Autor Tópico: Módulo de ignição do Fiat Uno Fire  (Lida 12922 vezes)

diogoascensogomes

• Novato

• *
  • 17
Módulo de ignição do Fiat Uno Fire
« em: 03 de Dezembro, 2012, 02:00:21 »
Boas!

Pelo que já li nos diversos posts, reparo que muitas vezes surgem opiniões relativas aos módulos de ignição dos Unos (no meu caso um Uno 60 SX de 1991 (Fire Carburador). O meu Uno apresenta os tais sintomas de desligar quando já está meio quente (dois espaços ou três abaixo da marca horizontal no indicador da temperatura. Por exemplo, ao chegar a uma curva 90º e ao meter segunda, mal carrego na embraiagem e ele perde rotação, claro, e ao chegar ao ralenti desliga simplesmente, repito que quando mais frio isto não acontece, se fôr mantendo alguma aceleração também não vai abaixo mas engasga, podendo até dar solavanco, tipo ir abaixo quando a embraiagem é levantada muito rápido). Para já foi limpo e afinado o carburador, filtro de gasolina novo, avanço automático novo (o antigo estava roto), tampa do distribuidor nova (a antiga perdeu o carvão). Todas estas alterações foram significando melhoras no trabalhar do carro, mais suave, menos engasgos, melhor comportamento em baixas rotações. O unico problema que persiste é o de ir abaixo. Convencido que é do módulo, logo que possa troco-o, o que pretendo saber é se há maneira, relativamente simpl€s, de acautelar que aqueça muito, pois pelo que entendo, se estiver meio abananado, quando está quente piora. Corrijam-me se estiver errado e agradecia sugestões. Cumprimentos e obrigado.

luis9266

• Giannini

• *
  • 511

Masculino
  • Texto Pessoal
    Fiat Punto Evo 1.3
Re: Módulo de ignição do Fiat Uno Fire
« Responder #1 em: 03 de Dezembro, 2012, 03:50:06 »
tu a dizer que o teu aquece e eu a queixar-me que o meu não aquece  :t_up:

Fiat Uno 1.1 IE SX
Fiat Punto 188 1.2
Fiat Punto Evo 1.3 Mjet

diogoascensogomes

• Novato

• *
  • 17
« Responder #2 em: 03 de Dezembro, 2012, 11:49:21 »
Tenciono, aqui, deixar mais informações, e pedir sugestões sobre alguns...defeitos (ou particularidades) do meu Uno, a seu tempo. Não posso é deixar de dizer que andou anos( 4 ou 5) com o termostato avariado em "aberto", não só não aquecia, só em cidade, quando vinha de lisboa e parava na portagem ia abaixo por estar frio.... Por outro lado nunca me pareceu haver problema andar assim, e em auto estrada a velocidade de cruzeiro do Uno 60 anda, em mostrador, pelos 140 150.  (real deverá andar pelos 125-135 por aí)
Até um belo dia em que fechou, avariado, claro!!! como o ponteiro da temperatura em estrada andava sempre por baixo, assim que saiu da zona dos tracinhos mais juntos, parei e chamei o reboque.
Eu costumo dizer que o Uno fala com a gente através do ponteiro da temperatura hahaha.

Mickey

• Zagato

• *
  • 1299

Masculino
« Responder #3 em: 03 de Dezembro, 2012, 12:51:37 »
O módulo causa esses problemas que referiste sim, a resolução passa por troca-lo por um novo ou então fazer uma extensão e coloca-lo longe do distribuidor e do motor para não apanhar com tanto calor. Eu mesmo tive esse problema e fiz uma extensão dos cabos até junto à torre do amortecedor do lado direito, fiz uma peça em alumínio e aparafusei-a ao suporte da bobine, por sua vez o modulo foi também aparafusado a esse peça de alumínio. O mais complicado foi fazer as ligações no distribuidor, inicialmente simplesmente estanhei as pontas dos cabos e enfiei na ficha que vem de dentro do distribuidor e os restantes cortei a fichei e meti uma união. Foi testado e andou assim cerca de 1 ano com o módulo que supostamente estava avariado. Ou seja quando se metia o módulo no sítio após o motor aquecer o carro parava sempre que ficava ao ralenti, depois de motor o modulo no novo suporte junto à bobine isso não acontecia mais. Actualmente o módulo anda no sitio porque foi trocado por um novo, mas a extensão é uma boa solução… Já vi pessoal que opta por soluções mais simples tais como meter um cooler de computador em cima do módulo com um interruptor junto ao isqueiro do carro  :laugh: a meu ver não me parece boa solução pois vai chegar a um ponto que o ar produzido pelo cooler vai ser quente porque tudo ali à volta está quente  :sombrero: Vou procurar as fotos do meu projecto e posto aqui para teres uma ideia... Desculpem o testamento  :rolleyes:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

diogoascensogomes

• Novato

• *
  • 17
« Responder #4 em: 03 de Dezembro, 2012, 13:54:54 »
Vivam!
Muito obrigado Mickey, foste muitissimo claro. Vou aventurar essa solução. Seja como fôr, comprarei o módulo novo, mas pode ser que antes consiga mais um ano :)

Informarei sobre os acontecimentos.

Cumprimentos

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #5 em: 03 de Dezembro, 2012, 14:15:41 »
o modulo pela minha experiência "desliga" o motor quando lhe apetece... não espera que carregues na embraiagem
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

• Zagato

• *
  • 1299

Masculino
« Responder #6 em: 03 de Dezembro, 2012, 15:58:11 »
o modulo pela minha experiência "desliga" o motor quando lhe apetece... não espera que carregues na embraiagem
Já tive problemas com o módulo mas sintomas diferentes, uma das vezes sim o motor parava quando bem lhe apetecia, de outra vez acontecia o que o diogoascensogomes referiu no seu post...  :t_up:

diogoascensogomes

• Novato

• *
  • 17
« Responder #7 em: 03 de Dezembro, 2012, 16:42:10 »
Vivam!
Os puristas vão ter que desculpar o que fiz, logo que possa farei a coisa em condições. É o seguinte:

Em resumo, desapertei o parafuso que prende o módulo, com umas braçadeiras que tinha (dois sacos no carro ...à cautela), e aproveitando as folgas dos fios, simplesmente afastei o modulo da peça com que estava em contacto (o distribuidor, ou uma parte dele), acabei de chegar de uma volta de pára arranca por Faro, estava frio, aqueceu, a ventoinha disparou um par de vezes e nada aconteceu, portou-se lindamente.

Não sei, ainda, se estou em condições de dizer que o problema caminha para estar resolvido, mas para já é animador.

Relativamente aos sintomas, não serão progressivos? por exemplo quando aquilo começa a fritar ele vai abaixo como comigo, quando a coisa está mais avançada então vai abaixo quando entende. Pormenor, este módulo é em segunda mão, o que tinha fritou, o carro nem pegava e quando dava à chave e acelerava aquilo parecia uma chocolateira toda descompensada.

Obrigado Mickey mais uma vez, vou estes dias tentar fazer a coisa em condições como disseste, que me parece uma solução bastante elegante.
Cumprimentos

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #8 em: 03 de Dezembro, 2012, 16:50:50 »
o modulo não faz o carro acelerar

diogoascensogomes

• Novato

• *
  • 17
« Responder #9 em: 03 de Dezembro, 2012, 16:58:40 »
Alguém tem algum esquema do módulo? eu sei que há os das ligações à bateria, distribuidor, corpo do módulo etc, mas pergunto se do módulo própriamente dito, há alguma coisa?

Suponho, Luke, que o módulo faça a mesma coisa que os antigos platinados....ou estou completamente enganado?

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #10 em: 03 de Dezembro, 2012, 17:06:01 »
o modulo recebe o sinal do sensor de hall dentro do distribuidor e manda "disparar" a bobina

Mickey

• Zagato

• *
  • 1299

Masculino
« Responder #11 em: 03 de Dezembro, 2012, 19:40:24 »
Ora bem aqui ficam as fotos da alteração que fiz no módulo há uns anos...

Este é o cabo que liga o módulo ao distribuidor (Cabo multi filamentos de 1mm e um pouco de tubo flexível daquele usado na electricidade doméstica)

Aqui o módulo já fixo ao suporte (Usei alumínio e uma placa de fibra com 0.5cm de espessura)

A localização, não é preciso alterar nada, basta desapertar a bobine, meter o suporte do módulo e depois aparafusar a bobine por cima

Mais uma da localização

Isto tudo feito assim meio à pressa, mas para ficar em condições basta arranjar uns terminais macho/fêmea e colocar nas pontas dos cabos e tudo fica com um ar mais profissional!!! 

Alguma dúvida é só dizeres  :t_up:
« Última modificação: 03 de Dezembro, 2012, 19:50:08 por Mickey »

diogoascensogomes

• Novato

• *
  • 17
« Responder #12 em: 03 de Dezembro, 2012, 20:16:35 »
Brilhante!! Obrigado.

Entretanto, mais uma volta mais uma corrida, nada de ir abaixo nem engasgos nem nada, está decidido, módulo longe do distribuidor.

Cumprimentos.

Entretanto há mais problemas, abro um tópico novo?

Mickey

• Zagato

• *
  • 1299

Masculino
« Responder #13 em: 03 de Dezembro, 2012, 20:20:55 »
Continua aqui ;)

diogoascensogomes

• Novato

• *
  • 17
« Responder #14 em: 03 de Dezembro, 2012, 22:31:16 »
Então lá vai mais um hehehehe.

Luz do níel do oleo acende, volta e meia apaga, o interessante é que a vareta do oleo não está sequer ligada, não sei, porém, se há outro sensor qualquer.

Luz de porta aberta ligada, por vezes apaga, as portas, neste caso, estão bem fechadas.

Ainda há mais.....

Cumprimentos