Autor Tópico: Fiat Scudo Panorama 165 e Lancia New Voyager  (Lida 2834 vezes)

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Fiat Scudo Panorama 165 e Lancia New Voyager
« em: 15 de Fevereiro, 2012, 15:52:05 »
Como alguns de vós de aperceberam, durante a semana passada tive oportunidade de fazer alguns kms com uma Fiat Scudo Panorama 165 e com uma Lancia New Voyager. Esta última fez uma curta aparição no Encontro Mensal em Belém.

Prometi que deixaria algumas palavras sobre ambos os modelos.
Para ser mais fácil de organizar as ideias, vou dividir as minhas impressões em pontos positivos e negativos

Vou começar pela Scudo.

No primeiro contacto a Scudo impressiona pelo tamanho! Olhar para o espelho e ver 2 filas de bancos + espaço de bagagens é uma sensação estranha durante os primeiros kms…

A posição de condução é fantástica, os espelhos retrovisores permitem todo o tipo de manobras sem recorrer a ajustes! Os interiores são de boa qualidade ainda que muitos dos componentes denunciem a sua origem francesa (quadrante, manete das mudanças e chave, por exemplo).

O motor é de uma disponibilidade assombrosa! É um Multijet de 2 litros com 165 cavalos e 340nm. A potência está disponível desde muito cedo! A 1ª e 2ª são mesmo muito fortes. Em cidade e a arrancar de semáforos deixei muitos outros condutores a mirar a bela traseira da Scudo!

Pelas minhas contas faz os 0-100kms/h em cerca de 11 segundos e gasta cerca de 31 segundos a chegar aos 160kms/h. Não explorei a velocidade máxima… Cheguei por várias vezes aos 170km/h e acredito que embalada será capaz de chegar muito perto dos 200kms/h. Nada mau para um carro aerodinamicamente fraco e com 1940kgs de peso!

Fiz um pequeno vídeo. Não está grande coisa mas dá para ter uma ideia. O chiar que se ouve logo no inicio é a passagem de 1ª para 2ª…

MOV02036.3gp

A média de consumos ficou-se pelos 9,2l/100, mesmo com muita cidade e quase sempre com o pé pesado.

Muitos espaços para guardar objectos no habitáculo! 3 porta luvas, 2 espaços para copos/garrafas… Bom aproveitamento! Espelhos electricos que rebatem automaticamente ao trancar as portas, saídas de ar individuais para todos os 7 passageiros, cruise control, etc...

Quanto a pontos negativos.

As portas laterais obrigam a alguma força ao fechar! Um pormenor a ser revisto!

O botão de emergência (4 piscas) está a meio do tablier, em cima… Bem longe do condutor! Em situação de emergência, como por exemplo numa travagem súbita, é muito difícil fazer o seu accionamento em tempo útil.

O sistema de rebatimento/recolha dos bancos da 3ª fila poderia ser melhorado. Torna-se difícil para uma pessoa sozinha, e principalmente se tiver alguns objectos no espaço das bagagens, baixar ou levantar os bancos.

Ficam algumas fotos:

Quanto à Voyager!

Impressiona logo os mais incautos pela quantidade de comandos, botões, luzinhas, leds, funções, gadgets…

Fica-se com a sensação de não se ser capaz de tirar o carro do sítio!

O truque é abstrairmo-nos do supérfluo e centrar a atenção nos comandos principais.

Já não conduzia um carro de caixa automática há muitos anos. O último foi um Brava 1.6 de 103 cavalos há já uns 15 ou 16 anos… Muita coisa mudou entretanto!

O motor é um subaproveitado 2800 turbodiesel com apenas 163 cavalos… A Voyager recorre sistematicamente à caixa na ânsia de manter um andamento vivo! Em vão…
São mais de 2400kgs para deslocar, mais ocupantes e bagagem… É uma tarefa inglória para aquela motorização!

Em ritmo de passeio conseguem-se uma suavidade e silêncio a bordo invejáveis… Mas basta afundar o pedal do acelerador para fazer frente a uma subida ou a uma ultrapassagem e é ver e ouvir a caixa automática, desesperada, à procura de potência e binário que simplesmente não existem!

Os consumos rondaram sempre os 11 litros.

Em cidade é um regalo conduzir a Voyager! Alia as vantagens da caixa a uma posição de condução alta! É muito fácil habituarmo-nos à “ronha” do pára/arranca!

A posição de condução é fenomenal com excepção do posicionamento da alavanca da caixa. Esta obriga a desencostar as costas do banco para alternar entre as mais usadas D, N ou R. No meu caso, que sou de estatura média (1,70m) está de fora de questão circular com a caixa em modo sequencial. Uns comandos para a caixa junto ao volante resolveriam esta questão (as tais “palhetas” como muitos modelos usam).

Os interiores e o equipamento são de sonho! 6 poltronas individuais em pele, abertura e fecho das portas laterais e do portão traseiro eléctricos e com comando na chave. GPS embutido (em espanhol), câmara de marcha-atrás com guias de auxilio ao estacionamento, luz ambiente no tecto, saídas individuais de AC, vidros da 3º fila com abertura eléctrica em compasso, várias tomadas de 12v, leitor de DVD, etc, etc e etc…

Uma palavra de destaque para os travões! A qualquer velocidade que se circule, respondem de forma honrosa, imobilizando as 2 toneladas e meia sem qualquer desequilíbrio ou hesitação! Impressiona!

Não tenho muitas fotos da Voyager porque a usei na maioria das vezes à noite! No tópico do encontro de Belém há mais algumas.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=27816.msg453140#msg453140

Se entretanto me lembrar de mais alguns pormenores dignos de destaque, virei aqui actualizar o tópico.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Re: Fiat Scudo Panorama 165 e Lancia New Voyager
« Responder #1 em: 15 de Fevereiro, 2012, 16:34:04 »
olha lá...

e se trouxesse o animal cheio de gasosa e fossemos todos dar uma volta com ela para confirmar o que disseste??

mmmmm???

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #2 em: 15 de Fevereiro, 2012, 17:38:32 »
olha lá...

e se trouxesse o animal cheio de gasosa e fossemos todos dar uma volta com ela para confirmar o que disseste??

mmmmm???

Cheio!? São 80 litros... x 1,47€ dá 117 euros!

Vais mesmo ter de acreditar em mim!  :P

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #3 em: 15 de Fevereiro, 2012, 20:32:26 »

Vais mesmo ter de acreditar em mim!  :P

Eu só acredito se vir!! :P
« Última modificação: 15 de Fevereiro, 2012, 20:34:30 por naso »

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #4 em: 15 de Fevereiro, 2012, 22:59:00 »
A Scudo é um veículo forte sem dúvida.

Já andei numa e realmente é comercial, mas é de equacionar se não faz bem o papel de qualquer SUV ou Monovolume.

Concordo que os pormenores Franceses são o ponto fraco do veículo.

Não faz sentido por exemplo a graduação do CR a 7000 num Diesel.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #5 em: 15 de Fevereiro, 2012, 23:01:48 »
Voyager é já um veículo de luxo e de investimento muito forte €€€€€.

Isso é para andar com um motor Otto de alta cilindrada e mai nada.  8)

Como aparece por cá é um salão com rodas para transportar uma famiglia nas calmas.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #6 em: 15 de Fevereiro, 2012, 23:04:52 »

Vais mesmo ter de acreditar em mim!  :P

ai eu acredito sim senhor.... enche lá isso e vem ter connosco...

mas só depois de pagares na bomba !!