Autor Tópico: Grande punto 1.3MJET 75 Problemas  (Lida 3909 vezes)

AndreS

• Piccolo

• *
  • 60
Grande punto 1.3MJET 75 Problemas
« em: 27 de Janeiro, 2012, 18:45:27 »
Boa noite,

Comprei em Agosto um Grande punto 1.3Mjet 75 de 11/2007 que neste momento conta com 116mil e tal km.

Desde que o tenho deu-me 2 problemas que foram resolvidos em garantia (aconteceram pouco tempo depois de o ter comprado)
Problemas:
- Acendia a luz do motor quando puxava um bocadito mais por ele e entrava em safe mode. Problema estava na valvula wastegate do turbo que estava carregada de carvao e bloqueava (foi limpa e ficou tudo direitinho)
- Passado uma semana e tal/duas de ter vindo do concessionario sempre que passava das 2000rpm ouvia um sopro MUITO FORTE vindo da frente, tinha de andar sempre abaixo das 2000rpm para nao dar "show" na rua  :point:. Levei la de novo e era um tubo do IC que se tinha rompido, levou um tubo novo e ficou direitinho.

EDIT: Esqueci-me que a luz da marcha atras tambem fundiu  :P

Agora vamos ao que interessa realmente...

Em breve irei ter de fazer uma revisão jeitosa, ate porque está quase a chegar a revisão dos 120.000. Desde outubro +/- que o motor de vez em quando faz um "tic tic tic" ao relanti, acontece que esse barulho nao é nada regular, tanto faz durante um dia e está durante 15 dias sem fazer, como faz durante 1 semana. Eu associo o barulho á correia do alternador ou polie do alternador, porque o barulho vem daquele lado e porque quando está a fazer barulho e eu desligo o motor dá para ouvir um "fsshhh" da correia a parar (tambem se muda aos 120,000). Eu em novembro levei o carro à mundauto (concessionario fiat no porto) para fazer um check up mas azar dos azares, quando la cheguei deixou de fazer barulho e eles disseram que nao viram nada de mal, a nao ser uma ligeira humidade na caixa de velocidades e ter as pastilhas de travao com menos de 30% para gastar.

A primeira vez que fez barulho foi mt parecido a este mito: Sick Alfa Romeo Mito 1.3 JTDM-2

Depois acalmou e comecou a fazer menos barulho deixo um video do meu: 14102011038.mp4

Agora faz um "tic tic tic" mais suave mais igualmente audivel, so dá para ouvir ao relanti, em andamento o som NAO acompanha o subir de rotação  :wacko: O que acham disto tudo? Em breve irei ao mecanico para ele ver isto com atenção...

Outra coisa, que marca é que sao as velas da fiat? Preciso de mudar as velas e nao sei se é preciso colocar mesmo da marca que a fiat usa... Será que se dá mal com velas de outra marca? (nao quero por velas dos chineses mas por por exemplo beru em vez de ngk etc)

Em breve irei abrir outro topico sobre preços de peças como o selenia, pastilhas de travao etc :happy:

Obrigado desde ja :fiat:
« Última modificação: 27 de Janeiro, 2012, 19:35:48 por AndreS »

Nephilim

• Administrador
  • Vignale

• 889

Masculino
Re: Grande punto 1.3MJET 75 Problemas
« Responder #1 em: 27 de Janeiro, 2012, 20:17:09 »
Alternador, o Meu GP de 2008 já levou um, e pelos vistos vai levar outro.

O primeiro foi trocado aos 20 mil km, fazia um barulho que se ouvia a pelo menos 2 km de distância, começou a fazer barulho há um mês atrás, mas depois desapareceu, até agora... está com quase 40 mil km...

Estes alternadores pelo que me dizem tem defeito de fabrico...
« Última modificação: 27 de Janeiro, 2012, 20:28:57 por Nephilim »

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #2 em: 01 de Fevereiro, 2012, 15:00:59 »
Velas de escandecência? Para o 70 cv na Fiat custa cerca de 22 € cada.

Fica atento à corrente.

AndreS

• Piccolo

• *
  • 60
« Responder #3 em: 03 de Fevereiro, 2012, 15:54:36 »
Obrigado aos 2 pela ajuda. Agora está na fase que eu falei que deixa de fazer barulho e tem o barulho normal igual a todos os outros :wacko: Aponto mais para problemas no alternador, polie/correia do que corrente mas em breve irei tirar as duvidas. Pode ser tambem os rolamentos do alternador a precisar de lubrificação.

Quanto às velas, ta visto que nao vou à fiat trocar.. pediram-me 18+/- por cada uma num bosch car service.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #4 em: 03 de Fevereiro, 2012, 16:28:06 »
Em tempos (+/- 2 anos) por desgaste saltou a correia do alternador e fiquei sem assistência na direcção, chamam eles o modo de emergência, uma forma da viatura não ficar totalmente sem electricidade.