o manual de oficina da lancia para o thema e para o kappa não tem pelo que o Rara relata
Acho que não devias ler tanto sobre Roswell e Área 51 ............
Ainda me lembro quando andavas a bater no ceguinho a teimar que os termostatos andavam sempre abertos...
Mas a compressão não pode estar directamente relacionada com a Taxa de Compressão. Uma depende de variáveis externas e a outra é um valor fixo e imutável...Reparem, a "carga" dentro de um cilindro não é sempre a mesma, correcto? Nos otto depende sempre do ar que entra/gasolina injectada... Mais acelerador, maior fluxo, mais volume dentro do cilindro... Estou a pensar bem!?Se tiveres um um cilindro vazio e o comprimires 10x vais ter um valor Y de compressão. Se esse mesmo cilindro estiver meio o valor já vai ser diferente... E se estiver cheio idem aspas!Certo!?Logo o valor medido da pressão dentro do cilindro terá variáveis infinitas. Não pode haver relação directa da Taxa com os valores que medimos...O que nos podemos assegurar é que em condições idênticas teremos valores entre cilindros sem grandes discrepâncias.Mais do que isso não estou a ver...
Taxa de compressão é a relação entre o volume total do cilindro com o piston no ponto inferior do seu curso e o volume do mesmo cilindro com o piston no seu ponto mais alto.A compressão é a pressão que realmente o cilindro consegue criar.Ha uma relação entre estas duas grandezas.