Autor Tópico: Punto 55s - Troca de quadrante  (Lida 10716 vezes)

Fiatunto

• Recem chegado

• *
  • 7
Punto 55s - Troca de quadrante
« em: 30 de Abril, 2012, 13:44:47 »
Boas,

Depois de ler este tópico http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=27644.0, que explica como mudar de quadrante num Punto mk1, achei que não teria problemas nenhuns em fazer o mesmo no meu 55s. O que não aconteceu.

Achei que seria boa ideia colocar estas dúvidas no referido tópico, mas por razões de poluição não o fiz. Está um bom tópico e não o quero estragar com as minhas questões, fotos, etc...

"Então mas o que se passa?", perguntam vossas excelências. Ao que eu respondo, "passa-se o seguinte..."

O quadrante que pretendo montar é o de cima, com o conta rotações e manómetro de temperatura.

Só mesmo para experimentar montei-o sem alterar nada, como se o carro estivesse preparadíssimo para o receber. Para além de faltarem umas luzes o conta rotações e o manómetro de temperatura não funcionaram, como seria de esperar.

Seguindo o DIY do link no início do post sei que tenho que encontrar um fio azul que vem da centralina mas não vai para dentro do carro. Creio que o encontrei.

Ao longe...

Ao perto...

E a parte de trás

Agora começam as dúvidas. Como é que eu ligo um fio na parte de trás desta coisa? Como é que eu ligo um fio naquela grelha? Não faço ideia.

Como se pode ver na imagem, aparentemente há dois fios azuis, mas creio que um deles tem uma lista verde. Pelo que percebi o que é completamente azul é que é o que manda a informação das rotações.

Supondo que eu até ligo um fio ali e o mando para dentro do carro. Como é que depois ligo esse fio na ficha que vai encaixar na tomada do quadrante. Sei que na ficha tem de ficar o mais à direita possível, não sei é como é que o ponho lá.

Outra questão, vou ao ferro-velho procurar um sensor de temperatura, uma vez que o que está no carro não faz o trabalho que pretendo. O que devo pedir ao Sr. Ferro Velho? "Olhe, quero um sensor de temperatura de um Punto que tenha manómetro de temperatura." Algo assim?
Então e onde se encontra o sensor de temperatura?

Outra questão, no quadrante que pretendo montar faltam algumas luzes e outras estão fundidas, posso trocar livremente com as lâmpadas que sei que funcionam do quadrante antigo ou cada lâmpada tem a sua posição específica? Pergunto isto porque as lâmpadas têm cores e inscrições diferentes.

Sei que existem mais dúvidas, mas estupidamente não me estão a vir à cabeça. Por enquanto ficam estas, é da maneira que o tópico fica menos chato de ler.

Agradeço bastante qualquer luz que me possam dar que ilumine o caminho que devo seguir.

Voltarei a escrever qualquer coisa assim que me lembrar de mais dúvidas/problemas.

Abraço.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Punto 55s - Troca de quadrante
« Responder #1 em: 30 de Abril, 2012, 13:50:29 »
Quanto ao sensor, por exemplo na Socorsul, tens para lá uns quantos Puntos... É veres pela versão e teres a sorte de o sensor ainda lá estar!

Leva uma chave... Salvo erro é uma 14'', para desapertar aquilo...

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #2 em: 30 de Abril, 2012, 14:04:45 »
eu sugiro comprares um sensor novo :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lopez69

• Encartado

• *
  • 78
« Responder #3 em: 30 de Abril, 2012, 18:46:53 »
boas...

podias ter posto no topico pois é para isso que eles existem...

a alteração que tu fizeste é a mesma que fiz no meu..do mesmo quadrante para o mesmo...

Quanto ao fio azul está explicado que terás de ir a uma loja de componentes electricos e procurar por dois terminais um para a ficha que vem da centralina outro para o encaixe do quadrante...

inicialmente não fiz assim, mas podes desengatar tanto num lado como noutro um dos fios "vizinhos" para saberes o que vais procurar...

em relação ao sensor...até pus as referencias, queres por usado, procura pelo modelo do dador desse quadrante...

na minha opinião por 10€ estares a fazer duas vezes...fica ao teu critério

Fiatunto

• Recem chegado

• *
  • 7
« Responder #4 em: 30 de Abril, 2012, 19:27:24 »
boas...

podias ter posto no topico pois é para isso que eles existem...

a alteração que tu fizeste é a mesma que fiz no meu..do mesmo quadrante para o mesmo...

Quanto ao fio azul está explicado que terás de ir a uma loja de componentes electricos e procurar por dois terminais um para a ficha que vem da centralina outro para o encaixe do quadrante...

inicialmente não fiz assim, mas podes desengatar tanto num lado como noutro um dos fios "vizinhos" para saberes o que vais procurar...

em relação ao sensor...até pus as referencias, queres por usado, procura pelo modelo do dador desse quadrante...

Pode não parecer, mas acredita que li (e várias vezes) o teu tópico com muita atenção. Aliás, só me meti nesta aventura por causa do teu tópico. Dito isto aproveito para agradecer, obrigado.

À semelhança do que aconteceu contigo também não encontrei terminais para o fio. Sendo assim cortei-o antes de ele chegar à famosa ficha. Liguei-lhe outro fio e levei o fio até ao quadrante para testar. O ponteiro das rpm subiu portanto está tudo a funcionar.  O problema é que não arranjei sítio para o fio passar para dentro do carro e também não sei como hei-de fazer a ligação do fio ao quadrante (no teste que fiz o fio passou por fora do carro e o fio estava apenas encostado à ficha do quadrante). Como fizeste a ligação do fio ao quadrante? Foi com um terminal adequado?
Sei que passaste o fio pelo buraco da bicha do conta km, eu por mais que tente não arranjo maneira de passar o fio...

Relativamente ao sensor, pelo que percebi também aconselhas que compre um novo, certo?

Por mais que me esforce nao consegui entender a tua última frase.

Muito obrigado a todos pelas dicas/opiniões preciosas.

Abraço..

lopez69

• Encartado

• *
  • 78
« Responder #5 em: 30 de Abril, 2012, 19:38:49 »
Não é preciso agradecer...

pronto eu fiz assim inicialmente...fiz um chante no fio azul e passei pela borracha da bicha do conta kms

mas depois arranjei uns terminais adquados e pus nas fichas...podes desengatar das fichas um dos cabos que lá estão para procurares nas lojas de electricidade/electronica os terminais iguais..

em relação ao sensor..sim põe novo...não arrisques dar dinheiro por um usado e depois acabar por dar na mesma pelo novo...e poupas mão de obra a tua ou a do mecanico...

que ultima frase não compreendes? não hesites em perguntar ;)

Fiatunto

• Recem chegado

• *
  • 7
« Responder #6 em: 30 de Abril, 2012, 19:52:48 »

que ultima frase não compreendes? não hesites em perguntar ;)

esta:

Mas acho que já lá cheguei, estavas a falar de comprar um sensor novo versus um usado. Era isso?

De resto, vou continuar a procurar terminais para ficar um trabalho minimamente bem feito e amanhã logo tento novamente passar o fio para dentro do carro. Vou tentar descobrir qual a bicha do conta Km e passá-lo por aí.

Mais uma coisa, alguma sugestão relativamente a lojas online onde possa mandar vir um sensor novo?

Obrigado.

lopez69

• Encartado

• *
  • 78
« Responder #7 em: 30 de Abril, 2012, 20:02:33 »
sim era mesmo isso :)

a bicha é mais facil seguir da caixa de velocidades, ou pelo sitio cabo mais grosso por cima do reservatorio do liquido dos travões...

em lojas online para o tempo que demora e com um preço a volta dos 10€ nao vale a pena...

és de onde?

Fiatunto

• Recem chegado

• *
  • 7
« Responder #8 em: 30 de Abril, 2012, 20:07:44 »

Ok, depois de tentar passar o fio por onde disseste venho aqui deixar o feedback.

Moro na Póvoa de Santa Iria, tão perto de Lisboa e parece uma aldeia :)

Alguma sugestão?

Fiatunto

• Recem chegado

• *
  • 7
« Responder #9 em: 03 de Maio, 2012, 20:31:33 »
Boas,

O rpm ja tá a funcionar. Agora só falta mesmo o manometro de temperatura.

Sabem-me dizer a diferença entre válvula de temp e sensor de temp? Onde se situam cada um deles?
Pergunto isto porque um electricista auto disse-me que para o manometro funcionar se calhar bastava apenas mudar a valvula e nao o sensor. Eu sempre pensei que fosse o sensor.

Supondo que o que tenho que mudar é o sensor, que sensor devo comprar que seja compativel com o meu carro e que faça o manometro mexer?

Obrigado.

.EDIT.
Encontrei estes mas não sei se dão:

http://www.ricambio.co.uk/1096-cold-start-water-temperature-sensor--fiat-punto-mk1-alfa-romeo-33-145-146
http://www.ricambio.co.uk/1097-cold-start-water-temperature-sensor--fiat-cinquecento-seicento-punto-classic-panda-uno-coupe-bravo-a-marea-tipo-tempra-ducato-fiorino
http://www.ricambio.co.uk/1094-cold-start-water-temperature-sensor--fiat-punto-mk1
http://ggb.me.uk/?name=store&op=Details&ProdID=266&sku=1394
http://seekpart24.com/hella/coolant-temperature-sensor-6pt009107151?c=100334#vehicles

Creio que nessa lista estão 2 tipos de sensores misturados, o que dá a informação para o manometro e o do termostato.

Dicas e luzes são benvindas, estou demasiado confuso.
« Última modificação: 04 de Maio, 2012, 14:00:11 por Fiatunto »

lopez69

• Encartado

• *
  • 78
« Responder #10 em: 03 de Maio, 2012, 21:33:54 »
Amigo no meu tópico está lá tudo perde um tempo a ler tudo  .. O sensor está ao pé da vareta do óleo e no tópico estão lá as referências das peças que precisas de pedir em qualquer lojas de peças auto

Fiatunto

• Recem chegado

• *
  • 7
« Responder #11 em: 04 de Maio, 2012, 14:24:40 »
Amigo no meu tópico está lá tudo perde um tempo a ler tudo  .. O sensor está ao pé da vareta do óleo e no tópico estão lá as referências das peças que precisas de pedir em qualquer lojas de peças auto

Boas, agradeço muito as tuas respostas e o teu tópico. Tenho tido sempre mais de 10 abas abertas nestas pesquisas que ando a fazer, a primeira é o teu tópico. Se o leio mais já o cito de cor.

As referências que indicaste foram as primeiras peças que procurei, antes de me meter na busca "sozinho", acontece que esses sensores têm uma rosca de 16*1.5 e (não sei bem porquê...) acho que o sensor que tenho no carro, o original, a rosca é de 12*1.5. Por haver esta diferença é que me pus à procura de outros sensores.
Outra coisa, depois de falar com um mecânico e depois de lhe dizer que sensor pretendia ele disse-me que o sensor tem 2 pins e aqueles que referes no teu tópico são sensores de um pin apenas.

O preço que o mecânico me disse foi 15€ pelo tal sensor de 2 pins. Não o vi, não sei referências nem tamanhos. Só pelo número de pins, é possível saber se este sensor dá?

São 14:21, às 15h vou ter com o mecânico e experimentar o tal sensor. Algo me diz que não vai funcionar...

Mais tarde venho aqui deixar o feedback.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #12 em: 05 de Maio, 2012, 01:35:11 »
feedback :smash:

lopez69

• Encartado

• *
  • 78
« Responder #13 em: 05 de Maio, 2012, 07:52:16 »
Já deves ter percebido que não deu ou só um pino ficou ligado em todos os fires 8v com isso o pino é aquele das referências que dei mas mesmo à confiança..

Fiatunto

• Recem chegado

• *
  • 7
« Responder #14 em: 06 de Maio, 2012, 01:10:00 »
feedback :smash:

Já deves ter percebido que não deu ou só um pino ficou ligado em todos os fires 8v com isso o pino é aquele das referências que dei mas mesmo à confiança..

Boas,

relativamente ao sensor de dois pinos...
Saí de casa de peito inchado, cheio de confiança, cheguei ao mecânico e disse: "o sensor de dois pinos de certeza que não dá no meu carro, o que dá é este (e mostro-lhe o telemóvel onde se via uma foto de um sensor e respectiva referência)".
Ele nem questionou. "Se o Sr. diz, o Sr. é que sabe! Passe cá daqui a uma hora que já aí tenho o sensor."

E assim foi. Substituí o sensor e assim que rodei a chave subiu o ponteiro da temperatura. Espectáculo :)

Sensor de temperatura do líquido de refrigeração -- referência FAE 31140

Ex Ref´s do sensor de temperatura:
31140
7588802

Mais uma vez obrigado :)

Teria sido muito mais complicado sem as tuas informações.

Agora só falta mesmo trocar umas lâmpadas que estão fundidas. À noite não vejo a gasolina, temperatura e velocidade até aos 90/100... Desde o lado esquerdo até mais ou menos meio portanto.

Cumprimentos