Autor Tópico: Fiat 850 Sport Coupe  (Lida 109792 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

luis moreira

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1019
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #390 em: 30 de Abril, 2013, 00:22:13 »

Deixa o homem trabalhar ,ele está afazer um bom trabalho ,

Ivoml

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 373
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #391 em: 30 de Abril, 2013, 00:28:09 »
As perguntas que tenho feito não têm a ver com o trabalho do mecânico, eu confio a 100% no mecânico, eu só fiz estas perguntas para tentar perceber melhor estes passos no restauro de um motor, para a próxima já gostava de ser eu sozinho a meter as mãos á massa, apesar de já ter feito algumas coisas, mas sempre com o auxilio do mecânico  :)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45148
  • Karma:
    +4/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #392 em: 30 de Abril, 2013, 00:29:11 »
volta a pensar no que escreveste... é uma questão de senso comum, o que disseste não faz o menor sentido
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Ivoml

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 373
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #393 em: 30 de Abril, 2013, 00:31:58 »
É pah, explica-me lá isso Luke  :D

A esta hora a minha cabeça já não está para pensar  :P

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8851
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #394 em: 30 de Abril, 2013, 00:35:28 »
Rodar válvulas consiste em ajustar a o "chapéu" da válvula à sede, para que quando a válvula está fechada haja estanquicidade!



Antigamente rodavam-se à mão, com uma pasta própria, e usando um pauzinho com uma ventosa na ponta...

How to Reseat / Lap Valves (Basic Valve Job)

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Ivoml

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 373
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #395 em: 30 de Abril, 2013, 00:40:39 »
Isso eu sei Artur Branco, mas a pergunta que fiz á bocado, é se por exemplo as valvulas não forem rodadas e os vedantes estando bons, a estanquicidade diminui em relação a ter as valvulas rodadas e vedantes bons?

Ivoml

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 373
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #396 em: 30 de Abril, 2013, 00:45:20 »
Mas acho que já estou a perceber, rodar as valvulas serve para a estanqueidade quando estao fechadas, e os vedantes contribui para a estanqueidade quando estao abertas, não é?

luis moreira

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1019
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #397 em: 30 de Abril, 2013, 00:46:15 »

Podes e deves de confiar tanto no mecânico , como no retificador , mas o retificador cometeu um erro , mas assumiu o erro , tanto foi que não te levou nada pelo trabalho de encamisar .

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8851
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #398 em: 30 de Abril, 2013, 00:50:39 »
Mas acho que já estou a perceber, rodar as valvulas serve para a estanqueidade quando estao fechadas, e os vedantes contribui para a estanqueidade quando estao abertas, não é?

Tens de passar umas horas com as "mãos na massa" para começares a entender certas coisas!

O vedante serve para que o óleo que banha a cabeça não entre para as condutas e para a câmara de combustão. A estanquicidade das válvulas tem a ver diretamente com a compressão!  :t_up:

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Ivoml

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 373
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #399 em: 30 de Abril, 2013, 00:52:36 »
Sim, pode-se dizer que cometeu um erro, da 1ª vez que viu o motor não reparou na picadela, mas como não era ele que ía trabalhar o motor, ele mandou para uma oficina especializada,posso admitir que não esteve a olhar para o motor com a maior das atenções, e a picadela era mesmo minima, ele disse que com um brunimento quase desaparecia, mas foi profissional e avisou-me e assumiu o serviço mesmo não ganhando nada com ele, todas as pessoas erram, e eu admito erros, o que não admitia era se ele tivesse reparado na picadela e não me tivesse dito nada, já não se encontram assim profissionais todos os dias.

Ivoml

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 373
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #400 em: 30 de Abril, 2013, 00:56:02 »
Pois tenho Artur Branco, eu ate aqui tenho seguido a montagem do motor, e ate tenho sido eu a montar quase tudo com a ajuda do mecânico, mas hoje  tinha aulas e não pude assistir, fiquei um bocado a leste  :D

Mas no proximo restauro que fizer tenciono montar o motor completo, o pessoal aqui do forum é 5*, ja sei que se precisar de alguma coisa o pessoal ajuda  :fiat:

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45148
  • Karma:
    +4/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #401 em: 30 de Abril, 2013, 01:08:10 »
agora pensa la no que tinhas escrito... um motor é física pura, tens de pensar onde anda o óleo, onde anda a água, para que servem, etc, e vais ver que tudo faz sentido
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 6587
  • Karma:
    +8/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #402 em: 30 de Abril, 2013, 08:12:48 »
(...)

Em que consiste rodar as valvulas? Se isto não fosse feito teria algum problema grave para o motor?

Quando o motor do meu Thema foi recuperado as valvulas tambem tiveram de ser "rodadas" isso consistem em fazer rodar a valvula na sede (ponto de encosto onde e feita a vedaçao) com um abrasivo muito suave de forma a que entre a valvula e a sede se crie um ajustamento perfeito.

Espero ter-me feito entender, provavelmente alguem explica melhor com outros termos mais percetiveis, mas a esta hora o sonito nao me permite mais.  :t_up:

Ivoml

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 373
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #403 em: 30 de Abril, 2013, 15:04:41 »
Obrigado a todos pela ajuda  :)

Ivoml

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 373
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #404 em: 01 de Maio, 2013, 23:52:42 »
Ficam aqui umas fotos do motor que tirei ontem, esta com um bocadinho de pó em cima, mas dá para ver  :)