Caramulo + 1
não pega... imobilizador não desarma!
razão -> falta de bateria por ter ficado a luz de habitáculo ligada a noite inteira.
por mexer na bateria e ir ver o estado de algumas ligações acabei a resolver corrigir uma série de problemas, desde fichas com verdete a ligações mal feitas, soldaduras frias, etc... este carro tem de tudo!
depois do carro a trabalhar passei na oficina de um ex mecânico fiat conhecido e depois de ouvir o carro disse-me que devia ir afinar as válvulas por estarem apertadas.... algo que nunca me passaria pela cabeça porque o carro não batia válvulas nem sequer tinha problemas de compressão
resultado....... as válvulas de escape estavam com folga negativa

nunca fechavam completamente! daí a sonda lambda detectar oxigénio, mandar enriquecer e o motor nunca conseguir atingir o equilíbrio!!!!!
leitura de folgas
adm 0.30 0.30 0.30 0.30
esc 0.00 0.00 0.00 0.00
a folga da admissão são 0.35 +/- 0.04, a folga do escape é 0.40 +/-0.04 (muita gente citando 0.50(GPL))
decidi não mexer na admissão por estar a 0.01 da tolerância e o meu apalpa folgas só ter laminas de 0.05 em 0.05, ou seja 0.35 não entrava mas 0.30 entrava com facilidade.
no escape apostei em 0.45 de folga
tinha pastilhas de 4.50 4.50 4.35 4.37 montadas
fui buscar uma 3.5 para fazer as medidas correctas (o apalpa folgas vai até 1.00 mm)
folgas medidas com a pastilha 3.5
0.90 0.95 0.75 0.85
daqui calculei que precisava de pastilhas
3.95 4.00 3.80 3.90
então peguei na rebarbadora.... que estava desarrumada... e fui arruma-la

depois de comprar as pastilhas novas (2€ cada) voltei a medir folgas e estavam todas imaculadamente a 0.45 (ainda sei fazer contas... se a lusófona sabe... da-me equivalência a economia

)
dei á chave .... e tenho o prazer de informar que não voltou a ir abaixo

agora precisa de uma afinação final como deve de ser, e entretanto vou começar a religar o sistema de GPL