Autor Tópico: Qual o óleo indicado?  (Lida 18649 vezes)

PackinHitman

• Piccolo

• *
  • 57
Qual o óleo indicado?
« em: 29 de Fevereiro, 2012, 15:04:22 »
Boas Fiatistas,

O meu Fiat Grande Punto Van 1.3 MultiJet 75cv (02/2010) está pronto para fazer a revisão dos 60.000Km's, a revisão irá ser feita na MIDAS, contudo o óleo que me estão a sugerir é GALP 5W-40. Após verificação no livro de instruções reparei que a FIAT recomenda o SELÈNIA WR PURE ENERGY 5W-30, gostaria de saber qual a vossa opinião em relação a esta situação. São da opinião que deva usar o indicado pela FIAT ou posso usar o indicado pela MIDAS? Quais as desvantagens e vantagens entre usar o 5W-30 e o 5W-40?  

Já agora só mais uma coisita, já alguem comprou óleos através deste site de venda online?
http://www.texoleo.com/
É de confiança?

Obrigado!

:fiatistas:
« Última modificação: 29 de Fevereiro, 2012, 15:11:56 por Artur Branco »

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Qual o óleo indicado?
« Responder #1 em: 29 de Fevereiro, 2012, 15:09:33 »
A questão que deves colocar na MIDAS prende-se com a certificação ACEA.

O teu carro tem filtro de partículas, logo o óleo terá obrigatoriamente de ser ACEA C2...

No caso da GALP o único lubrificante que está de acordo com esta especificidade é o GALP FORMULA LONGLIFE III.

:t_up:
« Última modificação: 29 de Fevereiro, 2012, 18:42:30 por Artur Branco »

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

PackinHitman

• Piccolo

• *
  • 57
« Responder #2 em: 29 de Fevereiro, 2012, 15:42:09 »
Boas Artur Branco,

Segundo este site http://www.flitalia.it/en/fl/content/view/162/258, o meu carro utiliza óleo SAE 5W-30, ACEA C2, FIAT 9.55535-S1 CONTRACTUAL TECHNICAL REFERENCE N°F510.D07, mas como não percebo muito bem isto, irei certamente optar por usar o indicado pela marca, SELÈNIA WR PURE ENERGY 5W-30.

Peço desculpa pela minha ignorância, mas qual a diferença entre ACEA C2 e ACEA C3?

Obrigado!

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias

PackinHitman

• Piccolo

• *
  • 57
« Responder #4 em: 29 de Fevereiro, 2012, 16:16:39 »
Estou neste momento com o manual à frente e, segundo o que aqui diz, o recomendado para motores a gasóleo:
   Lubrificantes para motores a gasóleo
   Lubrificante totalmente sintético com graduação SAE 5W-30. Qaulificação FIAT 9.555-SI
   SELENIA WR P.E. Contractual Technical Reference Nº F510.D07

Segundo estas informações que óleo aconselha Artur Branco?

Obrigado!

« Última modificação: 29 de Fevereiro, 2012, 16:17:18 por PackinHitman »

PackinHitman

• Piccolo

• *
  • 57
« Responder #5 em: 29 de Fevereiro, 2012, 18:26:52 »
Gostaria de saber também a opinião de outros fiatistas.

Obrigado!

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #6 em: 29 de Fevereiro, 2012, 18:40:13 »
Deves usar sempre o oleo indicado pelo fabricante.

Caso queiras optar por outra marca, apenas tens de comparar as especificações e ver se em alguma delas é inferior!  :t_up:

Eu no Grande Punto uso o Selénia que o fabricante recomenda. No Punto já uso Galp.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #7 em: 29 de Fevereiro, 2012, 18:49:48 »

Obrigado!

Nesses links que deixei fala-se exaustivamante sobre este assunto. Se usares a função Pesquisa vais encontrar outros tópicos com informação útil sobre os oleos!  :t_up:

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #8 em: 29 de Fevereiro, 2012, 22:01:37 »

Obrigado!

Na minha opinião já tens as dicas que precisas :t_up: a por deve se por sempre no mínimo com as especificações recomendadas pelo fabricante, um melhor não mata mas como por norma fica mais caro, pode não valer a pena.

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #9 em: 29 de Fevereiro, 2012, 22:14:16 »

Obrigado!

A questão do óleos tem pouco a ver com opinião.

Se o teu manual do carro manda utilizar um óleo com ACEA C2 na graduação 5W30 é esse que deves utilizar. Se usas Selénica, Galp ou Castrol é um pouco indiferente, desde que cumpra os requisitos. Se tiver a norma FIAT melhor ainda.

Se tens dúvidas, pergunta se na Midas o óleo que te estão a propor cumpre os requisitos ACEA C2 e se é 5w30.
small sports car...

jrib

• Encartado

• *
  • 135
« Responder #10 em: 01 de Março, 2012, 15:14:32 »
Eu no meu GPunto 1.3MJ de 2007 uso o GM dexos2 Fuel Economy, Longlife 5W30, ACEA C3, A3, B4 API SM / CF GM-LL-A025 / GM-LL-B025 Mercedes-Benz 229.51 / 229.31 BMW Longlife 04 VW 502.00 / 505.00 / 505.01

E faço as revisões de 10 em 10milkm

O que acham??
« Última modificação: 01 de Março, 2012, 15:16:04 por jrib »

sokute

• Novato

• *
  • 12
« Responder #11 em: 02 de Março, 2012, 02:21:34 »
Boas Fiatistas,

O meu Fiat Grande Punto Van 1.3 MultiJet 75cv (02/2010) está pronto para fazer a revisão dos 60.000Km's, a revisão irá ser feita na MIDAS, contudo o óleo que me estão a sugerir é GALP 5W-40. Após verificação no livro de instruções reparei que a FIAT recomenda o SELÈNIA WR PURE ENERGY 5W-30, gostaria de saber qual a vossa opinião em relação a esta situação. São da opinião que deva usar o indicado pela FIAT ou posso usar o indicado pela MIDAS? Quais as desvantagens e vantagens entre usar o 5W-30 e o 5W-40?  

Já agora só mais uma coisita, já alguem comprou óleos através deste site de venda online?
http://www.texoleo.com/
É de confiança?

Obrigado!

Viva.

Eu tenho um GPunto 1.3 Multijet 90cv de 2008 e leva óleo 5W40, tal como o manual indica. O manual é bem específico, indica óleo 5W40 para todas as versões diesel.

Em relação à loja Texoleo.com, coincidência ou não, amanhã vou lá buscar uma lata de Selenia WR 5W40 para o mestre Luke me fazer a muda do óleo, entre outras coisas.

Pelo telefone foram bastante prestáveis. Inclusivamente, hoje eu liguei para lá e não atenderam. Passados 10 minutos ligaram-me de volta. Disseram-me que fizesse a encomenda on-line e que indicasse que a ia levantar no escritório deles. Foram bastante atenciosos.

Amanhã já poderei dar mais feedback.

Cumprimentos.

sokute

• Novato

• *
  • 12
« Responder #12 em: 02 de Março, 2012, 19:20:14 »
Viva.

Não podia estar mais satisfeito com o atendimento na Texoleo.com. O senhor que me atendeu foi simpatiquíssimo e paciente, pois teve de me indicar o caminho até lá 3 vezes ;).

Tal como o combinado, comprei o Selenia WR 5W40. Veio com brinde (um porta-chaves com iluminação LED).

Recomendo vivamente esta casa, tem imensas marcas de óleo a preços muito competitivos.

Cumprimentos.