Autor Tópico: Elevado Consumo de Combustivel????  (Lida 4609 vezes)

jrib

• Encartado

• *
  • 135
Elevado Consumo de Combustivel????
« em: 14 de Janeiro, 2013, 20:59:46 »
Boa noite a todos!!

O meu GPunto 1,3 MJ de 2007, tem agora 80.000km (comprei-o novo).
Faço sempre as revisões a tempo e horas (sempre de 10 em 10 mil), mas tenho impressão que ele anda a consumir muito gasoleo   !!

Neste momento anda a fazer uma média de 5,7L/100km, e tenho um colega meu que tem um igual (mas comercial) e o consumo anda na casa dos 4,5-5L!!

Será que o meu terá algum problema??? O Filtro de gasóleo e o de ar têm 20mkm.

Mickey

• Zagato

• *
  • 1299

Masculino
Re: Elevado Consumo de Combustivel????
« Responder #1 em: 15 de Janeiro, 2013, 00:36:18 »
Provavelmente esse teu amigo anda mais em auto estrada e circuitos que exigem menos da caixa e consequentemente do motor.

Outra coisa que influência é o tipo de condução, cada pessoa tem o seu tipo de condução e parece-me que é mais por aí pois estamos a falar de uma diferença que pode nem chegar a ser de 1L... Muda o filtro de ar e de gasóleo, por norma troca-se de 10 em 10 mil à até quem mude antes disso se andar em zonas com pó ou sujidades (estradas de terra batida). Por isso não me parece que tenhas aí um problema!  :t_up:

Boa sorte com a máquina  :fiat:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #2 em: 15 de Janeiro, 2013, 11:48:01 »
O facto de um ser comercial e o outro não também poderá ter alguma influência... São ambos de 3 portas?

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

jrib

• Encartado

• *
  • 135
« Responder #3 em: 15 de Janeiro, 2013, 20:27:07 »
Provavelmente esse teu amigo anda mais em auto estrada e circuitos que exigem menos da caixa e consequentemente do motor.

Outra coisa que influência é o tipo de condução, cada pessoa tem o seu tipo de condução e parece-me que é mais por aí pois estamos a falar de uma diferença que pode nem chegar a ser de 1L... Muda o filtro de ar e de gasóleo, por norma troca-se de 10 em 10 mil à até quem mude antes disso se andar em zonas com pó ou sujidades (estradas de terra batida). Por isso não me parece que tenhas aí um problema!  :t_up:

Boa sorte com a máquina  :fiat:

O facto de um ser comercial e o outro não também poderá ter alguma influência... São ambos de 3 portas?

Eu penso que ando com o termostato avariado, porque quando vou a descer e desacelero, o ponteiro da temperatura desce!!! E isso ta,bém deve influenciar o consumo.

Quanto ao filtro de gasoleo, no manual diz que é aos 60.000km se ñ estou enganado. O que eu coloquei quando fiz a revisão custou 60€.

O carro comercial do meu amigo é de 3 portas e o meu é de 5 portas.

Será mesmo o termostado avariado que está a influenciar o consumo???

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #4 em: 15 de Janeiro, 2013, 23:46:47 »
As 2 portas pesam mais 18kgs! Mais os bancos traseiros... Sei lá 50kgs no total!?

Só isso representa logo um acréscimo no consumo! Depois todos os outros factores... É uma diferença aceitável, essa que referiste!

Mickey

• Zagato

• *
  • 1299

Masculino
« Responder #5 em: 16 de Janeiro, 2013, 02:10:15 »
Concordo com o Artur Branco, não estamos a falar de uma diferença assim tão abismal e depois o teu carro tens uns Kgs a mais daí se justificar o acréscimo no consumo...

Se o termostato realmente estiver avariado, sim influência e muito nos consumos, o motor não atinge a temperatura de trabalho e manda injectar mais combustivel afim de este aquecer... A temperatura sobe e estabiliza no normal ou anda sempre abaixo do normal (meia escala +/-)?

jrib

• Encartado

• *
  • 135
« Responder #6 em: 16 de Janeiro, 2013, 10:15:46 »
Concordo com o Artur Branco, não estamos a falar de uma diferença assim tão abismal e depois o teu carro tens uns Kgs a mais daí se justificar o acréscimo no consumo...

Se o termostato realmente estiver avariado, sim influência e muito nos consumos, o motor não atinge a temperatura de trabalho e manda injectar mais combustivel afim de este aquecer... A temperatura sobe e estabiliza no normal ou anda sempre abaixo do normal (meia escala +/-)?

A temperatura sobe até ao normal, mas depois se apanho uma descida a temperatura desce!!!

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #7 em: 16 de Janeiro, 2013, 10:23:48 »
o ponteiro devia "trancar" a meio (90ºC)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

• Zagato

• *
  • 1299

Masculino
« Responder #8 em: 16 de Janeiro, 2013, 12:29:36 »
Então esse termostato não está bom...

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #9 em: 16 de Janeiro, 2013, 12:44:15 »
Calma lá!

O meu, de inverno, se fizer uma descida mais longa sem levar o pé ao acelerador também baixa 1 ou 2 milimetros...

É normal! O motor vai a funcionar apenas por inércia, com a deslocação e o ar mais frio, baixa um bocadinho. Assim que levo o pé ao acelerador, passado uns segundos normaliza novamente!

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #10 em: 16 de Janeiro, 2013, 13:20:17 »
o termostato a funcionar correctamente, seja verão ou inverno consegue manter o motor o mais próximo possível dos 90ºC

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #11 em: 16 de Janeiro, 2013, 13:51:07 »
o termostato a funcionar correctamente, seja verão ou inverno consegue manter o motor o mais próximo possível dos 90ºC

Explica lá, com uma temp. exterior de 10º, se fizeres uma descida durante um bocado sem pisar, não havendo combustão, como é que o termostato mantém a temp. nos 90º...

O meu, desde novo, sempre se comportou assim. Sem pisar durante um bocado, cai uns milimetros (nem chega ao traço seguinte), assim que piso, volta ao meio outra vez.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #12 em: 16 de Janeiro, 2013, 13:57:32 »
fecha quase por completo, para baixar a temperatura tens de estar a descer por um bom bocado... não é em 300m

jrib

• Encartado

• *
  • 135
« Responder #13 em: 16 de Janeiro, 2013, 14:03:06 »
Explica lá, com uma temp. exterior de 10º, se fizeres uma descida durante um bocado sem pisar, não havendo combustão, como é que o termostato mantém a temp. nos 90º...

O meu, desde novo, sempre se comportou assim. Sem pisar durante um bocado, cai uns milimetros (nem chega ao traço seguinte), assim que piso, volta ao meio outra vez.

Na minha Audi A4 de 2004, o ponteiro da temperatura nunca mexe nem um milimetro, quer seja a descer quer seja a subir!!!!

Mas no Fiat chega a descer até ao traço abaixo do do meio (90º)!!

Mickey

• Zagato

• *
  • 1299

Masculino
« Responder #14 em: 16 de Janeiro, 2013, 14:19:37 »
Na minha Audi A4 de 2004, o ponteiro da temperatura nunca mexe nem um milimetro, quer seja a descer quer seja a subir!!!!

Mas no Fiat chega a descer até ao traço abaixo do do meio (90º)!!
Isso acontece sim, tenho um carro VW e um Fiat e sim o VW o ponteiro cola nos 90º e não mexe já o do Fiat se apanhar uma descida sim baixa 1 ou 2 traços... É devido à forma como a escala está feita e há até quem diga que as escalas e sensores da Fiat são muito rigorosos, ou seja o ponteiro oscila com diferenças de 2º por exemplo, daí se notar o ponteiro a baixar.

Falta saber se o ponteiro desce muito ou pouco e por quanto tempo permanece "fora" da normal (90º)