Autor Tópico: Fiat Stilo jtd_Safe Mode  (Lida 5055 vezes)

stilo_jtd

• Novato

• *
  • 15
Fiat Stilo jtd_Safe Mode
« em: 05 de Abril, 2012, 00:07:50 »
Boas pessoal, tenho um stilo jtd de 115cv, que ja a algum tempo me anda a dar uma dor de cabeça, por isso venho pedir a vossa ajuda;
e o seguinte, eu quando o comprei ja vinha com uma repro da F3AUTO,ja se mechia bm, so tinha os valores de gasoleo alterados,mas meteram-me na cabeça que devia fazer outra repro e la fiz, acontece que desde ai, nunca mais foi o mesmo,ate que pensa-mos que podia ser da repro e coloca-mos a que ele tinha e na mesma, ate terceira posso puchar a vontade que n s passa nada, mas a 4ª e a 5ª de gas a fundo apartir das 3mil rpm a pressao do turbo começa a subir ate entrar em safe mode, n sei mais o que fazer,ja troquei a electrovalvula que contrala a pressao e nada e tambem ja troquei o sensor map, tudo de origem, tenho a egr com junta cega junto a admissao, escape so com panela central,e o turbo ja foi para rectificar, por favor ajudem-me, qual podera ser a causa?cumps

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
Re: Fiat Stilo jtd_Safe Mode
« Responder #1 em: 05 de Abril, 2012, 00:35:00 »
Procura aqui no fórum pelo amigo Borgata, com toda a certeza que te pode ajudar!
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #2 em: 05 de Abril, 2012, 00:35:59 »
Ah e ainda não tinha reparado, mas convém fazeres a tua apresentação aqui no fórum primeiro.
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

MomoX1

• Giannini

• *
  • 480

Masculino
« Responder #3 em: 05 de Abril, 2012, 07:47:58 »
O FiatEcuScan diz o que se passa...

Acho engraçado reprogramadores "saberem" reprogramar, mas não sabem ver o problema que provoca o safe mode...

Podes dizer como ocorre o safe mode, o carro desliga-se ou deixa de puxar?
Se deixa de puxar e pressionares a embreagem ele puxa?

O sensor Map, N75 e turbo estão calibrados?
Para fazer desvio de pressão ou a geometria está muito fechada ou algo está descalibrado (ficou descalibrado na troca de mapa)... voltagem de sensores, etc.

Se precisares de ajuda avisa, tenho a pessoa indicada para mexer em Jtd...
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino

stilo_jtd

• Novato

• *
  • 15
« Responder #5 em: 05 de Abril, 2012, 21:27:21 »
Boas momo x1, neste momento tenho a repro de origem da f3auto, que antes funcionava tudo lindamente, o safe mode que acontece e k deixa de puxar,mas se largar o acelarador, se for sempre a fundo ele n deixa de puxar,mas assim k deixe de acelarar a pressao de turbo fica limitada e n puxa, se pressionar a embraiagem ele volta a puxar. o Map e N75 n é a mesma coisa?se for o map é novo da fiat.

MomoX1

• Giannini

• *
  • 480

Masculino
« Responder #6 em: 06 de Abril, 2012, 06:59:12 »
Boas momo x1, neste momento tenho a repro de origem da f3auto, que antes funcionava tudo lindamente, o safe mode que acontece e k deixa de puxar,mas se largar o acelarador, se for sempre a fundo ele n deixa de puxar,mas assim k deixe de acelarar a pressao de turbo fica limitada e n puxa, se pressionar a embraiagem ele volta a puxar. o Map e N75 n é a mesma coisa?se for o map é novo da fiat.

O sensor Map fica no colector de admissão e lê a pressão para fornecer dados à centralina...
O sensor Map original só lê até 1.5bar, acima disso dá erro e entre em saf mode (modo de segurança).
Quando se faz um mapa para funcionar acima desse valor, normalmente trocam o sensor por outro e calibram o sensor na centralina, para fornecer os dados/valores correctos.
Outro método, mantêm o sensor original, mas baixam a voltagem. Isso engana a centralina, mas pode funcionar acima de 1.5bar. Ou seja, o turbo faz 1.65bar e a centralina está a ler no Map apenas 1.45bar.
A válvula N75, é outra coisa, funciona por vácuo e controla a geometria do turbo electronicamente...

Coloca o ficheiro original Jtd 115 e vê o que acontece...
Se fizer o mesmo podes excluir problema do mapa...
O problema será com o turbo, tubagens, sensores ou válvulas...

Vê se não tens fugas e/ou tubagens trocadas...
Verifica se a geometria do turbo não está presa ou demasiado fechada...
Verifica se tens a válvula de geometria calibrada e válvula N75 a funcionar correctamente.
Verifica se o sensor Map não está sujo e se está a funcionar com a voltagem ideal.

É o que posso ajudar, mais só vendo o carro e o comportamento dele...
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

stilo_jtd

• Novato

• *
  • 15
« Responder #7 em: 06 de Abril, 2012, 11:31:31 »
O sensor Map fica no colector de admissão e lê a pressão para fornecer dados à centralina...
O sensor Map original só lê até 1.5bar, acima disso dá erro e entre em saf mode (modo de segurança).
Quando se faz um mapa para funcionar acima desse valor, normalmente trocam o sensor por outro e calibram o sensor na centralina, para fornecer os dados/valores correctos.
Outro método, mantêm o sensor original, mas baixam a voltagem. Isso engana a centralina, mas pode funcionar acima de 1.5bar. Ou seja, o turbo faz 1.65bar e a centralina está a ler no Map apenas 1.45bar.
A válvula N75, é outra coisa, funciona por vácuo e controla a geometria do turbo electronicamente...

Coloca o ficheiro original Jtd 115 e vê o que acontece...
Se fizer o mesmo podes excluir problema do mapa...
O problema será com o turbo, tubagens, sensores ou válvulas...

Vê se não tens fugas e/ou tubagens trocadas...
Verifica se a geometria do turbo não está presa ou demasiado fechada...
Verifica se tens a válvula de geometria calibrada e válvula N75 a funcionar correctamente.
Verifica se o sensor Map não está sujo e se está a funcionar com a voltagem ideal.

É o que posso ajudar, mais só vendo o carro e o comportamento dele...
Boas, a n75 e a mesma coisa que wastgate?se nao for onde fica?como verifico as voltagens?a pessoa que me falaste que percebe de jtd de onde e?abraço e obrigado