Autor Tópico: [Dúvida] Centralina...  (Lida 5185 vezes)

PeteCunha

• Moderação
  • Ferrari

• Torres Novas
  • 10189

Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
[Dúvida] Centralina...
« em: 23 de Novembro, 2011, 17:09:04 »
Boas pessoal... Venho pedir a vossa ajuda! :hail:

Ando cá com ideias de experimentar umas coisas... Como tal gostava de saber se será possível trocar a centralina de origem do meu Cinquecento Sport (com codigo e tal) por uma com um chip alterado (e sem code) para testar e depois voltar a colocar a centralina original... Bem isto em si não deve ser complicado... A minha questão prende-se com a chave castanha... É que eu não a tenho... E cheira-me que ao voltar a montar a centralina de origem deve ser necessário usar a chave castanha para voltar a codificar de novo, não? Alguém já tem experiencia neste sentido???

Fico à espera da vossa ajuda...

Bem hajam!  :hail: :fiatistas:
« Última modificação: 23 de Novembro, 2011, 22:58:30 por PeteCunha »

J_M_A_R1986

• Piccolo

• *
  • 47

Masculino
Re: [Dúvida] Centralina...
« Responder #1 em: 23 de Novembro, 2011, 23:04:33 »
Boa noite pete, não tenho experiencia na questão mas se tens pelo menos uma chave com chip nao deverá ser necessário usar a chave castanha, ou talvez nem necessites de usar chave nenhuma.

:fiat:

TOZEVE

• Giannini

• *
  • 446

Masculino
    • TOZEVE
« Responder #2 em: 24 de Novembro, 2011, 07:22:56 »
Oi Pete, acho que não tens problemas, no pior dos casos tens de ficar chipado para sempre , o meu ainda não tem codigo... a ideia que tenho é que a diferença não é muita para o custo que tem.

Esprimenta lá e depois conta a malta.

Mais um bocadinho de veneno é sempre bem vindo.
Obrigado

Toze

PeteCunha

• Moderação
  • Ferrari

• Torres Novas
  • 10189

Masculino
« Responder #3 em: 24 de Novembro, 2011, 10:19:38 »
Obrigado camaradas...

Chaves com o chip tenho as duas azuis... Só não tenho é a castanha...

Sendo assim, se calhar, escuso então de comprar uma centralina extra para fazer os testes... Não conheço ninguém que me ofereça uma! E em PT o mínimo que me pediram foram 75€...

Se mais alguém poder dar a sua opinião, agradecia... :)
« Última modificação: 24 de Novembro, 2011, 10:21:48 por PeteCunha »

TOZEVE

• Giannini

• *
  • 446

Masculino
    • TOZEVE
« Responder #4 em: 24 de Novembro, 2011, 10:25:03 »
Obrigado camaradas...

Sendo assim, se calhar, escuso então de comprar uma centralina extra para fazer os testes... Não conheço ninguém que me ofereça uma! E em PT o mínimo que me pediram foram 75€...

Amigo tenho uma que posso emprestar do punto 1.2 se der...a ideia tambem era de chipar e guardar a de origem...
Obrigado

Toze

PeteCunha

• Moderação
  • Ferrari

• Torres Novas
  • 10189

Masculino
« Responder #5 em: 24 de Novembro, 2011, 19:01:05 »
Ok... Deixa lá ver se alguém se acusa... Já agora, consegues conferir se a referencia dessa centralina que tens aí "suplente" é: IAW 16F.ER

By petecunha at 2011-11-24

Mais ninguém se acusa?? :)

TOZEVE

• Giannini

• *
  • 446

Masculino
    • TOZEVE
« Responder #6 em: 24 de Novembro, 2011, 23:54:12 »
Ok... Deixa lá ver se alguém se acusa... Já agora, consegues conferir se a referencia dessa centralina que tens aí "suplente" é: IAW 16F.ER

By petecunha at 2011-11-24

Mais ninguém se acusa?? :)

Amanha já vejo...
Obrigado

Toze

GPMstr

• Vignale

• *
  • 814
« Responder #7 em: 25 de Novembro, 2011, 00:43:41 »
Obrigado camaradas...

Boas,
há que ter em atenção em que umas centralinas, mesmo com o código referido, têm o chip soldado... creio que tem a ver com a idade da mesma. Pelo que sei, nas primeiras o chip vinha num suporte o qual torna muito mais fácil a troca do mesmo. Na minha vinha assim e foi “sem espinhas”
Já tenho o chip há uns 3 anos e ate hoje 5*. Basicamente foi só tirar o chip antigo e colocar o novo.
Com o chip é necessário andar com admissão directa pois com o filtro de origem ele engasga-se um pouco em baixas.
Em termos de consumos porta-se muito bem. Tendo o carro uma boa revisão consegue manter um andamento na ordem dos 170km/h sem nenhum custo com um consumo nos 6,5l/100.
Só posso apontar que desde que coloquei o chip ele custa um pouco mais a pegar mas nada de especial.
Em relação à chave foi impecável! Tirei o módulo e tudo. Assim até a luz nem acende! Só aconselho a quem tenha alarme com imobilizador como eu, pois sem código na chave aquilo é sempre a andar…
Por acaso a centralina que vinha de origem no meu está de lado e completa! Tem desde coluna de direcção com canhão e fechos das portas mas como só tinha a chave azul optei por comprar uma completa e desbloqueá-la.
Podes desligar a centralina sem problemas e ligar outra pois ela não se desmemoriza. Alias, eu tive que fazer várias vezes isso de desligar a centralina mesmo para por o carro a funcionar pois a chave não era reconhecida e só assim escapava, dai ter desbloqueado outra.
Espero ter ajudado com a minha experiência.

PeteCunha

• Moderação
  • Ferrari

• Torres Novas
  • 10189

Masculino
« Responder #8 em: 25 de Novembro, 2011, 03:43:58 »
Ajudaste sim camarada... Alias... Ainda me deste mais vontade de fazer aquilo que te disse na pm! eheheheheh

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #9 em: 25 de Novembro, 2011, 12:47:05 »

Podes desligar a centralina sem problemas e ligar outra pois ela não se desmemoriza. Alias, eu tive que fazer várias vezes isso de desligar a centralina mesmo para por o carro a funcionar pois a chave não era reconhecida e só assim escapava, dai ter desbloqueado outra.
Espero ter ajudado com a minha experiência.

Atenção que isso não é bem assim,a ECU tem uma pilha interna como as bios dos PCs,que como é lógico nao é eterna....
« Última modificação: 25 de Novembro, 2011, 12:47:26 por Rara »
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

GPMstr

• Vignale

• *
  • 814
« Responder #10 em: 25 de Novembro, 2011, 15:56:56 »
Atenção que isso não é bem assim,a ECU tem uma pilha interna como as bios dos PCs,que como é lógico nao é eterna....

Boas,
não sei se isso aparece nas novas ECU, mas na que seesta a falar não me recordo nada de ver lá uma pilha!
Aliás, daquilo que tenho conhecimento, o processo passa mesmo por desliga-la da bateria para a ECU fazer um "reset" e limpar os erros!
No caso deste ECU, ele tem uma linha de código no chip com o código do transponder da chave e é o receptor do transponder da chave que "dá" o código que lê da chave à ECU. Caso a ECU a comparar os códigos não batam certos, a ECU não desliga o imobilizador. O novo chip simplesmente faz com que a ECU não ligue ao código do transponder. Daí ser a regra "para cada chave sua ECU". A chave vermelha ou castanha é que deixava fazer uma programação nova numa chave desmomorizada, mas nada disso tem a ver com a ECU... isso acontece quando a chave se começa a passar e não dava o código do transponder...
Atenção que eu só estou a falar dos meus conhecimentos, da minha experiencia que sei que é super limitada.
Simplesmente já sofri deste problema e tive que me desenrascar pois não tinha a chave "mestra" para programar a do dia a dia...
Fiquem

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #11 em: 25 de Novembro, 2011, 16:30:52 »
Boas,
não sei se isso aparece nas novas ECU, mas na que seesta a falar não me recordo nada de ver lá uma pilha!
Aliás, daquilo que tenho conhecimento, o processo passa mesmo por desliga-la da bateria para a ECU fazer um "reset" e limpar os erros!

Correcto,fazes um reset á centralina mas os mapas de origem continuam lá gravados...ora sem alimentação isso é impossivel.  :t_up:

O que a ECU faz ao longo das horas de funcionamento do motor é ir adaptando o mapa,quando fazes reset volta ao mapa de origem,por isso é que quando existem problemas a nivel de sensores ou algo no funcionamento do motor,o reset resolve,nem que seja temporariamente... ;)
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #12 em: 25 de Novembro, 2011, 16:32:58 »
depende rui, se for uma eprom... nunca perde a informação!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

GPMstr

• Vignale

• *
  • 814
« Responder #13 em: 25 de Novembro, 2011, 18:17:41 »
Correcto,fazes um reset á centralina mas os mapas de origem continuam lá gravados...ora sem alimentação isso é impossivel.  :t_up:

O que a ECU faz ao longo das horas de funcionamento do motor é ir adaptando o mapa,quando fazes reset volta ao mapa de origem,por isso é que quando existem problemas a nivel de sensores ou algo no funcionamento do motor,o reset resolve,nem que seja temporariamente... ;)

Posso estar errado mas creio que os mapas numa ECU nunca alteram por livre e expontania vontade!
Podem é haver variaveis nos mapas que vão alterando consuante as leituras dos sensores e afins dando novas ordens aos outros componentes.
Normalmente o que faz "reset" é uma pequena memoria volatil que o mapa utiliza para as variaveis!
Nenhuma eprom perde a informação assim por acaso. O que acontece é que as novas centralinas já utilizam eeprom's que dão para apagar e escrever de novo por meio de cabo. nesta centralina o que existe é uma eprom. estas só deixa que se lhe escreva quando se a apaga por meio de UV. logo o melhor é comprar outra, programa-la com um mapa diferente e troca-la!

TOZEVE

• Giannini

• *
  • 446

Masculino
    • TOZEVE
« Responder #14 em: 25 de Novembro, 2011, 19:15:28 »
Pete a minha acaba em EB é de um Punto 1.1 provavelmente deve dar, o chip é que deve ter a informação...digo eu.
Se quiseres experimentar, já sabes que eu gosto de experiencias eeee
Obrigado

Toze