Autor Tópico: Problema no Turbo - Fiat Bravo Tjet  (Lida 11495 vezes)

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
Re: Problema no Turbo - Fiat Bravo Tjet
« Responder #30 em: 07 de Outubro, 2012, 12:55:28 »
FT... eu vi um bravo na Mundauto... com o turbo arreado tb... origem, falta de óleo.

Acho que para além de revisões demasiado espaçadas, os óleos Selenia já não são o que eram... O meu tem Galp Ultra LS, e não anda a gastar nada de especial...

coolwater

• Giannini

• *
  • 451

Masculino
« Responder #31 em: 07 de Outubro, 2012, 14:39:25 »
Para mim o problema não está no oleo usado, mas sim na curta margem de erro que atribuem a esses motores... Eu a andar a fundo ou mais depressa, tenho de ter um consumo de oleo superior que se andar devagar, como tal deveriam ter estudado uma forma de o motor ter um pouco mais de capacidade de oleo para que possam precaver os clientes de dissabores. Ou então encurtarem os espaços de manutenção, contudo só alguns os fazem mesmo aos 30 mil. Para mim o maximo que se deve fazer é aos 15 mil.
Fiat Tempra 1.4 I.E. SW Liberty (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=21641.0)
Renault Clio 1.2 TCe Sport
Honda Civic 1.4 LSX
Toyota Hilux 2.5 D4-D

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #32 em: 07 de Outubro, 2012, 23:49:38 »
Independentemente dos intervalos de manutenção, a vareta não está lá para dar colorido ao vão de motor...

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

coolwater

• Giannini

• *
  • 451

Masculino
« Responder #33 em: 08 de Outubro, 2012, 00:23:51 »
Oh Artur, isso é para ti e para mim e outros que sabem a importância de verificar com periodicidade os niveis. Outros como o meu pai, a minha namorada, a minha madrasta e por aí fora, seguem os planos de manutenção e ponto final, daí que digo que os planos de manutenção deviam ser de alguma forma reformulados, ou então o próprio carro ter a capacidade de análise de uso em condições severas ou não. Para mim um grande erro é o sensor de óleo alertar apenas quando praticamente ja nao ha oleo no motor e quando ja há porcaria feita na certa... Isso é daqueles erros que acho que devia ser corrigido para algo bem mais acima, tipo vai a meio da vareta e pimba, luz acesa...
Fiat Tempra 1.4 I.E. SW Liberty (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=21641.0)
Honda Civic 1.4 LSX
Toyota Hilux 2.5 D4-D

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #34 em: 08 de Outubro, 2012, 03:28:42 »
É efectivamente de verificar níveis regularmente.

Em qualquer carro.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
« Responder #35 em: 08 de Outubro, 2012, 11:42:38 »
Eu percebo que todos devem ver o óleo...mas estou como o cool... isso somos nós aficionados! A maior parte do pessoal está a marimbar-se e só pára quando acende a luz. Eu percebo que as mudanças de óleo de 30000Km de espaçamento tenham a ver com metas ambientais, mas se os condutores normais andarem sem olhar para nada as coisas correm mal.

Conheci um opel astra CDTI 1.7 que volta e meia andava com a luz de óleo acesa. A sua condutora achava que o carro tinha um problema pois andava sempre na oficina para meter óleo.

Também conheci um Audi a6 TDI de 98, muito bom material por acaso, com mais de 200000Km... O seu condutor não achava estranho o facto de acender a luz de óleo nas curvas... um dia na AE berrou... para além do motor a trabalhar em seco tb o turbo trabalhou.... foi uma reparação dolorosa. Tudo porque a vareta está lá para enfeitar!

Eu eu tive um fiesta 1.25, a gpl, no qual tinha o cuidado de ver o óleo mês a mês, mais ou menos, ou seja uns 2000Km de espaçamento. Adicionava sempre um pouquinho de óleo. Se calhar, depois de o vender, até já gripou o motor... sei lá, ninguém liga!

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #36 em: 08 de Outubro, 2012, 13:10:20 »
De acordo com quase tudo o que disseram! Só faço uma ressalva...

Os intervalos de manutenção estão correctos e de acordo com a tecnologia dos lubrificantes modernos!

Os motores consomem o óleo que têm de consumir. Poderá variar com a necessidade do motor ou com o "tratamento" que levam na estrada!

O que está mal são as pessoas e a sua falta de hábitos de manutenção! A cultura do deixa andar... Verificar os níveis é algo que se aprende na Escola de Condução! Faz parte do programa de ensino. Além disso está explicado no manual de utilizador, tanto como fazer como a importância de o fazer! É tão fácil que até uma criança é capaz!

Para mim não são os fabricantes que devem ajustar os intervalos de manutenção ou a capacidade dos carters à ignorância das pessoas! As pessoas é que têm de entender que um carro (como qualquer outra máquina) tem necessidade de certos cuidados básicos!

Não limpamos o filtro da nossa máquina de lavar roupa? Não descalcificamos a nossa máquina de café ou o ferro de engomar? Não trocamos o saco ou lavamos o filtro do nosso aspirador?

Aplicam-se os mesmos principios ao carro!

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #37 em: 08 de Outubro, 2012, 15:03:49 »
:OMG: pensei que levassem pelo menos + 1L... O meu renault turbinado leva um pouco mais de 4L :)

mas o teu ranhô não é ecologicamente sensato :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #38 em: 08 de Outubro, 2012, 18:18:32 »
Independentemente dos intervalos de manutenção, a vareta não está lá para dar colorido ao vão de motor...

Não sejas assim, a minha é vermelhita e fica ali tão bem... :P :P
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #39 em: 08 de Outubro, 2012, 18:23:23 »
Não sejas assim, a minha é vermelhita e fica ali tão bem... :P :P

:lol: :lol:

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #40 em: 08 de Outubro, 2012, 18:27:43 »
É efectivamente de verificar níveis regularmente.

Em qualquer carro.

eu mando fazer !

coolwater

• Giannini

• *
  • 451

Masculino
« Responder #41 em: 09 de Outubro, 2012, 00:13:29 »
mas o teu ranhô não é ecologicamente sensato :)

Não o comprei com a meta do ecologicamente sensato  8)

Mas para mim motores turbinados deviam ter uma capacidade de oleo um pouco maior :)
Honda Civic 1.4 LSX
Toyota Hilux 2.5 D4-D