Autor Tópico: xénon, manutenção e dentro da lei (esclarecimentos eléctricos e legais)  (Lida 1599 vezes)

Bravobravissimo

• Moretti

• *
  • 155
Boas fiatistas, decidi postar sobre o xénon para tirar uma dúvidas para não vos acontecer o mesmo que a mim ..
Tenho um bravo de 98, quando o comprei tinha xénon, mas ilegalmente :/
Para quem tem xénon, se não o tem legal, aconselho a retirar, não só por causa do sistema eléctrico como pelas multas ..
Como o xénon vê-se muito melhor, que com as típicas lâmpadas isso é verdade ! Mas a nível legal, além de ser caro, deus me acuda que as multas também o são ..
Ora aqui vai :
Para ter xénon legal, é preciso, ópticas adequadas (chamado olho de boi), auto regulador, e mijas (esguichos), além disso o chamado kit xénon, balastros e lâmpadas xénon, todo este material tem de ser homologado !  reles especiais e cablagem especial !Como se não basta-se têm de estar averbado no livrete :/
As multas para quem trás isto sem este material e averbado, corresponde a alterações das características do veiculo, pode ir de 120 a não sei quanto --' dá apreensão do veiculo e inspecção B, só para que se tenha uma noção esta inspecção custa 80 e poucos euros e são rígidos como o caraças !
Com isto tudo, já nem sei se compensa --', alguém me pode dizer o preço de um auto regulador, mijas e homologação no livrete ?
Abraço

Bravobravissimo

• Moretti

• *
  • 155
A propósito, é normal haver dois fios de massa nos médios ? é q o meu têm :/

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
para ter xenon legal tens te ter ópticas com homologação xenon, tens de ter nivelador automático e lava faróis. não tens que ter lentes nenhumas, nem cablagem especial, nem relés especiais.

quanto aos fios de massa... é normal sim... tem dois, um em cada farol :)

:lol:

agora a sério... deixa estar a cablagem do carro quieta e não andes a inventar nem tudo o que a Fiat fez está bem feito, mas tem obrigação de funcionar sem dar chatices
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Bravobravissimo

• Moretti

• *
  • 155
Não foi isso que me informaram num electricista ..
Ele disse-me que a cablagem deve ser diferente e os reles, se não derrete .. e eu vi no meu, como estava aquilo, mais um tempo
e estava tudo derretido ... 

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
Não foi isso que me informaram num electricista ..
Ele disse-me que a cablagem deve ser diferente e os reles, se não derrete .. e eu vi no meu, como estava aquilo, mais um tempo
e estava tudo derretido ... 

É porque fizeste umas ligações muito manhosas, andei com um kit desses montado durante 4 ou 5 anos e não queimou nada, apenas tirei porque mudei de carro e quero andar legal, pois as multas são bem caras. Para homologar tudo é uma chatice dos diabos, mais vale comprar logo um carro usado que tenha esse extra ou comprar um carro novo com esse opcional! Ainda tenho o kit numa gaveta a ganhar pó.
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
é claro que não vais ligar a lâmpada de xenon que trabalha com ALTA VOLTAGEM com os cabos das H4...

é preciso ter cuidado com o que esses "profissionais" dizem!

uma lâmpada de xenon gasta 35W, uma H4 típica é 55W

o consumo é menor!

jlandrade

• Giannini

• *
  • 511

Masculino
  • Texto Pessoal
    v.n.gaia
eu tenho xenon no meu ha 4 anos e ate hoje nao derreteu nada nem tive problemas com a policia mas as lampadas que tenho sao quase iguais as de origem nao sao azuladas como muitas que se ve por ai
fiat punto 1.3mjet sportvan

Bravobravissimo

• Moretti

• *
  • 155
as minhas capitas que protegem o terminal, estavam derretidas !

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
não seria da temperatura?... ou de azelhice de quem montou? ja montei varios kits de xenon e nunca tive problemas desses

Bravobravissimo

• Moretti

• *
  • 155
como da temperatura ? os terminais do xenon engatam nos do farol .