Autor Tópico: Problemas: Punto 1.7 TD  (Lida 13867 vezes)

daniel_gsp

• Recem chegado

• *
  • 6
Problemas: Punto 1.7 TD
« em: 23 de Outubro, 2012, 10:40:34 »
Boas,

Então é o seguinte, o carro é de 1994, não posso enumerar todas as intervenções que já teve pois só desde 2005 é que está "na minha mão", até aqui era conduzido pelos meus pais.
Nos últimos anos tenho tido problemas com excesso de temperatura, e parece que a oficina onde o meu pai o costuma levar (em Cacia) é tipo a casa do Professor Pardal, só inventores...
O carro há dois anos aqueceu tanto que queimou a junta, desde há um ano para cá que já levou rectificações no circuito de refrigeração, nova bomba de água... enfim, estou a gastar uma média de 400€ por ano no carro, só em trabalho de oficina. O problema aqui é que eu nunca tive interesse em mecânica, mas dado a esta despesa toda, estou determinado a perceber o funcionamento do meu motor de forma a poder resolver o máximo de situações sem o levar à oficina.

Neste momento tenho uma situação que um colega meu aponta para o sensor de temperatura:
Quando rodo a chave, as luzes (amarelas) da presença de água no filtro de gasóleo e da resistência ligam, a do filtro desliga em um segundo, mas a da resistência demora uns bons 10 segundos a desligar, e eu sinto que não devia esperar tanto tempo para dar a ignição pois não está tanto frio assim que as velas necessitem de tanto tempo de preparação. Por vezes, acontece eu chegar a casa do trabalho, e depois de desligar o carro, passado uns 2 minutos liga-se a ventoinha, roda durante uns 3-5 minutos até parar...
E ontem, algo estranho, a circular à noite, a sair de uma rotunda senti o carro a ficar "leve" e voltar ao normal, olhei pelo retrovisor e vi uma nuvem de fumo (também não muito grande, mas distinta) que saiu do meu carro, quando olhei para o tablier vi a temperatura a subir quase até meio, reduzi logo a velocidade e vi o indicador a descer, mas nunca desceu até ao mínimo (onde costuma estar) até chegar a casa. Pensei logo que (mais uma vez) estaria a perder água, mas não, a água continua ao nível. Esta manhã parece estar normal, mas trabalho a 2 Km de casa, também não dá para ver se está mesmo tudo ok.

Alguma ideia sobre alguma destas questões?
Obrigado, e desculpem o tamanho do post...

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Problemas: Punto 1.7 TD
« Responder #1 em: 23 de Outubro, 2012, 15:09:07 »
Grande confusão aí vai!

Essa oficina... Hás de perguntar se também põem meias solas!  :P

O aviso de água no filtro é fácil de resolver. Compras um filtro e trocas...

Quanto às velas, há quanto tempo não são trocadas? Podem estar a perder eficácia e demorarem mais a aquecer...

Depois dás 2 informações contraditórias. Dizes que o carro liga a ventoínha de vez em quando, mas ao mesmo tempo dizes que o ponteiro da temperatura costuma andar no minimo! A ventoínha só deveria ligar caso a temperatura ultrapassasse o meio da escala.

O ponteiro andar no minimo não é normal nem benéfico para o motor! É sinal que o teu carro deve andar sem termostato. (truque usual de mecanicos mais manhosos) É por aí que deves começar! Coloca um termostato novo para depois veres se o circuito de refrigeração tem um comportamento mais normal!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #2 em: 23 de Outubro, 2012, 15:13:27 »
quando ligas a chave é normal acenderem todas as luzes e depois apagarem, alguns filtros de gasóleo tem uma purga para tirar a agua...
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #3 em: 23 de Outubro, 2012, 15:31:02 »
Acho que Punto TD usa destes:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #4 em: 23 de Outubro, 2012, 15:41:06 »
quando olhei para o tablier vi a temperatura a subir quase até meio, reduzi logo a velocidade e vi o indicador a descer, mas nunca desceu até ao mínimo (onde costuma estar) até chegar a casa. Pensei logo que (mais uma vez) estaria a perder água, mas não, a água continua ao nível. Esta manhã parece estar normal, mas trabalho a 2 Km de casa, também não dá para ver se está mesmo tudo ok.

O problema o carro não aquece, o ponteiro tem de estar no risco do meio 90º graus, nem a humidade sai do escape

daniel_gsp

• Recem chegado

• *
  • 6
« Responder #5 em: 23 de Outubro, 2012, 16:47:07 »
Obrigado pelas respostas,

O filtro está bom, só comentei pois a luz da resistência deveria desligar em 2-3 segundos, como fazia até ir à dita oficina. A luz do filtro liga e desliga, como sempre fez, só ficou ligada uma vez, e purgou-se o filtro de gasóleo (o mecânico desapertou um parafuso por baixo do filtro e deixou sair líquido).

De facto, só de à um ano para cá é que o indicador de temperatura se encontra sempre no 0 (zero), depois de mais uma intervenção na oficina maravilha. Foi também por essa altura que a luz da resistência começou a demorar uns 10 segundos a desligar.
Acredito então na teoria de ter sido removido o termostato, o mecânico até pensou bem, foi da maneira que deixei de me queixei da temperatura subir :)

A informação não é contraditória, viajo até casa com a temperatura sempre a zero, e depois de desligar ele liga a ventoinha (não é sempre, nem acontece há mais de 3 semanas), o que me leva mesmo a crer que não tenho informação correcta sobre a temperatura real do carro.

Agora, o ponteiro sobe em um minuto de condução até um quarto, e depois fica meio marado, sobe e desce mas bruscamente, sem nunca atingir o meio do medidor. Será ar no circuito?
Mais uma vez, obrigado por novas abordagens à minha situação.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #6 em: 23 de Outubro, 2012, 18:16:53 »
se a temp ta no zero... para e liga a ventoinha.. é porque a temperatura não está a ser lida no manometro! isso que descreves do ponteiro... tens aí gremlins... algo me diz que tens fios descarnados ou o sensor morto

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
« Responder #7 em: 23 de Outubro, 2012, 19:48:37 »
Um motor deve atingir a sua temperatura ideal de funcionamento o mais rapidamente possível e manter-se sempre lá, ou um pouco abaixo. Do que falas do manómetro andar aos saltos e andar sempre em baixo deve ser algum mau contacto na ficha do sensor ou defeito no mesmo. Em relação ás velas, 10 seg parece-me um pouco mais do que o normal para esses carros, mas não é grave, provavelmente deve-se a uma falta de eficácia das velas por estas já estarem muito "rodadas".
Deixo-te um conselho, procura um mecânico que realmente perceba disso, e não um "troca-peças" com a mania que inventa.  ;)
« Última modificação: 23 de Outubro, 2012, 19:50:32 por rfsbaptista »
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

daniel_gsp

• Recem chegado

• *
  • 6
« Responder #8 em: 23 de Outubro, 2012, 21:04:05 »
Pois, quero ver se o carro não volta à oficina do costume...

Parece-me que ela anda é mesmo a aquecer demasiado, desde ontem. Cheguei hoje a casa, depois de 5 minutos de condução, e passado uma hora e um quarto o motor ainda estava bastante quente. Abri o depósito da água e ainda tinha pressão... mas a água está lá, meia castanha mas está...
Também reparei que tenho por ali uma ficha desligada, mesmo em frente ao depósito da água, entre este e a frente do carro. A ficha que devia ligar vem por dentro do chassis, pelo lado esquerdo sobre a roda, mas não imagino o que seja :(

Obrigado!
« Última modificação: 23 de Outubro, 2012, 21:04:51 por daniel_gsp »

daniel_gsp

• Recem chegado

• *
  • 6
« Responder #9 em: 24 de Outubro, 2012, 13:39:16 »
Aqui ficam umas fotos para ver se alguém me sabe dizer que ficha é esta, e por que razão estará desligada...

Parece ser esta a ficha que devia estar ligada...

Obrigado!
« Última modificação: 24 de Outubro, 2012, 13:40:44 por daniel_gsp »

juve_elx

• Zagato

• *
  • 1573

Masculino
« Responder #10 em: 24 de Outubro, 2012, 13:50:10 »
boas.
a maior é para a regulaçao eletrica dos farois, a mais pequena é para os farois de nevoeiro.
esse barro todo, junto ao varo de expansao, é mau sinal, um carro andar com agua pode avariar muita coisa...
lava esse reservatorio, radiador e circuito, muda o termostato e a tampa do vaso de expansao.

daniel_gsp

• Recem chegado

• *
  • 6
« Responder #11 em: 24 de Outubro, 2012, 14:51:31 »
boas.
a maior é para a regulaçao eletrica dos farois, a mais pequena é para os farois de nevoeiro.
esse barro todo, junto ao varo de expansao, é mau sinal, um carro andar com agua pode avariar muita coisa...
lava esse reservatorio, radiador e circuito, muda o termostato e a tampa do vaso de expansao.

Obrigado pelo input, espero poder tratar de tudo isso mas não sem antes saber o que de facto se passa com o carro, e por que raio depois de estacionado demora umas duas horas a ficar frio!!

Há dois fins-de-semana atrás deixou-me a pé, desligou-se em andamento e não arrancava. Felizmente foi mesmo ao lado de casa de um colega meu que percebe de mecânica e um pouco de electrónica. Depois de muito ver, desligou um sensor do lado direito do motor (ficha que liga ao motor...temperatura?), juntinho ao filtro de gasóleo e o carro já ligava, mas quando viu dois relés quase podres é que se lembrou que podia ser isso, e substituiram-se os dois relés (junto à bateria, 12V 40A) e o carro já ligava à vontade com o sensor ligado novamente, o tal que devia ser de temperatura. Portanto, à partida foram os dois relés os responsáveis por o carro ter ido abaixo e não ter voltado a pegar.
O que é certo é que depois disso o ponteiro de temperatura nunca mais ficou no zero, onde andava constantemente, e isso é que me preocupa, já queimei uma junta e até me "grizo" cada vez que vejo aquele ponteiro a subir e a descer feito maluco!
O carro agora não leva água no circuito, já tem um produto próprio, o qual não sei o nome de cor para deixar aqui.
Queria resolver isto de vez de forma a poder decidir se vale a pena continuar a investir no carro ou não. Já fui muito feliz com o carro e espero continuar a ser, ele tem nome e tudo (lol) e custa-me andar com ele sem saber o que se passa...
Ideias?

Já agora, alguém de Aveiro que saiba de um bom mecânico na zona? Obrigado!

daniel_gsp

• Recem chegado

• *
  • 6
« Responder #12 em: 25 de Outubro, 2012, 09:13:08 »
Viva,

Qual a melhor tampa para o meu vaso de expansão, e onde a posso conseguir?
Já agora, volto a perguntar se algum fiatista de Aveiro sabe de um bom mecânico aqui nas redondezas...

Obrigado!

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #13 em: 25 de Outubro, 2012, 11:29:53 »
a melhor tampa é ires a um concessionário com o livrete e comprares a indicada!

fala com o Naso

nunojet

• Moretti

• *
  • 180
« Responder #14 em: 26 de Outubro, 2012, 22:20:17 »
Boas, a tampa é barata 8 euros na fiat, limpa isso mete uma mistura de anticongelante 50% senão vai te dar cabo da cabeça o ferro vai te agredir o aluminio e muda a junta da tampa das válvulas está se a babar.