Autor Tópico: Alfa Romeo 156 1.8TS vai abaixo em reduções, ajudem pff  (Lida 10009 vezes)

Gustas22

• Novato

• *
  • 17
Alfa Romeo 156 1.8TS vai abaixo em reduções, ajudem pff
« em: 10 de Janeiro, 2012, 21:09:18 »
Viva tenho o mesmo problema que o Fiat punto cá do forum, o meu caso é um Alfa Romeo 156 1.8 Ts a GPL ( embora o problema aconteça tanto a GPL como gasolina )

O carro já sofreu uma reconstrução de motor, já levou tudo que poderia levar de sensores, velas novas da NGK platinium tudo de melhor qualidade e como a marca recomenda.

O que sucede é que em algumas reduções ( de vez em quando, uma vez por semana o motor vai abaixo inexplicavelmente, muitas das vezes nem se nota a quebra apenas que o motor não responde e já se encontra desligado. )

Este problema acontece de 4ª para 3ª raro mas já me aconteceu pelo menos umas 3 vezes em 1 ano e tal, e o que sucede mais é de 3ª para 2ª, situações estradas a descer, rotundas, e dá me a entender que quando se vai a descer e temos que contornar algo ( ou seja virar a direção isso aconteça ) , o que sucede nas rotundas. Mas lá está, já falei com vários mecânicos á cerca deste problema dizem me que nada tem haver, no entanto algo que me incomoda porque é bastante estranho ser maioritariamente sempre numa estrada a descer com uma inclinação para a direita que sucede sempre este problema.

Vamos ao que eu já fiz e estou a pensar fazer para resolver este empecilho.

Coisas que já fiz para tentar despistar..

1. Trocar o MDF ou motor passo a passo. ( Ficou melhor, mas não resolveu )

2. Ver os erros pelo FIAT ECU SCAN ( shame on me ) isto deve ser feito sempre primeiro mas pronto...como não tinha o cabo tenho desculpa.

3. Erros encontrados ( Sonda Lambda ou vacuo, fuel trim baixo, a Hot lamp ligou se ou seja luz da temperatura, é um erro antigo, e um mal function do Vss ou VVS fica no colector este erro deve se a ter 2 cabos descarnados e por vezes ao tocarem se fazem curto e acusa o erro, mas não é daqui o problema, visto já ter isolado os dois fios, no entanto por descarto de consciência vou tentar trocar a cablagem do carro para excluir de vez este problema.

4. Mudei os colectores de escape, porque os meus estavam com uma fissura mínima, nem barulho faziam, mas por bem decidi anular esse problema da minha cabeça. ( Melhorou durante 3 semanas, depois voltou a fazer o mesmo problema ir abaixo em reduções 4ª para 3ª ou de 3ª para segunda, é algo muito suave, mas muito perigoso ).

5. Dentro de dias vou mudar mais uma vez a sonda lambda ( que foi mudada á 1 ano e qualquer coisa e como foi comprada vindo lá de fora e sem garantia eu desta vez acho que já aprendi embora seja a indicada e original... por isso mais uma vez  comprei uma original mas agora com garantia...

6. Já verifiquei os pontos de massa, raspeios limpei tudo 5 estrelas ( ajudou juntamente com o colector de escape durou 3 semanas até ir abaixo ).

7. Vou tentar também mudar o colector de admissão ( mas tudo depende do que me pedirem ).

Agora de relembrar que tenho posto tudo que a marca manda, já pensei nas bobines ou nos cabos de velas, as velas descarto por terem sido mudadas na altura da reconstrução há um ano e meio as 8  :blush:E outra coisa que ainda não percebi será que como tenho a caixa arranhar a segunda velocidade apenas em reduções possa também agravar mais este problema ? é que desde que comprei o carro ele sempre arranhou, e já lhe mudei o óleo da caixa pelo óleo Motul 75w90 3000 gear V e melhorou nos primeiros 3 meses, após isso esqueçam...tem vindo se agravar.

Já pensei em outros possíveis resoluções mas não chego lá , é que isto nem sempre acontece, e infelizmente não posso ficar sem carro, devido a trabalhar longe de casa e estudar a noite  sad

Se alguém tiver ideias, mesmo que achem disparatas força, é que já estou a entrar em parafuso e começo me a dirigir para peças muito caras...e agora como tenho a caixa a começar a mostrar mais idade e mais arranhadela tenho medo de ficar pendurado aí em algum sítio...

Desde já agradeço a todos que poderem ajudar..

Um abraço

Obrigado
PS: Decidi fazer este tópico para ficar registado numa futura procura espero que não de um Alfa Romeo 156 com o mesmo problema.

Cumprimentos

Gustavo

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
Re: Alfa Romeo 156 1.8TS vai abaixo em reduções, ajudem pff
« Responder #1 em: 10 de Janeiro, 2012, 21:52:51 »
Ora se tá a gpl devia começar por verificar a afinação das válvulas.... ;)

Depois arranjar um manómetro de turbo para ver como anda o vácuo do motor....se tiver alguma entrada de ar maior pode ir abaixo nas reduções...

PS- O motor está a ponto? Como está o variador de fase?  :dry:
« Última modificação: 10 de Janeiro, 2012, 21:54:02 por Rara »
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Gustas22

• Novato

• *
  • 17
« Responder #2 em: 11 de Janeiro, 2012, 07:38:26 »
Viva Rara, na reconstrução levou tudo novo, variador de fase, motor no ponto com trancas da Alfa tudo certinho como manda a lei  :d_grin:
Essa das válvulas até fiquei a bater mal... caso as válvulas estivesse desafinadas não seria audível/perceptível ?

Qualquer mecânico afina as vávulas correcto ? não preciso de me deslocar a uma oficina GPL?Já agora para este procedimento terei que comprar uma junta para a tampa de válvulas correcto ? para substituir ?

Já agora a titulo de curiosidade as válvulas do Alfa tem necessidade de ser afinadas ? tinha ideia que era só o dos Hondas ( espero não estar a mandar um grande pontapé LOOL), já agora eu sei que o meu carro não necessita mas tem Flashlube electrónico desde a instalação de GPL.
E diz me uma coisa rara conheces alguém com esse conhecimento e que tenha o mánometro de turbo para testar o vácuo ?
É que não queria gastar dinheiro em mais um manómetro LOOL ou existe outra maneira de testar o vácuo ? é que não conheco ninguem com esse manómetro...não leves a mal, mas quanto menos gastar melhor :blush: :rolleyes:

Então se conseguir irei tentar ver o mais rápido possível esse parametro do vácuo.

Vou também deixando algum feedback conforme for eliminando as hipóteses...

Obrigado pela resposta Rara abraço

alfamaniaco

• Moretti

• *
  • 228
« Responder #3 em: 11 de Janeiro, 2012, 09:05:26 »
Boas,

O teu carro vai abaixo, por exemplo ao chegar a um cruzamento após pores o pé na embraiagem?
Os sintomas são exactamente os mesmos que o meu carro tinha até à uma semana atrás... e que eu andei dois anos para resolver.. só quando a fuga foi tão grande e o carro deixou praticamente de andar é que se descobriu.

E o que era?!

Uma coisa tão básica como o tubo de admissão... a seguir à MAF até ao colector de admissão (cerca de 40€ na Alfa).

Curiosidade, o meu carro ficou assim após a transformação para GPL. Concerteza que ao desmontarem o tubo o danificaram, mas depois ninguém encontrava o problema!

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #4 em: 11 de Janeiro, 2012, 09:26:27 »
As válvulas não tem afinação :) se o motor tem tudo bem, era mesmo de ver as fugas na admissão, mas ser um sintoma intermitente é estranho!!

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Gustas22

• Novato

• *
  • 17
« Responder #5 em: 11 de Janeiro, 2012, 09:51:26 »
Boas,

O teu carro vai abaixo, por exemplo ao chegar a um cruzamento após pores o pé na embraiagem?
Os sintomas são exactamente os mesmos que o meu carro tinha até à uma semana atrás... e que eu andei dois anos para resolver.. só quando a fuga foi tão grande e o carro deixou praticamente de andar é que se descobriu.

E o que era?!

Uma coisa tão básica como o tubo de admissão... a seguir à MAF até ao colector de admissão (cerca de 40€ na Alfa).

Curiosidade, o meu carro ficou assim após a transformação para GPL. Concerteza que ao desmontarem o tubo o danificaram, mas depois ninguém encontrava o problema!

Viva Alfamaniaco, esqueci me de referir que quando chego ao pé de um cruzamento/rotunda ponho o pé na embriagem as RPMS descem bastante rápido, também fui ver esse fole mas parece estar OK, em última coisa mudo, mas ja tive a esticar o harmónio e parece estar sem gretas. :) Ou seja em perfeito estado, mas obrigado pela ideia, embora já a tivesse descartado, provavelmente trocarei daqui a uns tempos por consciência.

É algo muito estranho já pensei ser do motor passo a passo mesmo novo ter algum defeito, mas ele até trabalha muito bem, quando ligo o motor a frio o motor faz aceleração acima das 1000rpm e depois acerta nas 900rpm certinhas, quando reduzo normalmente ele não flutua nem nada, por descarto também limpei a a borboleta de admissão pensei que tivesse bem pior, mas tava quase 95% limpa.

Também começo a pensar que ali qualquer coisa simples de resolver mas que para detectar vai ser complicado..

Obrigado pela opiniões continuem a postar :blush: :D

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #6 em: 11 de Janeiro, 2012, 10:53:40 »
Ora agora que li a ultima resposta pergunto:

- Faz isso a gpl e a gasolina?

A resposta convêm ser precisa e minuciosa, testa lá isso umas quantas vezes,e depois posta aqui que se for o que tou a pensar tem solução...

Mas testa isso bem,anda uns dias a gasolina e vê se acontece..
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #7 em: 11 de Janeiro, 2012, 10:55:33 »
Viva Alfamaniaco, esqueci me de referir que quando chego ao pé de um cruzamento/rotunda ponho o pé na embriagem as RPMS descem bastante rápido, também fui ver esse fole mas parece estar OK, em última coisa mudo, mas ja tive a esticar o harmónio e parece estar sem gretas. :) Ou seja em perfeito estado, mas obrigado pela ideia, embora já a tivesse descartado, provavelmente trocarei daqui a uns tempos por consciência.

Agora não percebi,a ideia não é gastar o menos possível?  :dry: :dry:

Não te metas a trocar tubagem só porque sim,um manómetro de turbo custa 15 euros,basta montar e ver como está o vácuo,se estiver fora dos valores normais é pq tens fuga/entrada de ar.Depois tiras o manómetro e guardas para se no futuro precisares... :t_up:

PS- És de onde?
« Última modificação: 11 de Janeiro, 2012, 10:57:56 por Rara »
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

alfamaniaco

• Moretti

• *
  • 228
« Responder #8 em: 11 de Janeiro, 2012, 11:26:51 »
O relanti do meu carro também flutuava imenso... entre as 0rpms e as 1500!!
Ao ponto de ir abaixo.

A unica forma de ver o furo no tubo foi ir para uma sala escura, tapar um dos topos e colocar uma lanterna no tubo. Descobrimos logo a rachadela!  :happy:

Gustas22

• Novato

• *
  • 17
« Responder #9 em: 11 de Janeiro, 2012, 12:44:02 »
Ora agora que li a ultima resposta pergunto:

- Faz isso a gpl e a gasolina?

A resposta convêm ser precisa e minuciosa, testa lá isso umas quantas vezes,e depois posta aqui que se for o que tou a pensar tem solução...

Mas testa isso bem,anda uns dias a gasolina e vê se acontece..
Já o fiz rara, aliás andei cerca de 3 semanas a gasolina e nos mesmo sítios onde se passava o mesmo problema a gpl aconteceu também a gasolina, rotunda do dolce Vita amadora é quase certo LOL, aliás falei com a pessoa que me dá assistência ao GPL, e ele até fez me uma leitura da centralina do gpl a ver se tinha erros e não tinha nada, e foi aí que comecei a testar a gasolina e sim esse problema aconteceu tanto a gpl como gasolina.

A primeira coisa que pensei foi ou Vaporizador ou até injectores do gás ( atenção pouco ou nada percebo de GPL até posso estar a mandar um grande pontapé é apenas o meu sentido empírico ), logo que experimentei a gasolina e aconteceu o mesmo problema fiquei mais apreensivo...e aí fui ver se a centralina de GPL tinha erros mas nada assinalar, mas já agora o que é que tinhas em mente?
Infelizmente faço muitos km/s por mês e custa me andar a gasolina LOOL, mas se for preciso volto a fazer o mesmo teste, mas só não te garanto a 100% que faz com os dois combustiveis porque já vi muitas coisas estranhas acontecer e a este momento já nem digo nada. ;)

Obrigado estao todos ajudar muito ;)

Gustas22

• Novato

• *
  • 17
« Responder #10 em: 11 de Janeiro, 2012, 12:52:28 »
Agora não percebi,a ideia não é gastar o menos possível?  :dry: :dry:

Não te metas a trocar tubagem só porque sim,um manómetro de turbo custa 15 euros,basta montar e ver como está o vácuo,se estiver fora dos valores normais é pq tens fuga/entrada de ar.Depois tiras o manómetro e guardas para se no futuro precisares... :t_up:

PS- És de onde?

Sintra Rara  :happy:
A ideia é gastar o mínimo possível sem dúvida, eu em manómetros sou o Rei LOOL, só em manómetros de pressão de óleo LOOL sei te dizer quais as marcas que não valem nada, as que valem apenas para 3 a 6 meses, que as sondas não valem nada, agora se falarmos  os manómetros VDO com sonda VDO, nestas brincadeiras gastei á volta de 300€s LOOL. Jurei para nunca mais meter me em manómetros ( porque os valores que cada um custam andam nos 70€ para cima ( falando daqueles com qualidade ), embora estamos a falar de manómetros para fins diferentes e provavelmente com valores bem diferentes, tens alguma marca que me aconselhas ? e onde comprar ? ;)

Em relação ao tubo, como disse acima, o meu encontra-se em bom estado, não o vou descartar, mas também não o vou comprar agora. É a última coisa a fazer.
E já agora quais os valores de ar normais ?

Abraço Obrigado

Gustas22

• Novato

• *
  • 17
« Responder #11 em: 11 de Janeiro, 2012, 13:00:00 »
O relanti do meu carro também flutuava imenso... entre as 0rpms e as 1500!!
Ao ponto de ir abaixo.

A unica forma de ver o furo no tubo foi ir para uma sala escura, tapar um dos topos e colocar uma lanterna no tubo. Descobrimos logo a rachadela!  :happy:

Mas flutuava quando colocavas o pé na embraiagem ou flutuava no ralentim ?
É que o meu acontece quando coloco o pé na embraiagem...dentro de dias, vou lhe mudar o óleo espero que tenha tempo, e se o fizer desmancho o tubo e vou ver como está com a lanterna. ( já que não custa nada ) ;)

Amanha devo lhe mudar a sonda lambda e a cablagem do motor. Já ouvi dizer que á sondas que poderão fazer isso.

Lembrei me do sensor de velocidade ( aka sensor abs é o que faz a leitura no meu 156 ) fui ver os erros dele no FES e nada assinalar, pensei que poderia ser um erro de leitura de velocidade e acontecer algo que provocasse isto, mas lá está é mais uma suposição que não se comprovou em termos de erros...

Abraço

aprendiz

• Moretti

• *
  • 246

Masculino
« Responder #12 em: 11 de Janeiro, 2012, 16:36:35 »
boas se for a sonda lambda é simples desliguem a ficha e vão andar com ele, pelo menos se o sintoma persistir já sabem que não é dai e escusam de gastar tanto dinheiro.
um abc

Gustas22

• Novato

• *
  • 17
« Responder #13 em: 11 de Janeiro, 2012, 18:50:00 »
boas se for a sonda lambda é simples desliguem a ficha e vão andar com ele, pelo menos se o sintoma persistir já sabem que não é dai e escusam de gastar tanto dinheiro.
um abc
Na centralina acusa erro da sonda lambda ( limpa se o erro, já não volta aparecer ) passado mais uns meses aparece again...vou trocar visto o erro aparece e desaparece, pode não estar completamente KO, e dar valores assim diferentes...e no meu caso acho que o consumo aumentou 1 litro, por isso já a comprei á umas semanas. A MAF sei que podes fazer isso de desligar e ver como está, agora a sonda não fazia ideia...mas pela lógica o carro ficaria a trabalhar muito mal, porque o centralina não sabe se deve ou não injectar mais gasolina ou não...não terás feito confusão ? Com o medidor de massa de ar ?

Abraço

aprendiz

• Moretti

• *
  • 246

Masculino
« Responder #14 em: 11 de Janeiro, 2012, 19:07:44 »
Na centralina acusa erro da sonda lambda ( limpa se o erro, já não volta aparecer ) passado mais uns meses aparece again...vou trocar visto o erro aparece e desaparece, pode não estar completamente KO, e dar valores assim diferentes...e no meu caso acho que o consumo aumentou 1 litro, por isso já a comprei á umas semanas. A MAF sei que podes fazer isso de desligar e ver como está, agora a sonda não fazia ideia...mas pela lógica o carro ficaria a trabalhar muito mal, porque o centralina não sabe se deve ou não injectar mais gasolina ou não...não terás feito confusão ? Com o medidor de massa de ar ?

Abraço
Não estou a fazer confusao  o meu lancia y 10 tinha um sintomas de poço também eram irregulares não havia padrao  na quebra na maquina acusou me sensor da cambota troquei o sensor nada troquei a poli nada cabos de velas velasetc... ´depois de muito mais coisas experimentei passar ao escape e assim o fiz antes de mais nada desliguei a ficha e está novo... salvo seja lol  e não o motor fica certinho não te preocupes mas só para experimentar pois senão das cabo do catalizador. um abc