Autor Tópico: fiat multipla- come correias do alternador ao pequeno almoço  (Lida 3047 vezes)

demarco

• Novato

• *
  • 17
    • http://
fiat multipla- come correias do alternador ao pequeno almoço
« em: 17 de Novembro, 2011, 22:14:14 »
pessoal, estou de volta com mais um problema misterioso na multipla
o carrito tem andado bastante, sem grandes problemas de mecânica, recentemente levou amortecedores na frente, triângulo, rolamento direcção e apoios, ja andava a bater mto no chão e já fazia barulhos a mais.
o problema agora é com a correia do alternador, ou melhor... correias, pois já perdi a conta as que ja substitui, tal como tensores
as correias pura e simplesmente começam a desfazer, começam a perder pistas e a desfazer pela parte de fora. ja verifiquei se existe algo a roçar na correia mas não existe nada.
por vezes a correia perde uma ou duas pistas, ficando com 2 pistas livres na polia da cambota (no lado de fora), bomba hidraulica e ac, no entanto por vezes no alternador fica só uma, dá impressão que ela deve começar a saltar ali.
quando comprei o carro as protecções plasticas inferiores do compartimento do motor já não estavam montadas, ao que parece os mecanicos acham que não fazem falta, até este inverno parecia que não faziam mesmo, no entanto julgo que 2 das correias tombadas em combate sucumbiram devido a detritos atirados pela roda, pois ficou algo incrustado no rolete do tensor, no entanto  com estas ultimas não parece ter sido esse o problema.
alguns dos tensores que ja troquei mostravam um "empeno" anormal na caixa, o que poderá levar a que o rolete do tensor esteja a forçar a correia a tentar sair das pistas do alternador.
outra possibilidade que me ocorreu é da polie do alternador, que foi trocada a algum tempo devido á embraiagem ter avariado nao estar alinhada com o resto das polias, e estar a "comer" meia pista.
já alguem teve petiscos destes com o jtd? ao certo o que poderá estar a lixar correias atrás de correias?
esta semana ja foram 3, não sei mais que fazer.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Re: fiat multipla- come correias do alternador ao pequeno almoço
« Responder #1 em: 17 de Novembro, 2011, 22:20:35 »
duas coisas:

1 polie está com uma falha e faz o efeito de navalha, ou

uma ds poles está torta e embrulha isso, ou seja não estão a direito e vai tudo torto

TOZEVE

• Giannini

• *
  • 446

Masculino
    • TOZEVE
« Responder #2 em: 18 de Novembro, 2011, 07:07:52 »
duas coisas:

1 polie está com uma falha e faz o efeito de navalha, ou

uma ds poles está torta e embrulha isso, ou seja não estão a direito e vai tudo torto

Ou se tiveres um rolamento gripado pode agarrar e partir correias...
Ou desalinhamento de uma das polis

Verifica poli da cambota já tive algumas que a borracha do meio saiu e a poli ficou empenada.
Obrigado

Toze

nobre4

• Piccolo

• *
  • 74
« Responder #3 em: 18 de Novembro, 2011, 16:36:39 »
pessoal, estou de volta com mais um problema misterioso na multipla
o carrito tem andado bastante, sem grandes problemas de mecânica, recentemente levou rolamento direcção e apoios,

Viva,

Desculpe não o poder ajudar no seu problema, desconheço o motivo, mas pergunto sobre as peças que aplicou "rolamento de direcção e apoios". Pode explicar do que se trata??

demarco

• Novato

• *
  • 17
« Responder #4 em: 18 de Novembro, 2011, 17:49:53 »
os "rolamentos" a que me refiro são uns que ficam no topo dos amortecedores, que permite a rotação do amortecedor, possivelmente não é bem um rolamento comum, acho que é especifico do multipla, no brava/bravo e marea são diferentes.
 o apoio é a peça no topo de todo esse conjunto, é uma peça metalica com borracha onde se aperta o amortecedor
no caso do meu tanto uns como outros apresentavam já bastante desgaste e foram trocados, juntamente com os amortecedores e os tirantes da barra estabilizadora
o problema da correia nada tem a ver com esses elementos
a poli da cambota não tem problema, a borracha está intacta e não tem indicios de defeito nas pistas
as outras polis tambem não apresentam sinais de defeito, e tudo roda sem prisão
a minha suspeita recai mesmo para a poli do alternador, que foi trocada devido a avaria na embraiagem, pode ter havido algum engano ou má montagem e esta ter ficado desalinhada em relação ás outras

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #5 em: 18 de Novembro, 2011, 18:57:16 »
na embraiagem? alternador?...????? a unica coisa com poli que tem embraiagem é o compressor do AC
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

zukastilo

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
« Responder #6 em: 18 de Novembro, 2011, 23:17:20 »
na embraiagem? alternador?...????? a unica coisa com poli que tem embraiagem é o compressor do AC
é comum isso acontecer quando a poli do alternador perde o efeito "roquete", passo a explicar, as polis dos alternadores, principalmente dos motores diesel, tem um sistema que consiste em ao girar o motor a poli faz girar o alternador, mas no sentido contrario a poli gira sozinha, nao gira o alternador. pra que serve? serve para absorver os "esticoes" do motor, para que nao recaiam sobre o tensor, nem sobre o próprio alternador. uma vez que dizes que essa poli ja foi mudada, é analizar se as correias começam a deteriorar sempre no mesmo lado, e analizar as guias das polis. uma vez, num C270 CDI, que ja tinha levado 4 correias em 300km, encontrei uma "mordidela", aparentemente feita por um alicate de pressao, que usaram pra segurar a poli, para a desapertar, tudo por falta da ferramenta apropriada. diria eu que tens aí um problema que tem que ser visto mesmo com "olhos de ver".
boa sorte
abraço

PS: se tiver dito alguma asneira, corrijam-me sff  :t_up:

nobre4

• Piccolo

• *
  • 74
« Responder #7 em: 19 de Novembro, 2011, 19:20:04 »
os "rolamentos" a que me refiro são uns que ficam no topo dos amortecedores, que permite a rotação do amortecedor, possivelmente não é bem um rolamento comum, acho que é especifico do multipla, no brava/bravo e marea são diferentes.
 o apoio é a peça no topo de todo esse conjunto, é uma peça metalica com borracha onde se aperta o amortecedor

Viva,

Agradeço a explicação.  :palmas:

É isso mesmo que vou trocar no meu UNO TD, pois ele tem um consumo exagerado nos pneus pelo lado de dentro e antes de colocar novos, vou fazer a troca.

demarco

• Novato

• *
  • 17
« Responder #8 em: 19 de Novembro, 2011, 21:21:00 »

é o que chamam aquela peça, tanto na oficina onde a trocaram, como na loja onde foi comprada bem como na própria fiat,  se lhe chamam outra coisa não sei, sempre ouvi chamarem de poli com embraiagem, tambem não sei porquê
quanto ao problema da correias, julgo que o rabo do gato começa a aparecer, ao que parece tenho andado a meter correias um bocadinho grandes, que embora sejam as dadas pelos catalogos para aquele modelo a verdade é que a unica correia que funcionou bem foi a que entrou mais apertada, logo mais curta, e segundo info sacada da net os fabricantes a determinada altura terão normalizado os varios tipos de correias que tinham para apenas meia duzia de medidas, ou seja, medidas muito proximas (diferenças de alguns milimetros) passaram a ser substituidas apenas por uma, possivelmente o maior, e isto parece ter sido feito mesmo por instruções da própria fiat.
parece duvidoso que alguns milimetros a mais possam fazer diferença, na maior parte dos modelos poderá não fazer, no multipla faz.
com estas correias ligeiramente maiores o tensor continua a fazer força, mas não a suficiente e aparentemente "salta" mais provocando um desgaste prematuro no proprio tensor, as correias não chegam a tanto pois rapidamente dão em saltar das pistas e a ficarem destruidas em pouco tempo.
isto ainda é uma suspeita, a info foi só a sacada na net, dada por um fabricante de correias, a unica coisa que tenho como certa é que a correia que aguentou mais tempo e acabou destruida por "lixo" atirado pela roda num dia de muita chuva foi precisamente a que entrou mais apertada.
para a semana vou passar pela fiat para ver que correias tem disponiveis, se as normalizadas se as outras apropriadas, pois as que tenho colocado tem sido da "concorrencia"
outra info que tirei da net, e que poderá ajudar quem tem os jtd, ao que parece tem acontecido muitos casos (os ingleses queixam-se bastante disso) de pessoal que acaba com o motor lixado depois de se partir a correia do alternador, ao que parece por vezes bocados da correia acabam por entrar em contacto com o carreto da cambota ficando entalados entre o carreto e a correia de distribuição, levando o motor a ficar "descomandado"
segundo a fiat em caso de quebra da correia do alternador deve-se parar de imediato o carro e nao o colocar a trabalhar sem termos verificado se não tem residuos de borracha na distribuição, algo que deve ser meio dificil de fazer a meio do caminho de algum sitio sem chamar um reboque.
com a quantidade de correias que o meu ja partiu, até estou admirado em como ele está inteiro, ou na volta são os ingleses é que são picuinhas.
vou ver se consigo confirmação para as minhas suspeitas sobre as correias, e ver se consigo correia com a medida certa, caso contrario a solução poderá passar por um espaçador no AC para esticar um pouco mais estas correias.
vamos ver no que dá.
« Última modificação: 19 de Novembro, 2011, 22:28:56 por demarco »