaram a ficar rasgadas e fartei-me.

As colunas foram oferecidas e como tenho material fui eu que as instalei e o radio tambem, como estou na escola e o meu telemovel tem 2.0Mp vão aqui algumas fotos não com grande qualidade mas da para perceber.

Quando chegar ao trabalho envio a foto que eu editei de como gostava de ver o carro, uma pintura em tons de cinzento um bocado mais claro que este, e vidros mais escuros, não digo fumados, mas com aquelas películas que escurecem os vidros e reduz a intencidade dos raios solares.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #4 em: 15 de Novembro, 2011, 13:40:13 »
Sou de Rio de Mouro, perto de Sintra.

Oh pah!

Eu vivo no Cacém, perto da Vesauto, e trabalho em Rio de Mouro...  :P 

Se precisares de alguma coisa, dispõe!   :t_up:

RKD

• Piccolo

• *
  • 20
« Responder #5 em: 15 de Novembro, 2011, 13:42:06 »
Obrigado, já agora, tenho visto um Fiat Punto 55 - 6 speed, essa caixa é compativel com este modelo ?

E outra duvida era quanto ao tamanho maximo das jantes que este pode levar.

Quando comprei vinha só com uma chave e o botão de abrir as portas ja não estva presente na chave, sai muito caro arranjar isso ?

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #6 em: 15 de Novembro, 2011, 13:57:38 »
Obrigado, já agora, tenho visto um Fiat Punto 55 - 6 speed, essa caixa é compativel com este modelo ?

E outra duvida era quanto ao tamanho maximo das jantes que este pode levar.

Quando comprei vinha só com uma chave e o botão de abrir as portas ja não estva presente na chave, sai muito caro arranjar isso ?

1- A caixa é compatível! O que vai acontecer é que poderás ter alguns ganhos em reprise, visto que vais ter "mudanças" mais curtas, mas vais concerteza perder velocidade de ponta...

2- Para esse carro, na minha opinião, jante 14'' é o ideal!

3- Tenta na Fiat... Há modelos em que vendem só o botão... Ou só a "carcaça" da chave... Outros tem de ser a chave inteira! O melhor é perguntares directamente a eles!

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #7 em: 15 de Novembro, 2011, 14:07:50 »
eu não costumo por cola de juntas na junta da tampa de válvulas, limpo tudo bem limpo, e meto junta nova
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #8 em: 15 de Novembro, 2011, 14:13:06 »
eu não costumo por cola de juntas na junta da tampa de válvulas, limpo tudo bem limpo, e meto junta nova

Tudo bem limpo, claro! Depois só um fiozinho... E nos topos da cabeça, onde faz aquela "onda", um toque em cada canto!

Não faz mal e é garantia de estanquecidade durante mais uns tempos!

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #9 em: 15 de Novembro, 2011, 14:31:25 »
sim... mal não faz... depois ha um outro truque... que é facear um pouco os batentes da tampa se for caso disso!

RKD

• Piccolo

• *
  • 20
« Responder #10 em: 15 de Novembro, 2011, 16:04:45 »
Obrigado, já estive a ver alguns tópicos das fugas de óleo.

Como disse antes, aqui vão as imagens de como gostava que fosse:

nunocspinto

• Vignale

• *
  • 1132

Masculino
« Responder #11 em: 15 de Novembro, 2011, 16:26:25 »
Boa ideia! Só não sei se consegues homologar esse tamanho de jantes... Mas as que tens lá são bem giras!

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #12 em: 15 de Novembro, 2011, 16:39:18 »
Boa ideia! Só não sei se consegues homologar esse tamanho de jantes... Mas as que tens lá são bem giras!

eh pah jantes triangulares nem quando foram moda eram "bem" giras :P

RKD

• Piccolo

• *
  • 20
« Responder #13 em: 15 de Novembro, 2011, 16:50:25 »
Não é que desgoste, mas como quero uns pneus mais aderentes, maiores e largos, vou ter de mudar de jantes, gosto particularmente das novas da fiat, dão um ar moderno e não muito de tunning, por exemplo as da abarth já não gostava muito de ver aqui.

Quanto à caixa de 6 velocidades, para isso acontecer, para alem da caixa o que é que ia ser preciso mudar ? Isto mais porque em autoestrada aos 120 já chega as 3500rpm, acho que compensa mais ter isto, a caixa vai ter de ser mudada, no inicio de janeiro, por isso é que estou interessado em saber as vantagens/desvantagens

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #14 em: 15 de Novembro, 2011, 17:22:37 »
pneu maior não é necessáriamente mais "aderente"