Autor Tópico: não mudo o oleo à 15 meses. posso mudar só aos 24 meses é quando faz 10 mil km  (Lida 1021 vezes)

gilbranco

• Encartado

• *
  • 75
boas
o punto 1.2 style de 1999. está com o mesmo oleo à 15 meses.

só vai fazer 10 mil km o oleo lá para outubro, o que quer dizer que o oleo vai andar 24 meses dentro do motor.

Ele faz poucos kms por semana mas quando pego nele faço no minimo 50km.

é muito desaconselhavel? à sintomas?

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Se não fazes os kms necessários para a troca de óleo, esta deve ser feita anualmente.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

gilbranco

• Encartado

• *
  • 75
quando o oleo fica velho e nao cumpre as suas funções. na vareta do oleo consegue-se perceber alguma coisa? a nivel de temperatura de motor à um aumento muito grande- pode ser um indicador? 

PandaSisley

• Giannini

• *
  • 303
Na vareta acho que só vês mesmo o nível do óleo, só se vê outra coisa se existirem mesmo problemas. Temperatura acho que também não tem a ver. Mas deixa os entendidos chegarem.  :)

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
para se ver o estado do óleo faz-se de uma maneira, mas que não se faz em casa..

que é ver a viscosidade dele; arranja-se uma rampa com 2 veio embutidos a descer e onde se mete um pingo de óleo em cada um deles de forma inclinada; num, oleo novo e noutro o oleo antigo!

o novo desce mais depressa! a diferença de tempo distingue o estado dele!

mas ninguém tem uma rampa destas, pois não?

então mete-se um pingo num dedo e com o outro dedo toca-se no pingo e se estiver bom dá para separar os dedos cerca de 5 mm e senão descolar é porque está viscoso... perceberam ??? ou desejam boneco??

gilbranco

• Encartado

• *
  • 75
então quando o oleo está velho e perde as propriedades fica viscoso. gronhento é isso?

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
ao passar com o tempo o óleo fica "liquido" e não faz gordura entre os dedos

e quanto mais tempo passar a andar pouco, cada vez que aquece, vai perdendo caracterisiticas mais rapidamente!

há oleos já pretos que ainda tem viscosidade e há oleos ainda claros que já parecem água gordurosa...

só vendo, mas uma boa forma de ficares descansado dado que andas pouco, é pores um óleo 15W30 e filtro sempre novo e mudares de 5.000 em 5.000 Km que nem tens de te preocupar e sai barato

se andares muito, aí mete óleo a sério, porque se andares em cidade consegues fazer 10.000 enquanto se for na estrada já fazes 20.000

gilbranco

• Encartado

• *
  • 75
realmente nao vale a pena arriscar. vou trocar o oleo e filtro. thanks