Autor Tópico: Novo aumento do preço da gasolina - Só porque sim?  (Lida 23500 vezes)

Miguelhbx

• Encartado

• *
  • 102
Novo aumento do preço da gasolina - Só porque sim?
« em: 11 de Março, 2012, 20:35:31 »
Como já devem ter reparado a gasolina voltou a subir esta semana e encontra-se agora nos 1.69.9 na maioria dos postos.
A minha pergunta é, qual serão as razões fictícias para este aumento?

Tensões no médio Oriente?
São constantes desde sempre, e apesar de eventuais picos que poderiam provocar dificuldades na importação de petróleo, a verdade é que a maior parte do petróleo consumido actualmente em Portugal vem de África, nomeadamente, Nigéria.

Aumento da procura?
Falso, o consumo de combustíveis desceu 6% desde o ano passado, em Portugal.

Aumento dos Impostos?
Só subiram uma vez e não todas as semanas como acontece com o preço da gasolina.

Criei este tópico para partilharmos opiniões, problemas e soluções relacionadas com algo que é essencial no nosso dia-a-dia, e com este aumento de preço irracional, semana sim, semana não, põe em risco a nossa capacidade de mobilidade.

Já agora, uma curiosidade, o preço do gasóleo também tem vindo a aumentar imenso, mas neste momento Portugal é um país exportador de gasóleo, o que torna ainda mais incrível os preços a que este é vendido cá.
http://combustiveis-pt.blogs.sapo.pt/47641.html

:pain10:

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
Re: Novo aumento do preço da gasolina - Só porque sim?
« Responder #1 em: 11 de Março, 2012, 20:56:51 »
Por cá a lei da oferta e procura não funciona.
Num país decente se a procura baixasse, o preço também.
Aumento da procura, aumento do preço.

Por cá, se a cotação do brent baixa, o preço aumenta, se a procura baixa o preço aumenta, se a cotação dos produtos refinados baixa o preço aumenta... se o rei das arábias mija na tampa aumenta o preço.  :nhedaxe:

Apenas duas coisinhas causam estes preços... Galp e o Estado!
A Galp porque detém o monopólio da refinação em Portugal e básicamente impõe o preço que quer, já que o preço é livre. O estado por cobrar impostos absurdos por um bem que, quer queiramos ou não, é essencial nos dias de hoje, pois move toda uma economia.
« Última modificação: 11 de Março, 2012, 20:59:01 por rfsbaptista »
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #2 em: 12 de Março, 2012, 12:15:52 »
Ainda ontem fui meter ali uns litritos na Kappa, aquilo não anda sem gota, é pagar e está feito!!

Podem reclamar e dizer o que bem entenderem, eu não acredito que altere nada, se for para fazer alguma coisa, aí a conversa é outra, mas estando em Portugal... :sleep:
« Última modificação: 12 de Março, 2012, 12:16:17 por naso »

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #3 em: 12 de Março, 2012, 12:20:05 »
o melhor é vender os carros ....

acaba-se a chucha..

Piloto127

• Giannini

• *
  • 585
« Responder #4 em: 12 de Março, 2012, 15:49:20 »
Esta semana aumentou por dois motivos:

aumento da cotação do Brent
aumento da cotação dos refinados

O preço constitui-se por 3 factores:

1.preço do petroleo medio semanal
2-cambio do eur face ao dolar
3-cotação media dos refinados

O problema é que nem sempre isto conta...

« Última modificação: 12 de Março, 2012, 15:51:05 por Piloto127 »

RS

• Moretti

• *
  • 176

Masculino
« Responder #5 em: 12 de Março, 2012, 16:51:22 »
Bem vindos ao país dos ladrões! Já faltou mais para a gasolina e gasóleo estarem nos 2€ o litro.
Para quem não têm alternativa ao carro tá lixado. Agora quem tiver, é usar menos o carro e poupa-se muito.
Não sei onde isto vai parar nem se alguem vai parar isto mas algo precisa ser feito para mudar isto.
Preços de acordo com os salários medios em Portugal porque a pagar combustíveis e outras coisas muito mais caras que noutros países da UE, até parece que somos ricos a ganhamos todos bem. O país tá a saque  :charge:

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
« Responder #6 em: 12 de Março, 2012, 23:55:58 »
Galp preocupada com quebra das vendas de combustíveis

O presidente executivo da Galp, Manuel Ferreira de Oliveira, admite estar preocupado com o momento recessivo atual, reconhecendo que a quebra das vendas de combustíveis está a afetar "tremendamente todos os agentes económicos".

"Num período recessivo como aquele que estamos a atravessar, o consumo e as vendas diminuem, o que afeta tremendamente todos os agentes económicos, a começar pela Galp Energia, o que nos preocupa", disse o presidente executivo da empresa, à margem da assinatura de um protocolo com a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

Questionada sobre as declarações do presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), de que há 300 postos de abastecimento em risco de sobrevivência, Ferreira de Oliveira disse que "o negócio dos combustíveis é um negócio de grande volume e de pequenas margens".

"As margens unitárias são muito pequenas e toda a rentabilidade está ancorada em grandes volumes", declarou.

O presidente da Galp Energia acrescentou que "os agentes estão em permanente interação para ver o que fazer para atravessar estes períodos difíceis, sobrevivendo"

"Infelizmente há muitos que não estão a sobreviver o que nos preocupa", realçou Manuel Ferreira de Oliveira.

in:http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2356517] [url]http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2356517[/url]

Oh coitadinhos... tenho cá uma pena destes canalhas...  :nhedaxe:
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

RS

• Moretti

• *
  • 176

Masculino
« Responder #7 em: 13 de Março, 2012, 00:03:05 »
Bla bla bla whiskas saquetas... Canta muito mas não me encanta. Paleio não lhes falta para dar a volta ás pessoas.

Miguelhbx

• Encartado

• *
  • 102
« Responder #8 em: 13 de Março, 2012, 00:13:28 »
Podem reclamar e dizer o que bem entenderem, eu não acredito que altere nada, se for para fazer alguma coisa, aí a conversa é outra, mas estando em Portugal... :sleep:

Desde que tenho a carta e ando de carro pus gasolina na galp um total de 5 vezes, e foi mesmo por obrigação, pois não havia outras bomba mais perto.
Prefiro mandar os meus €uros para os espanhoís da Repsol do que aos ladrões da galp que podiam vender bem mais barato e não o fazem.
Mas depois quando se passa ali nas torres de benfica , no parque de estacionamento, na área reservada à galp o que não falta são os bentleys, os M5 e os AMG...

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #9 em: 13 de Março, 2012, 07:55:19 »
essa tá boa..

não queres dar dinheiro aos da Galp e compras Repsol que compra a matéria à Galp...

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #10 em: 13 de Março, 2012, 09:08:09 »
A aldrabice nesta altura do campeonato é na parte do mercado secundário que reage à porcaria das bolsas;

É o mercado onde os aldrabões assentam arraiais! É onde se fazem os grandes negócios da especulação independentemente do preço do barril;

Está a subir devagar na produção e na venda ao consumidor depende do mercado de abastecimento e armazenamento e consequente procura; basta o Irão dizer que vai enfiar algum supositório no estreito e vai tudo a correr comprar stock elevando o preço!

Basta dizer que já não há guerra e o preço fica como está e o consumidor paga o mesmo!

Há 6 anos atrás (como exemplo) o GPL estava a 50 cêntimos e agora está a 80..o que significa um aumento de praticamente 10% ao ano, quando as carteiras das pessoas não aumentam nem 1% o que significa que não há dinheiro para pagar a gasolina…

Em Inglaterra paga-se mais do que cá e os carros em impostos é impossível de os manter.. já nem falo em casas em Londres; em contrapartida em Espanha é mais barato! No entanto acho que a taxa do desemprego em Inglaterra ronda os 7 ou 8% e em Espanha 23%!!
Portanto… andem de transportes públicos ou a pé ou não se queixem, ou queixem-se ao V/patrão que está a pagar pouco!

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #11 em: 13 de Março, 2012, 09:38:37 »
Como não tenho transportes públicos, ou ando a pé ou não me queixo :t_up:

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #12 em: 13 de Março, 2012, 11:52:48 »
Em Inglaterra paga-se mais do que cá e os carros em impostos é impossível de os manter.. já nem falo em casas em Londres; em contrapartida em Espanha é mais barato! No entanto acho que a taxa do desemprego em Inglaterra ronda os 7 ou 8% e em Espanha 23%!!
Portanto… andem de transportes públicos ou a pé ou não se queixem, ou queixem-se ao V/patrão que está a pagar pouco!

Mas em Inglaterra e em Espanha ganha-se mais.
« Última modificação: 13 de Março, 2012, 11:53:19 por Lourenço »

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #13 em: 13 de Março, 2012, 12:17:24 »
isso não é linear!

em Inglaterra ganha-se mais, mas um hamburger ronda os 20 €!

em Espanha ganham mais, mas só aqueles que trabalham! os que não trabalham estão como nós e são 1/4 da população quase! e não ganham muito mais..

jmonteiro

• Abarth

• *
  • 3829

Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
« Responder #14 em: 13 de Março, 2012, 12:20:13 »
LB em inglaterra os bens essenciais não são assim tão caros os sem o ser é que são, isto segundo colegas meus que tiveram la.. Não esquecer que la ganha se bem..

Não há meio de encherem este pais de carros eléctricos para a gota descer drasticamente.. ou então não :S