Autor Tópico: Problema Motor Lancia Dedra Turbo Diesel  (Lida 3375 vezes)

LuisWRX

• Recem chegado

• *
  • 9
Problema Motor Lancia Dedra Turbo Diesel
« em: 20 de Novembro, 2011, 22:16:12 »
Boas Pessoal

Tenho um lancia dedra de 1998 comprada dia 15 deste mês.

Este carro de manha tem soluçado um bocado e deita-me um fumo azulado enquanto frio, se acelerar um pouco já não deita nada, após alguns minutos no relentim deixa de fazer fumo. Mas acelerando em andamento enquanto não aquece vai deitando um pouco de fumito azulado .....

Hoje fiquei muito assustado quando o meti a trabalhar de manha e depois de alguns minutos a trabalhar segui viagem e durante muito tempo na temperatura normal, abaixo dos 90º acelerava e mandava uma bufarada de fumo azul..... após umas boas acelaradelas e uns 25km já não fazia nada disso.

Ora eu curioso fui ver o tubo de respiro do motor, qual o meu espanto quando vejo aquilo a mandar um vapor bué grande, fumo azul não era.... (o carro estava na temperatura normal depois da viagem)... Tiro a vareta do óleo e vejo o tal "vapor/fumo" a sair  junto com uns salpicos de óleo...

Verefiquei o motor a frio e não mandava quase vapor nenhum e óleo nem vi a salpicar.

É de salientar que o carro tem muita força mesmo, ouve-se e sente-se muito bem o turbo a entrar, consumos de oleo ainda não sei, porque só o mudei na quinta-feira, meti AGIP 15W40 qualquer coisa TDi.

O carro pega lindamente em frio, 2/3 Voltas ao motor e tá a rolar... até com uma bateria a gasolina o bicho pega.

Estou um pouco assustado porque já tive um problema numa passat de 1993 1.6TD mandava vapor por o tubo de respiro do motor, mas não salpicava nem mandava vapor pela vareta... aparecia pintas de óleo na traseira....
Pegava muito mal de manha, consumia muito óleo, tive que lhe meter segmentos.

Ora, é normal fazer isto do vapor e salpicos a quente neste motor ?

O fumo branco em frio de manha o que será ?

Hoje fez durante muito tempo em andamento fumo branco, isto é ?

Peço desculpa por este testamento, mas como vocês já devem ter fiats lancias etc já a muito tempo, devem poder dar umas dicas...

Quero tirar este peso da minha cabeça..... nem que vá ao teste de compressão já amanha.

Cumprimentos

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
Re: Problema Motor Lancia Dedra Turbo Diesel
« Responder #1 em: 20 de Novembro, 2011, 22:27:47 »

Ora eu curioso fui ver o tubo de respiro do motor, qual o meu espanto quando vejo aquilo a mandar um vapor bué grande, fumo azul não era.... (o carro estava na temperatura normal depois da viagem)... Tiro a vareta do óleo e vejo o tal "vapor/fumo" a sair  junto com uns salpicos de óleo...

O que está a negro diz quase tudo... os salpicos e vapores de óleo são causados por compressão que passa da câmara de combustão para o cárter, isto é derivado de segmentos gastos ou danificados.  ;)
Faz o teste de compressão por segurança, mas dou-te quase a certeza de que é problema de segmentos gastos ou danificados.

Já agora, quantos quilómetros tem o carro?
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

LuisWRX

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #2 em: 20 de Novembro, 2011, 22:39:30 »
385mil

Mas a passat TD que eu tinha não fazia o vapor nem os salpicos pela vareta e tinha segmentos partidos.

Segundo umas pessoas conhecidas dizem que é normal nesses motores isso acontecer.

Mesmo depois de estar desligado o carro ainda faz um pouco de vapor. Na agua não tem óleo não aquece demais.... pega que é um mimo de manha.

Que estranho.

Fica muito caro um teste de compressão ?

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
« Responder #3 em: 20 de Novembro, 2011, 22:46:41 »
Com 385 mil, se o motor nunca foi reparado, é normal ele estar assim... já fez bem o seu papel, com quase 400 mil km.

Não te sei dizer em quanto fica um teste de compressão, pois nunca precisei de fazer, mas há por aqui muito pessoal que sabe. Qualquer das maneiras, o teu problema quase de certeza que é segmentos gastos derivado á alta quilometragem do motor (supondo que nunca foi aberto).  :t_up:
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #4 em: 21 de Novembro, 2011, 06:56:46 »
Belo carro.

Já agora uma achega.. além disso, o turbo com passagem de óleo pode provocar fumos azuis em frio. Vapor na vareta é que penso que não... portanto será o que aqui foi dito.

Quanto ao óleo, as experiências que tenho com a versão 1.4 TD desses mesmos motores é que o ideal é mesmo 10w40. O 15w40 provoca mais ruídos e trabalhar "mais preso".

TOZEVE

• Giannini

• *
  • 446

Masculino
    • TOZEVE
« Responder #5 em: 21 de Novembro, 2011, 06:59:46 »
Com 385 mil, se o motor nunca foi reparado, é normal ele estar assim... já fez bem o seu papel, com quase 400 mil km.

Não te sei dizer em quanto fica um teste de compressão, pois nunca precisei de fazer, mas há por aqui muito pessoal que sabe. Qualquer das maneiras, o teu problema quase de certeza que é segmentos gastos derivado á alta quilometragem do motor (supondo que nunca foi aberto).  :t_up:

Isso, mas pode tambem ser turbo, desmontas o tubo do turbo com o carro desligado e seguras na turbina para ver a folga que tem...
Obrigado

Toze

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
« Responder #6 em: 21 de Novembro, 2011, 10:47:46 »
Isso, mas pode tambem ser turbo, desmontas o tubo do turbo com o carro desligado e seguras na turbina para ver a folga que tem...
Sim, Toze, podia ser o turbo, se apenas fizesse fumo a frio e apenas pelo escape. Neste caso ele tem gotas de óleo e gases do mesmo a saír pelo tubo da vareta, o que indica passagem de compressão para o cárter, que por sua vez são segmentos gastos ou partidos (provavelmente gastos, tendo em conta a quilometragem do motor).

LuisWRX

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #7 em: 22 de Novembro, 2011, 02:27:12 »
O mais estranho é que em frio não salpica óleo por lado nenhum nem sai vapor quase nenhum.

Já me disseram que nestes motores é tudo assim, a um amigo meu num fiat uno não meteu a vareta do óleo e quando viu já não tinha quase óleo nenhum. Outro amigo numa carrinha DEDRA não meteu o tampão do óleo e foi o mesmo filme, sujou o motor todo, a sorte é que se apercebeu a tempo.

Tendo isto em conta vou aguardar para ver no que dá, ele anda muito bem, pega bem, não falha, em quente não faz fumo nenhum..... os KMS segundo quem mo vendeu disse que aquele motor não é o dos 385mil, e realmente ve-se que foi mudado, pelo menos a colassa. O nível do óleo não me pareceu baixar, mas também o óleo que lá tem não me deixa muito a vontade. AGIP, acho para a próxima meto semi sintetico 10W40 de marca.

O tempo me dirá alguma coisa, cada caso é um caso, e o teste da vareta não é assim tão válido quanto já foi.

Cumprimentos