Autor Tópico: caixa de velocidades , de 1.6 ou de outro ?  (Lida 1315 vezes)

Bravobravissimo

• Moretti

• *
  • 155
caixa de velocidades , de 1.6 ou de outro ?
« em: 14 de Agosto, 2012, 21:48:48 »
Antes de mais, boas a todos :)
Eu troquei a caixa do meu bravo, pois o diferencial partiu :/ mas acho que a caixa que lhe meteram, não é dele, pelo consumo, anda muito acima do que fazia, já fiquei a pé uma vez desde que lhe troquei a caixa  :smashfreakB:
Uma das maneira de ver se é a dele é pela referência, a outra é pelas rotações a determinada velocidade, pelo menos acho eu :s digam me se estou certo ou errado ..
Dai colocar o posto para saber se alguém me pode dizer isso das rotações .. ou pode ser só impressão minha por ter trocado o disco de embraiagem ?
obrigado abraços

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: caixa de velocidades , de 1.6 ou de outro ?
« Responder #1 em: 15 de Agosto, 2012, 03:49:25 »
Esta é a velocidade em cada mudança às 1000rpm:

1000rpm

I:     8.6
II:   15
III:  22.1
IV:  29
V:   34.6

Agora é fazeres as contas. Por exemplo em 5ª, às 3000rpm deverás ir a (3x34,6)= 104km/h.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Bravobravissimo

• Moretti

• *
  • 155
« Responder #2 em: 18 de Agosto, 2012, 00:40:52 »
esta a fazer 3000 aos 100, antes não me fazia isso , está qualquer coisa errada .

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #3 em: 18 de Agosto, 2012, 00:50:56 »
3000rpm / 100km/h em 5ª?

Está certo com os dados de fábrica!

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #4 em: 18 de Agosto, 2012, 15:31:44 »
Mas isso de medir a velocidade às 1000rpm em 5ª já me apercebi que pode ser melindroso..

O meu Dedra marca 40km/h às 1000rpm em 5ª, mas às 5500rpm em 5ª dá 170km/h, quando por essa lógica deveria dar 220km/h. Do que se depreende que a medida de ponteiro às 1000rpm não é muito exata (pelo menos neste carro).

Bravobravissimo

• Moretti

• *
  • 155
« Responder #5 em: 18 de Agosto, 2012, 19:12:13 »
Sim com os dados de fabrica pode estar certo, mas assim torna-se impossível andar nele a mamar 11 ? as tampas das caixas são diferentes, uma é da lancia e outra é da fiat, além do mais vou comparar referências, já agora onde é que se encontram ? pode haver a possibilidade de a caixa que ele trazia não ser dele né ? um 1600 a fazer 3000rpm a 100 ? com a outra caixa fazia, 2000 e poucas, alguma coisa está errada .

Bravobravissimo

• Moretti

• *
  • 155
« Responder #6 em: 18 de Agosto, 2012, 21:11:39 »
Descobri uma coisa na caixa que está no carro, tem um circulo, por cima diz 96 e por baixo diz 1.3

Bravobravissimo

• Moretti

• *
  • 155
« Responder #7 em: 19 de Agosto, 2012, 13:05:23 »
Alguém me pode dizer qual é a referência original de uma caixa de velocidades ? é de um Fiat Bravo 1.6 de 11 de 98 é o de 76kw
O problema é o seguinte, das duas uma ou a caixa que lhe meti não é dele ou a que lá estava não era dele e a que meti é a certa .
A caixa que meti é do ano 96 e por baixo do 96 tem 1.3, não sei se é relativamente á cilindrada, outra coisa, onde é que posso ver a referência da caixa, a que avario, não tem nada, será possível apenas encontro o símbolo da lancia, sera que é de um lancia ?   

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #8 em: 19 de Agosto, 2012, 14:00:13 »
Vi a tua PM...

Não te consigo ajudar!

Não consegues saber de que carro veio essa caixa?

Não tem nenhum código? Nenhum part number?

Esses dois números que referes são muito vagos para se poder tirar alguma conclusão!

Bravobravissimo

• Moretti

• *
  • 155
« Responder #9 em: 19 de Agosto, 2012, 15:35:07 »
Não consigo saber de que carro veio, a mim disseram me que tinha vindo de um 1600, mas vejo os números e vejo o desenvolver do carro e não está como estava e a que tinha nem tem referências, nem números nada, posso informar-me disto onde ? além disso o consumo disparou 11L aos 100 ? impossivel estar alguma coisa bem . o punto de uma amiga é o 1200cc, e a 100km/h faz as mesmas rotações que o meu e é 1600cc, além do mais a caixa dela diz 98 e depois diz 1.2 a minha diz 96, 1.3 e o meu carro é de 98 ! Alguém me dá dicas ?, o que é que eu posso fazer ?

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Última modificação: 19 de Agosto, 2012, 17:12:01 por Artur Branco »

Bravobravissimo

• Moretti

• *
  • 155
« Responder #11 em: 20 de Agosto, 2012, 02:44:26 »
Como curioso que sou, resolvi abrir a caixa que gripou e retirar o diferencial, ao abrir a caixa encontrei a referência lá dentro, fui ao site fiat eper, comparei as referências, ao comprar as referências vi que a caixa que tinha era de facto do carro e já tinha sido aberta, verifiquei que partiu uns dentes de um planetário, mas vou abrir para ver se é o planetário ou se são satélites, ao desmontar verifiquei que a dificuldade não é grande e é fácil de substituir,achei eu pela primeira impressão .
Outra coisa a caixa que me meteram no carro de maneira alguma é igual, muito mais curta, tem mais força em baixas, o carro em primeira arranca como se fosse um carro a gasóleo, só com a embraiagem, o carro aceita plenamente a 2 a 20km/h á hora a terceira a 30km/h a 4 a 40km/h a 5 a 45km/h, é um carro que em segunda a 20km/h me vai ás 1500rpm, o carro em 5 a 50km/h vai ás1500rpm, a caixa nunca pode ser dele, antes dava prazer conduzir esticava-o e ele correspondia, agora estico-o, as rotações sobem e não corresponde em velocidade :/ e o consumo dispara, até me dá vontade de chorar, ao preço que a gota está :/ faz-me 11L aos 100km/h sem puxar tudo isto a trocar ás por volta das 2000 rpm, devagar, enquanto que antes com 10€ fazia 70km hoje faço 50 por milagre :/
alguém me dá umas dicas sobre como solucionar isto ? aliás é possível por uma caixa em que fique mais económico ? ou até de 6 velocidades ?

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #12 em: 20 de Agosto, 2012, 11:07:12 »
Poderá haver, ou não, alguma caixa de Stilo que case bem aí...

Mas infelizmente não tenho essa informação!

Bravobravissimo

• Moretti

• *
  • 155
« Responder #13 em: 20 de Agosto, 2012, 12:41:10 »
Telefonei para a fiat, a resposta que me deram foi a seguinte: se a caixa trouxer a etiqueta dá para ver se é mesmo dele, se não trouxer, só desmontando a caixa é que se vê, a caixa que ele trazia, não foi aberta na oficina, fui eu que a abri em casa, só lá dentro é que está a referência, pergunto-me como é que arranjaram a referência da caixa ?
Eu só queria que alguém me disse-se se é normal um carro a gasolina, quente andar só com a embraiagem a subir ? e não vai abaixo ! o carro tem muita força em baixas ! o carro come a 3 a 20km/h e não vai abaixo isto é normal ?