Autor Tópico: FIAT DOBLO 1.3 mj não acelera  (Lida 47576 vezes)

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
Re: FIAT DOBLO 1.3 mj não acelera
« Responder #90 em: 23 de Agosto, 2012, 01:15:46 »
O carro já foi entregue na sgs carro de Almada (concessionário fiat) amanhã ao fim da tarde já sei o que o carro tem, depois informo

OK. :t_up:

coelhone

• Piccolo

• *
  • 34
« Responder #91 em: 23 de Agosto, 2012, 21:34:50 »
Já tenho resposta da fiat, um dos sensores do FAP estava avariado o que provocava a não regeneração do FAP,amanhã em princípio já tudo estará resolvido com a substituição do mesmo.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #92 em: 23 de Agosto, 2012, 21:45:27 »
Já tenho resposta da fiat, um dos sensores do FAP estava avariado o que provocava a não regeneração do FAP,amanhã em princípio já tudo estará resolvido com a substituição do mesmo.

Muito bem e a obstrução do FAP, eles regeneram-no, quanto custa?

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #93 em: 27 de Agosto, 2012, 15:25:39 »
Gostaria que contribuísses, tal como nós contribuímos para te tentar ajudar, postando a solução do teu problema. :deal:
« Última modificação: 29 de Agosto, 2012, 00:03:06 por lovefiat »

coelhone

• Piccolo

• *
  • 34
« Responder #94 em: 28 de Agosto, 2012, 23:48:41 »
Peço desculpa pela demora na resposta, o problema do FAP foi resolvido, era um sensor do mesmo que tinha ido à vida e fizeram igualmente uma limpeza do filtro, custo... 163 euros.
Agora surgiu.me outro problema, acendeu.me a luz de avaria nas velas, pedi a um colega meu para trocar as 4, uma delas já estava mesmo morta, mas a luz de aviso de avaria nas velas não apaga, o que será??

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #95 em: 28 de Agosto, 2012, 23:55:03 »
Peço desculpa pela demora na resposta, o problema do FAP foi resolvido, era um sensor do mesmo que tinha ido à vida e fizeram igualmente uma limpeza do filtro, custo... 163 euros.
Agora surgiu.me outro problema, acendeu.me a luz de avaria nas velas, pedi a um colega meu para trocar as 4, uma delas já estava mesmo morta, mas a luz de aviso de avaria nas velas não apaga, o que será??

É uma dúvida que tenho sempre, se quando se resolvem os problemas se tem sempre de se apagar o erro da centralina na máquina...
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #96 em: 29 de Agosto, 2012, 00:09:25 »
É uma dúvida que tenho sempre, se quando se resolvem os problemas se tem sempre de se apagar o erro da centralina na máquina...
A luz de avaria ligada apenas permanece assim, se o problema persistir ou enquanto o ecu não assume o restabelecimento dos parâmetros.

Quanto aos registos erros apenas se apagam da memória.

coelhone

• Piccolo

• *
  • 34
« Responder #97 em: 29 de Agosto, 2012, 00:13:41 »
Então tenho que levar a carrinha à máquina outra vez...
Vamos lá ver se não terá outro problema...
Poderão ser injectores??? Ou não é essa luz que acende???

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #98 em: 29 de Agosto, 2012, 00:23:29 »
Então tenho que levar a carrinha à máquina outra vez...
Vamos lá ver se não terá outro problema...
Poderão ser injectores??? Ou não é essa luz que acende???

Poderá ser outro problema ou não! se calhar amanhã ligas a carrinha e a luz desapareceu ou seja o ecu já reconheceu o restabelecimento doa parâmetros.

O teu amigo ligou bem os cabos das velas?

Bravobravissimo

• Moretti

• *
  • 155
« Responder #99 em: 17 de Dezembro, 2012, 23:48:35 »
gostaria de saber como ficou a situação .. está a andar ?

mizolen

• Recem chegado

• *
  • 3
« Responder #100 em: 29 de Março, 2013, 02:19:34 »
Boas,

sem querer sem aborrecida num assunto que aborrece nas Dobló, o FAP é uma cruz para a vida da carrinha mesmo que se altere.

Faça a manutenção na FIAT ou no rqmp (raio q me...) o FAP/DPF ou outra traquitana funciona bem se fizerem Km's (pelo menos 40Km diários em circuito extra-urbano!)

Aditivos ao óleo? Sinceramente nem sei se a carrinha leva ou a recomendação e mais-valia dos mesmos. Só se permitir um melhor/mais rápido aquecimento do motor. Recomendam algum?
Diesel? Seja diesel do Jumbo, da Redenergia, da BP, Cepsa e Repsol (normal ou extra) o resultado é idêntico. Algures teremos de ir dar uma volta saloia, onde o contra-rotações se mantenha entre 3k a 4k rpm e a mudança máxima seja a 4.ª para se sentir a expulsão do gasóleo que entretanto ficou retido nos pistões e a aguardar o pinga-pinga com o oléo. No meu caso, noto que se andar com o BP Ultimate a volta é mais pequena (10Km).
Está tempo frio? A Volta é 2x por semana.
Está Húmido? 1 volta a cada 5 dias.
Está quente? 1 volta a cada 10 dias.

Sinais e sintomas

tentei ver essa da rotação aos 900... nada, quando está para acontecer, a rotação fica pelo ralenti mas oiço uma ventoinha extra e cheiro uma mistura de óleo e diesel. Além da carrinha ter outro comportamento nos dias que precedem tal evento (trepidação, o desligar do motor é mais seco, etc).
Se der para dar a volta é o ideal, assim como tal, já parece uma turbina de avião, percorrer 30Km como se não houvesse amanhã limpa o resto. Se não der, aguardar que a carrinha volte ao estado anterior, ventoínha desligada; 3 a 4 min imobilizada! QUando voltar a circular, não chega a percorrer 3Km sem voltar a ventoinha de novo. Vá dar uma volta ao bilhar grande e regresse.

Luz de FAP acessa é algo a evitar, se conhecerem a carrinha nos sinais e sintomas, evitaram este prego de aparecer. Se não... ao 3, vá 5 no máximo, vão ter de ir trocar o óleo mesmo que só tenham feito 1000Km com ele. Se não acatarem a ordem do FAP, a carrinha entre em safe mode e depois é uma carga de trabalhos:
depósito de óleo bem acima do nível
filtro de óleo para lá de sujo
filtro de gasóleo, sujo é uma maneira simpática de descrever
Injectores retorcidos
bomba de injecção...nem quero pensar nisso

Compreendo a questão ambiental contudo há algo na ideia da FIAT que não bate certo para este FAP. Misturar diesel no óleo para limpar o filtro é tão racional como misturar óleo na água e esperar que fique potável!

Prós!
Gosto da carrinha pelo espaço e sensação de minibus que traz!
Com uma 4.ª chego aos 140 e o consumo instantâneo n passa dos 5.5!
Velocidade máxima recomendada? É antes de entrar no vermelho do conta-rotações e não é mesmo aquilo que vem descrito no livro!

Contras!
Não esperei que a carrinha 1.3MJ tivesse um arranque como uma Renault Express 1.6Extra de 1994... é que a carrinha é lenta a arrancar em primeira e quanto mais inclinado pior! Já a Express, é lenta se estiver a puxar a Dobló por um cabo. (experiência efectuada!)
A maneira como a centralina decide que de X em X dias tem de meter diesel a mais nos pistões e conspurcar o óleo... não seria mais qualquer coisa ter um depósito com líquido que trataria disso? Ou era equiparar a Dóblo a um carro de outras BMW gamas? Enfim, já a tenho e aos poucos vou dominando as suas manhas!

Voltas parolas, todos os 5 a 7 dias, que já me permitiram redescobrir o IC17 Cril desde Algés até à saída para Alcântara, volta aos cabos de ávila e chegada ao ponto de começo, o Colombo!

Vou criar um cartaz para colocar nos vidros da carrinha (LIMPANDO O FAP), (VOLTA FAP) ou (SE TENS FAP APITA) algo do género!

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #101 em: 29 de Março, 2013, 12:58:03 »
Tenho a minha vai fazer 2 meses... Já fez cerca de 5.000kms na minha mão... Já tem cerca de 25.000kms no total. Não notei nunca nenhum comportamento estranho e ainda não senti/vi qualquer regeneração...

Será por ter tão poucos kms?

O óleo que estás a usar é o adequado para multijet com DPF?
« Última modificação: 29 de Março, 2013, 15:14:21 por Artur Branco »

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Zito

• Giannini

• *
  • 540

Masculino
« Responder #102 em: 29 de Março, 2013, 15:09:57 »
Aproveito isto para partilhar a experiência que tenho com o meu bravo!

Eu faço cerca de 50 kms por dia (25 para cada lado) sendo que este percurso é 90% em AE e 10 em EN (velocidades normalmente entre os 110-120 km/h em AE e 60-70 em EN). Nestas condições tenho feito regenerações em intervalos médios de 260 km, se fizer cidade o intervalo entre regenerações desde um bom bocado.

Tal como o Artur, não me lembro de ter sentido qualquer regeneração antes dos 6000/7000 kms, talvez devido ao facto do filtro ainda estar relativamente limpo.

Em andamento noto a regeneração pelo comportamento do carro (demora mais tempo a responder) e pelo consumo instantâneo.
Como o percurso é sempre o mesmo sei mais ou menos o consumo instantâneo em cada zona da estrada, portanto, se nas mesmas condições está mais alto é porque pode estar a regenerar. Para confirmar carrego a fundo e depois largo rapidamente o acelerador. Se o consumo instantâneo começar a reduzir lentamente é porque está mesmo a regenerar.
Nestes casos é reduzir de forma a manter as rotações por volta das 3000 rpm (ou acima) e tentar andar assim o maior tempo possível, de forma linear, no meu caso até chegar a casa (supostamente, quanto mais tempo/distância, maior o intervalo de tempo entre regenerações)

Ao circular-mos com as rotações altas a temperatura aumenta naturalmente, evitando que seja injectado gasóleo directamente para o FAP e reduzindo assim a contaminação do óleo do motor. (Segundo explicação na FIAT, para a regeneração ocorrer a temperatura tem de estar alta, daí a injecção de gasóleo.)

Com o carro a baixa rotação ou parado, é necessário injectar gasóleo para as temperaturas elevadas serem atingidas. Utilizando este método, podemos verificar que o nível do óleo aumenta o que pode ser perigoso pois pode passar do máximo, estraga o óleo, e verificamos que as regenerações demoram mais tempo e são mais frequentes.

Na minha opinião o FAP pode ser fantástico para o ambiente mas tira-me do sério (a regeneração costuma começar muitas vezes a chegar a casa e obriga às voltas extras em AE) e não sei se será benéfico para os motores.

Desculpem os testamento e espero ter contribuído com alguma coisa!  :D

Qual é o estado do carro do tópico? Sempre chegou a "desmiolar" o FAP?

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #103 em: 30 de Março, 2013, 21:10:23 »
A minha participaçao aqui e apenas informativa da minha experiencia da 1ª vez que vi essa coisa da regeneraçao.

Vinha eu numa VW Cady (recente na altura) a fazer Portimao - Estarreja com o cliente a conduzir, quando ele muito admirado, viu uma luz laranja, completamente desconhecida, acender-lhe no carro. acabamos por parar e olhar pro manual do carro porque para mim o simbolo que aparecia la era-me completamente desconhecido.
Foi ai que vimos isso da "regeneraçao". ficamos a olhar um pro outro com cara de quem ja tinha aprendido mais qualquer coisa...
No manual dizia pra fazer em 4ª a 80 Kms/h ate a luz apagar, e assim fizemos apos poucos kms a luz apagou e voltamos ao andamento normal.

Se isto ajuda, num sei. mas fica mais um testemunho da real existencia da "regeneraçao".  :point:

petergazin

• Recem chegado

• *
  • 1
« Responder #104 em: 14 de Outubro, 2013, 15:12:01 »
Boas tardes,

Aproveitei este tópico porque o meu carro tem o mesmo problema. Não sei bem se o posso fazer a nível de forum.

Paguei 350E na limpeza do filtro de particulas e mais qualquer coisa que não tenho de memória a respetiva descrição, penso que um filtro. Esta reparação não foi concluída porque o orçamento inicial era 250 E e não 700E, pois precisava de mais um filtro, EGR, penso filtro de recolha de gases.
Como não pude concluir a reparação total porque não tinha dinheiro, continuo com o mesmo problema que não sei se poderá ser resolvido de uma forma mais económica.
A oficina foi na Ficacém.

Se porventura me puderem ajudar ficarei muito grato.

Cumprimentos

Pedro santos