Autor Tópico: Fiat Punto GT1 engasgado.  (Lida 23417 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

byte

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 231
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat Punto GT1 engasgado.
« em: 26 de Dezembro, 2011, 13:29:07 »
Boas.
Tenho um Punto gt 1 de 1994 parado há 2 anos, zanguei-me com ele e ali ficou ele imobilizado.  :d_umpf:
Isto porque o gajo engasga-se todo, e queria ver se o recuperava.
Comecei por fazer um blink-test.
erros
1223- Inner circuit lambda probe - over or underfueling / ECU
Devo referir que a sonde de oxigenio é nova, embora seja de concorrencia não Bosh.
ECU, tenho 2 e acontece o mesmo com ambas, embora sejam diferentes, mas ambas do gt1 uma de gt194 outra de gt1 95.
1256- RPM/crank sensor
Ao medir o sensor dá-me 860omh, parece-me estar dentro dos valores normais.

Sintomas mais visíveis são:
Dificuldade em aguentar o relantim, dificuldade em acelerar até as 3000rpm's, falta de forçá.

Alguma sugestão?
Desde já obrigado.

italianjob

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2071
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto GT1 engasgado.
« Responder #1 em: 26 de Dezembro, 2011, 13:47:50 »
MAF.

Sensor de rotação é normal dar avaria , todos os gts dão.
Porque o sensor de rotação so da sinal quando o motor esta a trabalhar , e o blink test e feito com o motor desligado .

As lambda dão erros por 2 motivos , ou estão maradas, ou então estão a ler valores para la dos normais e pensam estar maradas , dai dar avaria , basta o carro queimar mal para a sonda aparecer logo com uma falsa avaria.

Pelos sintomas isso é maf .
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

byte

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 231
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto GT1 engasgado.
« Responder #2 em: 26 de Dezembro, 2011, 14:17:02 »
Obrigado pela rápida resposta.
Maf também tenho 2, ambas usadas.  :smash: Os sintomas mantem-se.
Mas reconheço que podem estar as duas avariadas.

Fala-se em limpar as MAF's, mas normalmente tenho visto relatos de recuperação nas VAG, vale a pena limpar estas?

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Fiat Punto GT1 engasgado.
« Responder #3 em: 26 de Dezembro, 2011, 14:26:38 »
as MAF´s não se limpam no filamento;

o filamento é de metal rijo e fino que ao tocar-se distende e provoca de imediato erros de leitura;

o carro quando se desliga eleva a temperatura do filamento para queimar as porcarias todas que se agarram

dá-me a sensação de ser MAF e sensor do volante

byte

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 231
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto GT1 engasgado.
« Responder #4 em: 26 de Dezembro, 2011, 14:50:49 »
Onde fica instalado o sensor de volante?

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Fiat Punto GT1 engasgado.
« Responder #5 em: 26 de Dezembro, 2011, 15:03:05 »
boa pergunta...

já vem aí um ou dois caramelos que te dizem isso, porque desse motor só conheço bem a vareta de óleo!

byte

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 231
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto GT1 engasgado.
« Responder #6 em: 26 de Dezembro, 2011, 15:04:59 »
 :laugh:
boa! obrigado na mesma.  :palmas:

vtec_cc

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 281
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto GT1 engasgado.
« Responder #7 em: 27 de Dezembro, 2011, 20:07:47 »
tive um gt com esses sintomas e era um tubo depois da maf mal apertado!

byte

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 231
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto GT1 engasgado.
« Responder #8 em: 27 de Dezembro, 2011, 21:04:00 »
Boas!!!
Isso seria a cereja em cima do bolo.  :rolleyes:
Mas amanha irei verificar isso.
Tenho uma das maf's neste momento em processo de limpeza, se nao fizer bem, mal também não fará.
Tenho também já umas eprom's gravadas para testar na centralina.

Pensando nisso que disses-te!
Recordo que à uns tempos atrás quando tinha o carro no mecanico de ir testar o carro sem a valvula de descarga do turbo. Só para testar mesmo o turbo porque a persão dele estava baixa, era a membrana da valvula de descarga rompida, mas fui testar o carro e intusiasmei-me porque o gozo era tanto, que um dos tubos não aguentou a persão e acabou por sair pela abraçadeira e os sintomas eram semelhantes.

vtec_cc

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 281
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto GT1 engasgado.
« Responder #9 em: 27 de Dezembro, 2011, 22:12:44 »
toca a verificar :happy:se assim for fica barato :deal:

italianjob

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2071
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto GT1 engasgado.
« Responder #10 em: 28 de Dezembro, 2011, 01:00:33 »
Os vags é outra historia.
O vag ate podes desligar a maf e ele anda .
O gt basta a maf ja não esta a 100% e ja nem anda e por vezes nem pegam .

Éra perferivel exprimentar 1 que soubeses que esta mesmo boa.

Tambem pode ser uma entrada de ar na admição, mas se for entrada de ar deves notas a soprar quando puchas por ele .

Ja agora que dump valve tens?

Os gts não tem o sensor do volante , usam apenas o captor na polie da cambota , que ou funciona ou não .
Se funciona ta bom , se não nem pega.
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

byte

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 231
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto GT1 engasgado.
« Responder #11 em: 28 de Dezembro, 2011, 20:41:44 »
Boas!
Ainda não foi desta.
Não se trata de tubo mal apertado ou com fuga.

Não percebi.
Citar
Ja agora que dump valve tens?

Ou antes provavelmente chamei de valvula de descarga a uma outra valvula.
Passo a explicar. é uma valvula que se pode obstruir um dos orificios e faz com que se tenha o efeito Pssss pssss.
Digo isto porque quando comprei este motor, ou antes comprei um punto gt batido para retirar o motor, o meu tinha a culaça partida e não estava a conseguir outra culaça. Então comprei outro punto de 95 e troquei o motor e ele vinha com essa valvula obstruida com um taco de madeira, e na altura fazia esse psss, ainda consegui andar com pssss 2 dias depois retirei, parecia um camião. Então paguei para retirar o psss, bem sei que outros pagam para o psss. lol. Mas meti uma valvula na bosh mas não indicado para o punto mas antes para o audi A3 turbo, diziam ser mais resistente.

byte

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 231
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto GT1 engasgado.
« Responder #12 em: 28 de Dezembro, 2011, 20:57:02 »
a valvula é essa que segue em anexo.

Entretanto surgiu-me uma duvida.
Tenho pelo menos uma cabo de vela parido.
A ordem dos cilindros é 1-3-4-2, certo?
Como é essa mesma ordem na bobine onde ligam os fios de vela?

Começa a achar que tenho mesmo que comprar uma MAF, entretanto fui perguntar o preço de uma da concorrencia e lá dizem-me que esses de concorrencia nem sempre fazem o sou melhor, ou seja tem alguma falhas, alguém poderá confirmar isto?
Vi também num site espanhol Maf à venda a metade do preço, será seguro?


aguiamar

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 339
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto GT1 engasgado.
« Responder #13 em: 28 de Dezembro, 2011, 23:08:22 »
Essa é a dump valve original do gt.

As maf´s da concorrencia nao sao grande coisa ,hoje comprei uma maf original nova para o gt ainda tou doente com o preço  :wacko:
fiat punto gt 3

italianjob

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2071
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto GT1 engasgado.
« Responder #14 em: 29 de Dezembro, 2011, 11:31:48 »
As dumps de aspecto são quase todas iguais .

Pergunto porque ha dumps do pssss , que são de piston simples , e o carro falha com essas.

ora bem de cabeça a ordem do cabo é a seguinte.

de frente para o carro .

Inferior esquerdo 1
superior esquerdo 2
inferior direito 4
superior direito 3
Mas ja comfirmo , tenho de ver no meu . tou a dizer de cabeça mas ha partida é isso.

Quanto a cabos de velas , é um bro** do caraças , custam 150€ na fiat .
Eu tenho uns novos e originais ainda dentro da embalagem .
Se quiseres neogociamos ja isso  :P

Es de que zona , se fores de perto ate te posso dar uma vista de olhos no que presisa ou não presisa.
« Última modificação: 29 de Dezembro, 2011, 11:32:59 por italianjob »
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI