Maserati quer lançar rival do Porsche 911
A diversificação da gama Maserati está em marcha e aproveitando o Alfa Romeo 4C, quer oferecer rival ao 911 da PorscheNão há ainda qualquer confirmação oficial por parte da Maserati, mas a verdade é que um modelo destes é fundamental para permitir que a marca do tridente cresça nas vendas e os seus responsáveis não escondem o desejo de aproveitar a sinergia com a Alfa RomeoSegundo declarações feitas à revista britânica Autocar pelo patrão da Maserati, Harald Wester, a Maserati está presente em “
apenas 21 por cento do mercado de desportivos de luxo, mas em 2015 queremos cobrir 100 por cento.” Ora, para isso a Maserati terá de contar na gama com um rival à altura do 911 da Porsche.
Além disso, a marca do tridente quer crescer as vendas para as 50 mil unidades em 2015, o que é um enorme salto olhando para a cifra que traduz as vendas de 2011: 6159 unidades. Então, como vai a Maserati conseguir vender mais 44 mil unidades em dois anos?
O primeiro passo foi dado com o renovado Quattroporte (que o AUTO SAPO já lhe revelou), seguindo-se um rival do BMW Série 5, o Ghibli, um SUV com o nome de Levante e o rival do 911 que poderá chamar-se, apenas, GranSport.
Feito com base no Alfa 4C, este novo modelo que poderá surgir em 2015, poderá receber um bloco V6 ou um V8 (o primeiro vindo da Alfa Romeo, o segundo da Ferrari) com potência entre os 455 e os 555 CV. O peso deverá rondar os 1400 kgs, sendo certo que o GranSport V6 terá traçao atrás e o GranSport V8 poderá ser oferecido com traçao integral.
Obviamente que sendo este um rival do Porsche 911, os estreitos laços entre a Maserati e a Ferrari, fazem acreditar que o V8 será o do 458 Italia acoplado à caixa de dupla embraiagem do mesmo modelo.
27-12-2012
Fonte: Auto Sapo