Autor Tópico: Montar quadrante com conta rotaçoes e manometro temperatura punto MK1  (Lida 24194 vezes)

lopez69

• Encartado

• *
  • 78
Bem depois de muita procura consegui montar um quadrante com conta RPM e Manometro temperatura no meu punto..
Como não encontrei tudo num só Forum e aqui não há nenhum em especifico vou deixar aqui o meu contributo...
Espero que ajude e que seja perceptivel até aos mais nabos na matéria  :t_up:...

1º Passo:
Desligar a Bateria do carro.

2º Passo:
desmontar esta tampa assinalada a vermelho

Nesta ficha estará um fio todo azul( é o unico) que provem da centralina....mas na ficha onde encaixa a ficha esse fio não vai ligar a terminal nenhum, portanto há que arranjar um terminal que seja compativel com a ficha e ligar um fio azul de preferencia para mais tarde se houver problemas terem fios iguais...

3º Passo:
Passar o fio para dentro do carro pelo sitio que mais jeito der...

4º Passo:
Com o fio passado, arranjar um terminal compativel com a ficha que vai ligar ao quadrante..
E ligar no ultimo encaixe, para onde aponta a seta...

Podem soldar os fios ou simplesmente cravar, aconselho a isolarem tudo muito bem...

5º passo: O manometro de temperatura, no punto S (pelo menos no meu) trazia um sensor de temperatura que só envia um impulso electrico quando passa os 100ºc (se não estou em erro)..
Solução comprar um sensor de temperatura para um punto com esse manometro
Ex Ref´s do sensor de temperatura:
31140
7588802

para os puntos a diesel o sensor de temperatura encontra-se na frente do bloco junto às velas de aquecimento
segundo informação dada por outro user do forum

6º passo: ligar bateria e ver se tudo Funciona ;)

Espero ter ajudado  :fiatistas:

Nota: Fiz no meu e resultou tudo certinho, Não me responsabilizo por danos nas vossas viaturas...Posso me ter esquecido de referir algo, não hesitem em perguntar
« Última modificação: 09 de Fevereiro, 2012, 00:55:20 por lopez69 »

pedro303

• Vignale

• *
  • 871

Masculino
Re: Montar quadrante com conta rotaçoes e manometro temperatura punto MK1
« Responder #1 em: 26 de Janeiro, 2012, 14:09:13 »
Bem depois de muita procura consegui montar um quadrante com conta RPM e Manometro temperatura no meu punto..
Como não encontrei tudo num só Forum e aqui não há nenhum em especifico vou deixar aqui o meu contributo...
Espero que ajude e que seja perceptivel até aos mais nabos na matéria  :t_up:...

1º Passo:
Desligar a Bateria do carro.

2º Passo:
Nesta ficha estará um fio todo azul( é o unico) que provem da centralina....mas na ficha onde encaixa a ficha esse fio não vai ligar a terminal nenhum, portanto há que arranjar um terminal que seja compativel com a ficha e ligar um fio azul de preferencia para mais tarde se houver problemas terem fios iguais...

3º Passo:
Passar o fio para dentro do carro pelo sitio que mais jeito der...

4º Passo:
Com o fio passado, arranjar um terminal compativel com a ficha que vai ligar ao quadrante..
E ligar no ultimo encaixe, para onde aponta a seta...

Podem soldar os fios ou simplesmente cravar, aconselho a isolarem tudo muito bem...

5º passo: O manometro de temperatura, no punto S (pelo menos no meu) trazia um sensor de temperatura que só envia um impulso electrico quando passa os 120ºc (se não estou em erro)..
Solução comprar um sensor de temperatura para um punto com esse manometro
Ex Ref´s do sensor de temperatura:
31140
7588802

6º passo: ligar bateria e ver se tudo Funciona ;)

Espero ter ajudado  :fiatistas:

Nota: Fiz no meu e resultou tudo certinho, Não me responsabilizo por danos nas vossas viaturas...Posso me ter esquecido de referir algo, não hesitem em perguntar

Muito bem, por acaso até pensava que o fio do conta-rotações já estivesse na ficha ;) Acredito que qq pessoa consiga seguir este DIY
FIAT UNO 45 S EVOLUTION, 1990 -

FIAT PUNTO 1.2 ELX 16V, 2001 -

FIAT PUNTO 1.3 MJET, DYNAMIC, 2003 -

lopez69

• Encartado

• *
  • 78
« Responder #2 em: 26 de Janeiro, 2012, 15:24:02 »
Obrigado antes de mais nada, está até essa ficha, mas não continua para dentro do carro...pelo menos nos carros que não tem conta rotações de origem que era o caso do meu...
esqueci-me de mostrar onde se situa essa ficha , mas vou já emendar  :smash:

epaulo81

• Giannini

• *
  • 402

Masculino
  • Texto Pessoal
    epaulo81
« Responder #3 em: 26 de Janeiro, 2012, 21:51:23 »
 :OMG: era mesmo disto que eu precisava para montar no meu
 :bompost: :uikabom:
abraço

epaulo81

• Giannini

• *
  • 402

Masculino
  • Texto Pessoal
    epaulo81
« Responder #4 em: 30 de Janeiro, 2012, 23:14:20 »
oh Lopes, como fizestes a ligacao do fio da ficha exterior para passar para dentro?
abc

Dulio

• Encartado

• *
  • 130

Masculino
« Responder #5 em: 30 de Janeiro, 2012, 23:32:20 »
Boas...

espectaculo... ainda agora criei um topico a perguntar como fazer isso num panda de 2008...

abraço. :fiatistas:

lopez69

• Encartado

• *
  • 78
« Responder #6 em: 31 de Janeiro, 2012, 11:24:28 »
Epaulo81 é assim, apesar de eu ter mostrado a maneira correcta, eu não fiz dessa maneira, eu descarnei o fio azul que vem da centralina antes da ficha, ou seja não passou pela ficha...passei la para dentro pelo buraco que passa a bicha do conta kms e liguei ao quadrante..
eu coloquei a forma mais correcta no forum, mas não a segui porque não encontrei terminais iguais aqui na zona....
se fizeres da mesma maneira que eu lembra te de isolares bem os fios...
Na minha opinião e se conseguires encontrar os terminais faz como mostrei, fica um trabalho bem feito e não a sapateiro como o meu. Um dia destes mudo e depois altero aqui o diy
abraço

epaulo81

• Giannini

• *
  • 402

Masculino
  • Texto Pessoal
    epaulo81
« Responder #7 em: 31 de Janeiro, 2012, 23:04:33 »
Epaulo81 é assim, apesar de eu ter mostrado a maneira correcta, eu não fiz dessa maneira, eu descarnei o fio azul que vem da centralina antes da ficha, ou seja não passou pela ficha...passei la para dentro pelo buraco que passa a bicha do conta kms e liguei ao quadrante..
eu coloquei a forma mais correcta no forum, mas não a segui porque não encontrei terminais iguais aqui na zona....
se fizeres da mesma maneira que eu lembra te de isolares bem os fios...
Na minha opinião e se conseguires encontrar os terminais faz como mostrei, fica um trabalho bem feito e não a sapateiro como o meu. Um dia destes mudo e depois altero aqui o diy
abraço
obrigado mesmo vou tentar arranjar possivelmente as fichas de um mk1 para poder fazer as ligaçoes correctas ate la vou estudando a coisa para depois fazer tudo de uma so vez,
um abc :fiatistas:

banshee4515

• Recem chegado

• *
  • 5
« Responder #8 em: 06 de Fevereiro, 2012, 20:36:42 »
ja agora uma duvida,onde se situa essa valvula de temperatura?
eu tenho um mk1 mas 1.7td mas nao sei onde se situa essa valvula,tambem fiz essa mudança de quadrante mas falta-me ligar o manometro de temperatura.se alguem me puder ajudar agradeço.

lopez69

• Encartado

• *
  • 78
« Responder #9 em: 06 de Fevereiro, 2012, 20:51:03 »
boas banshee4515
é sim pelo menos nos fire 8v sei que fica ao pé da vareta do oleo na cabeça do motor...
nos 1.7td penso que seja perto disso...vê se encontras algo semelhante a isto na cabeça do motor, tem uma protecção e é só de uma ficha:
http://seekpart24.com/hella/coolant-temperature-sensor-6pt009107151?c=100334&at=3488
Abraço qualquer coisa dispõem
 ;)
 :fiat:

banshee4515

• Recem chegado

• *
  • 5
« Responder #10 em: 06 de Fevereiro, 2012, 21:08:24 »
muito obrigado pela ajuda,assim que possa ja vou ver se a encontro onde dizes.
espero dar com ela porque assim nao ando com o carro muito descansado.

lopez69

• Encartado

• *
  • 78
« Responder #11 em: 07 de Fevereiro, 2012, 00:06:19 »
de nada  ;)
olha eu não tinha e assim que montei dei logo conta que o meu termostato estava nas couves  :( parado aquecia normal, mas em andamento ficava a 1/4 no manometro....
foi a maior falha da Fiat nestes carros...acho que é uma coisa indispensavel e não uma luzinha quando já é tarde demais....
depois apita aqui e altero o topico com a informação que deres para o pessoal dos fumarolas que precisarem  ;)

pedro303

• Vignale

• *
  • 871

Masculino
« Responder #12 em: 07 de Fevereiro, 2012, 09:42:57 »
foi a maior falha da Fiat nestes carros...acho que é uma coisa indispensavel e não uma luzinha quando já é tarde demais....
depois apita aqui e altero o topico com a informação que deres para o pessoal dos fumarolas que precisarem  ;)

Não é só nos FIAT, Os astra H, corsa D, honda jazz (sei que há mais alguns mas nao me lembro...) tambem adoptaram o sistema da luzinha em vez do indicador, é uma estupidez, cada vez mais os carros têm tudo e mais alguma coisa que muitas vezes é desnecessário e um simples termometro de agua népia :(
FIAT UNO 45 S EVOLUTION, 1990 -

FIAT PUNTO 1.2 ELX 16V, 2001 -

FIAT PUNTO 1.3 MJET, DYNAMIC, 2003 -

banshee4515

• Recem chegado

• *
  • 5
« Responder #13 em: 08 de Fevereiro, 2012, 21:46:40 »
boas.
ja encontrei a dita valvula no punto td e ja esta a nova montada e a funcionar.
esta situa-se na frente do bloco junto as velas de aquecimento.
muito obrigado pela ajuda.

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #14 em: 20 de Fevereiro, 2012, 11:30:22 »
Bom trabalho, aposto que muita gente te vai agradecer!

Cumprimentos!