Autor Tópico: Ventoinha não funciona  (Lida 3199 vezes)

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
Ventoinha não funciona
« em: 14 de Agosto, 2012, 14:42:05 »
Boas!

A ventoinha do meu Cinquecento não está a funcionar. Alguém me pode explicar como posso testar a ver se será algum problema com algum sensor ou com o próprio motor da ventoinha?

Onde estão colocados os sensores?

Ex- Cinquecento Sport & Ex- 166 2.5 V6 24vEx - Stilo MW 1.9 JTD

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
Re: Ventoinha não funciona
« Responder #1 em: 14 de Agosto, 2012, 15:19:50 »
Dá corrente direta à ventoinha.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #2 em: 14 de Agosto, 2012, 17:01:19 »
Não sei se no Cinque este truque resulta, mas desliga a ficha do sensor de temperatura no bloco...

Depois dá à chave! A ventoinha deve trabalhar mesmo que o carro esteja frio.

Caso não trabalhe, pode ser fusível ou motor queimado!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
« Responder #3 em: 14 de Agosto, 2012, 20:25:31 »
Já estive a espreitar para lá e deparei-me com duas situações:
-um dos fios que está ligado ao sensor de temperatura do radiador está com o plástico meio derretido;
-há um plástico enrolado ao eixo do motor da ventoinha.

:wacko: :angry:

Tentei rodar a ventoinha à mão e está um pouco presa. Agora, ou o motor queimou com o esforço, ou o sensor pifou primeiro e deixou de enviar corrente para o motor, salvando-o. Amanhã tenho de ver melhor, pois agora já não tenho muita luz.

sousay10

• Moretti

• *
  • 279

Masculino
« Responder #4 em: 14 de Agosto, 2012, 20:42:41 »
Não sei como é o estado original desse ventilador...se roda livre ou se tem imans permanentes...
Mas das duas uma:
-Isso de achares o motor estar preso pode ser os imans do motor a fazer uma ligeira prisão de x em x graus (coisa normal) e pode ter sido a sonda que berrou

Ou
- o motor pode estar preso por ter queimado e o verniz ter derretido com o calor (que origina o "rotor"ou "Veio" ficar preso. ) Quando o motor queima comsome demasiada corrente ate queimar o isolamento dos fios de ligação, sondas, reles e por ai fora.

A meu ver o melhor mesmo a fazer é (e como o user love fiat disse...) Dares corrente directamente da bateria ao ventilador sem sonda nenhuma ligada...
Possivelmente esse plastico que dizes estar no veio da ventoinha foi o que originou a prisão do ventilador queimando-o....
« Última modificação: 14 de Agosto, 2012, 20:46:32 por sousay10 »

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
« Responder #5 em: 16 de Agosto, 2012, 23:08:08 »
É possível o motor ter queimado, antes de o fusível ceder?

Pergunto isto, pois hoje estive de volta do carro. Retirei o plástico que estava enrolado ao veio do motor e ele ficou menos preso. Fiz uma ligação directa e não mostrou sinais de estar a funcionar... No entanto, o fusível da ventoinha também estava (bem) queimado. Depois de o substituir, continuou tudo na mesma. Amanhã vou tentar desmontar aquilo.

sousay10

• Moretti

• *
  • 279

Masculino
« Responder #6 em: 17 de Agosto, 2012, 00:00:32 »

Pergunto isto, pois hoje estive de volta do carro. Retirei o plástico que estava enrolado ao veio do motor e ele ficou menos preso. Fiz uma ligação directa e não mostrou sinais de estar a funcionar... No entanto, o fusível da ventoinha também estava (bem) queimado. Depois de o substituir, continuou tudo na mesma. Amanhã vou tentar desmontar aquilo.
E bem possivel que isso tenha acontecido...Um fusivel so protege o circuito correspondente de um curto-circuito ou de um "excesso de carga". Para quem não sabe num curto-circuito criam-se numa fracção de segundo 100/200 Amperes.
No teu caso deu-se um "excesso de carga"... Vou-te dar um mero exemplo do que pode ter acontecido no teu carro (sem qualquer valor especifico). A ventoinha a trabalhar normalmente pode consumir 6amperes a trabalhar normalmente, mas tinhas o plastico a travar-te o motor. o motor para não parar vai "pedir" mais amperes a bateria (ela aguenta-se bem)...
O que vai acontecer agora? Agora em vez de consumir 6amperes vai passar a consumir 10 amperes...ora, a bobinagem do motor como não aguenta tanta amperagem vai aquecer em demasia e derrete o verniz (queimando).  na caixa de fusiveis se tiveres um fusivel de 10 A para o teu ventilador a consumir 10amperes o motor trabalha na mesma mas so durante x tempo... Agora é quase como jogar ao "gato e ao rato". Ou o fusivel queima e ainda consegue salvar o motor ou o motor trabalha ate entrar em curto-circuito, queimando o motor e o fusivel. no teu caso e possivel ter havido um curto-circuito visto teres a caixa de fusiveis derretida...
 :fiatistas:
Estes valores que pus não tao corretos, so pus para se tentar perceber melhor a minha explicação... Ja agora nunca ponham fusiveis de maior amperagem do que o fabricante manda...So em ultimo caso se deve fazer isso e numa situação de emergência. A meu ver é sempre preferivel por um mais baixo...
Boa sorte

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #7 em: 17 de Agosto, 2012, 00:05:14 »
Claro que é possível, acontece muito quando aumentam a carga dos fusíveis para além da carga suportada pelos condutores. :nhedaxe:

Neste caso, penso que os condutores e motor derreteram por aquecimento, pelo esforço feito pela ventoinha estar presa.

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
« Responder #8 em: 17 de Agosto, 2012, 12:52:50 »
Já desmontei o motor. Após ter retirado pedaços grandes de plástico, fiquei com um "vedante" novo eixo do motor...  :huh:

Derreteu de tal forma que ficou com as formas dos contornos do eixo e do motor...  :OMG:

Pronto, motor para o lixo, pois o cheiro a queimado não engana...  :nhedaxe:

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #9 em: 17 de Agosto, 2012, 13:02:21 »
Estou sem palavras, perante tais imagens. :o

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #10 em: 17 de Agosto, 2012, 18:09:27 »
Isto não foi bem jogar a sujeira no ventilador, mas quase!

Raio da saca plástica!
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
« Responder #11 em: 18 de Agosto, 2012, 20:36:32 »
Podem crer! Até eu fiquei parvo quando vi aquilo.

Bem, motor comprado, de Cinquecento Soleil com "apenas" 60mil km's!

Agora vou trocar a armação e a ventoinha, pois o do meu está em melhor estado/limpo

Depois tenho de ver se o sensor de temperatura não ficou afectado, também...