A primeira coisa a ceder, pelos relatos que tem havido, não é a corrente mas sim uns passadores e tensores que fazem parte do sistema.Diz-se também que começa por se ouvir um "matraquear" metálico ao relanti, e que esse será o primeiro sintoma dos problemas que se aproximam.Neste caso acredito que o desfecho seja o motor sair de ponto... Partir a corrente será mais dificil! Os estragos podem ser muitos ou poucos... Depende da forma e no momento em que aconteça!Penso que na Fiat poderão fazer, caso solicites, uma inspecção visual à integridade dos componentes da distribuição.
Pouco falta para os tais 230k, o teu já tem 187k e o valor indicado é aproximado, podendo ser antes ou depois desse (230k).
Se calhar não falta assim tão pouco..., ainda são 42500 kms, quase o dobro do que faço por ano.Há pouco quando cheguei a casa, deixei o carro a trabalhar e abri-lhe a boca. Não ouvi matraquear menhum, mas o carro já tinha feito 28 kms e estava quente, talvez influêncie o resultado. Não digo que não possa ter azar, mas apesar de nem sempre ser meigo com o carro, não sou como colegas e amigos que parece que os querem partir os carros, começando pelo motor.
O "matrequear" do motor frio não conta, pois se assim fosse o meu já tinha levado a correia aos 15k. Os 42k estão dentro do desvio padrão da correia.
Este motor usa corrente de distribuição e não correia.
O manual de manutenção do carro, diz que não há troca de corrente de distribuição. Só os motores com correia de distribuição, têm substituição.Isto não significa que possa haver de fábrica, uso de materiais de menor qualidade e que ao contrário do previsto, a coisa estoire !!!
Eu sei que este motor não tem a correia normal, foi lapso de escrita, até porque eu tenho um Gpunto com este motor.Claro que se troca a corrente, no artigo que li sobre este motor sobre o uso desta peça neste motor, indicava na altura uma revisão à corrente somente aos +- 230k, caso fosse necessário, executava-se a sua substituição.Quando comprei o meu carro questionei na oficina da Fiat sobre esta temática e foi-me dito que estava prevista uma revisão aos 230k e a sua substituição se necessário,logo, é igual ao artigo da revista.