Autor Tópico: duvidas SELENIA WR vs SELENIA TURBO DIESEL  (Lida 3841 vezes)

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
duvidas SELENIA WR vs SELENIA TURBO DIESEL
« em: 21 de Janeiro, 2013, 17:22:28 »
O TD é recomendado para os JTD 8v uniject para intervalos de 20000klm.É "apenas" um B3. Os dois podem ser usados de certeza, mas o intervalo de 20000kls para o

TD 10w40 não será demais? pode ser usado sem comprometer a mecânica? alguém que tenha JTD e tenha algum feedback no uso de um e outro óleo? agradeço toda a

disponibilidade vossa sobre este assunto.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: duvidas SELENIA WR vs SELENIA TURBO DIESEL
« Responder #1 em: 21 de Janeiro, 2013, 17:39:40 »
Além de terem gradações diferentes, (logo não equivalentes) o TD não é aconselhado para motores common-rail...  :t_up:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #2 em: 21 de Janeiro, 2013, 18:00:16 »
Além de terem gradações diferentes, (logo não equivalentes) o TD não é aconselhado para motores common-rail...  :t_up:

Então porquê  recomendado pela marca? em que altura  é que surgiu no mercado o selenia wr 5w40? o JTD 8v unijet surge primeiro ou depois?

cumprimentos.

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #3 em: 21 de Janeiro, 2013, 23:02:55 »
mais uma duvida, o selenia 20k 10w40 pode ser usado em motores diesel?

cumps

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #4 em: 29 de Janeiro, 2013, 20:04:57 »

Não é recomendado??  :wacko: então porque tenho eu no manual do meu carro a dizer que para o 1.9JTD115 e 2.4 JTD o óleo recomendado é o TD 10w40 ? e apenas como informação adicional surge uma

nota que diz que em " temperaturas inferiores a -15 usar selenia WR 5w40, em que ficamos? é ou não é? agradeço opiniões , :t_up:

cumprimentos.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #5 em: 29 de Janeiro, 2013, 20:17:03 »
Gostava também de entender a tua dúvida...

Há uma diferença de 10€ ou menos entre os dois óleos. O 5W40 WR tem melhores especificações... Se o teu motor pode usar os 2, por uma diferença tão ridícula de preço, escolhes o que é superior!

Certo? Ou não?

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #6 em: 29 de Janeiro, 2013, 20:24:52 »
Gostava também de entender a tua dúvida...

Há uma diferença de 10€ ou menos entre os dois óleos. O 5W40 WR tem melhores especificações... Se o teu motor pode usar os 2, por uma diferença tão ridícula de preço, escolhes o que é superior!

Certo? Ou não?

Certo :t_up:.A minha duvida é que o carro já tem 250000klms e não queria andar cerca de 20000kms com um óleo tipo o WR que serve para esse objectivo e fica mais caro.Por isso penso em utilizar o TD10w40 e fazer mudanças por volta dos 10 a 12000klms, uma vez que ando com dois carros e faço mais ou menos os mesmos klms com os dois, cerca de 25000 no total anualmente.Garantes que não tenho problema nenhum em usar o TD, apesar da marca o recomendar para 20000kms?.
cumprimentos.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #7 em: 29 de Janeiro, 2013, 20:38:32 »
Eu não garanto nada! Tu é que disseste lá atrás que o TD vem como recomendado do Manual do teu carro.

Ora se vem lá recomendado, e se preferes usar esse, siga para bingo!

...

Eu pessoalmente tenho algumas manias quanto ao óleo. Evito ao máximo "dançar" entre óleos... Por exemplo, o meu Punto mk2 vinha "habituado" a Galp e eu mantive.

Depois, por norma mudo o óleo a meio da quilometragem recomendada. Ou seja, se a marca diz que é 30.000, eu mudo aos 15.000. Se a marca diz que é óleo para 20.000, eu mudo aos 10.000. Assim garanto que o motor usa o óleo sempre na sua curva óptima de desempenho... Todos sabemos que os óleos se vão degradando ao longo do tempo/quilometros...

Por fim, quando o carro vem ainda "jovem" para a minha mão, uso o óleo recomendado pelo fabricante ou, no caso de serem recomendados vários, escolho o que tiver a especificação superior.

Já cuido dos carros cá de casa há mais de 20 anos... E, felizmente, até hoje, nunca ouve um motor que se abrisse e tivesse borra ou sujidade por dentro. Todos os que saíram da minha mão, foram cheios de saúde!

:t_up:

Já o disse aqui... Quem faz 15.000/20.000kms por ano, faz uma muda de óleo anual. Ora se poupar 20€ nessa muda, por escolher um óleo mais barato, por exemplo, está a "poupar" cerca de 1,60€ por mês... Será que vale mesmo a pena!?

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #8 em: 29 de Janeiro, 2013, 21:12:19 »
Eu não garanto nada! Tu é que disseste lá atrás que o TD vem como recomendado do Manual do teu carro.

Ora se vem lá recomendado, e se preferes usar esse, siga para bingo!

...

Eu pessoalmente tenho algumas manias quanto ao óleo. Evito ao máximo "dançar" entre óleos... Por exemplo, o meu Punto mk2 vinha "habituado" a Galp e eu mantive.

Depois, por norma mudo o óleo a meio da quilometragem recomendada. Ou seja, se a marca diz que é 30.000, eu mudo aos 15.000. Se a marca diz que é óleo para 20.000, eu mudo aos 10.000. Assim garanto que o motor usa o óleo sempre na sua curva óptima de desempenho... Todos sabemos que os óleos se vão degradando ao longo do tempo/quilometros...

Por fim, quando o carro vem ainda "jovem" para a minha mão, uso o óleo recomendado pelo fabricante ou, no caso de serem recomendados vários, escolho o que tiver a especificação superior.

Já cuido dos carros cá de casa há mais de 20 anos... E, felizmente, até hoje, nunca ouve um motor que se abrisse e tivesse borra ou sujidade por dentro. Todos os que saíram da minha mão, foram cheios de saúde!

:t_up:

Já o disse aqui... Quem faz 15.000/20.000kms por ano, faz uma muda de óleo anual. Ora se poupar 20€ nessa muda, por escolher um óleo mais barato, por exemplo, está a "poupar" cerca de 1,60€ por mês... Será que vale mesmo a pena!?

Tambem compreendo a tua posição.Dada a tua experiência com carros ao longo de muitos anos, e relativamente aos JTD em particular, qual a tua opinião sobre a selenia? ouço dizer que um fiat so deve rodar com

selenia....por exº se optar por outro óleo tipo este  http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Products/OSHDU5W405 será bem superior que o TD, certo?

cumprimentos.
« Última modificação: 29 de Janeiro, 2013, 21:30:38 por eskimojtd115 »

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #9 em: 29 de Janeiro, 2013, 21:31:15 »
Da selénia só posso dizer bem. Desde 1996, quando comprei o meu 1º Cinquecento que uso selénia... Nunca tive nenhuma situação de defeito ou avaria em que pudesse apontar o dedo à qualidade do óleo.

Quanto ao SHELL HELIX, usei durante uns 5 anos (cerca de 130.000kms feitos) em que tive um CLIO 1.2. Posso dizer que o carro foi embora com 250.000kms e ia sem qualquer problema aparente...
Tenho boa opinião desse óleo, aliás, penso até que já o recomendei aqui a alguém. É questão de ver na pesquisa!  ;)

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #10 em: 29 de Janeiro, 2013, 21:38:12 »
Da selénia só posso dizer bem. Desde 1996, quando comprei o meu 1º Cinquecento que uso selénia... Nunca tive nenhuma situação de defeito ou avaria em que pudesse apontar o dedo à qualidade do óleo.

Quanto ao SHELL HELIX, usei durante uns 5 anos (cerca de 130.000kms feitos) em que tive um CLIO 1.2. Posso dizer que o carro foi embora com 250.000kms e ia sem qualquer problema aparente...
Tenho boa opinião desse óleo, aliás, penso até que já o recomendei aqui a alguém. É questão de ver na pesquisa!  ;)

Sobre este teste a muitas marcas de óleo....opinião? verdade? falso?

http://bmwservice.livejournal.com/27699.html