Autor Tópico: Legalizar carro proveniente da suiça  (Lida 28996 vezes)

TiagoLeite

• Recem chegado

• *
  • 1
Legalizar carro proveniente da suiça
« em: 16 de Fevereiro, 2013, 16:34:22 »
Boa tarde a todos

Sou o Tiago Leite novo menbro, venho por este meio perguntar se me alguem me pode ajudar numa duvida, se é possivél um emigrante que esteja na suiça, pode trazer um carro para portugal, legaliza-lo sem anunciar o seu regresso definitivo a portugal, se realmente só ira pagar os gasto dos documentos da viatura.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Legalizar carro proveniente da suiça
« Responder #1 em: 16 de Fevereiro, 2013, 17:53:23 »
Penso que para legalizares o carro cá tens de ter cá a tua residência fiscal...

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #2 em: 16 de Fevereiro, 2013, 18:36:15 »
Boa tarde a todos

Sou o Tiago Leite novo menbro, venho por este meio perguntar se me alguem me pode ajudar numa duvida, se é possivél um emigrante que esteja na suiça, pode trazer um carro para portugal, legaliza-lo sem anunciar o seu regresso definitivo a portugal, se realmente só ira pagar os gasto dos documentos da viatura.

só quem gosta de pagar impostos é que faz isso !!

se és emigrante e tens morada lá podes andar cá com a matricula estrangeira!

tens estatuto diferente; informa-te na antiga Direção Geral das Alfandegas

nunesaf

• Piccolo

• *
  • 58
« Responder #3 em: 16 de Fevereiro, 2013, 21:27:39 »
Boa tarde a todos

Tiago
Eu há uns anos atras fiz algumas investigacoes para levar o meu integrale para portugal e realmente confirmo que tens de pagar imposto se nao mudares de residencia fiscal para portugal. Sinceramente nao sei o que involve do lado de portugal, mas de inglaterra eu tinha de provar que deixaria de ter aqui morada. Conclusao - desisti.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #4 em: 16 de Fevereiro, 2013, 23:09:39 »
desculpem lá, mas quem tem nº de contribuinte noutro país é EMIGRANTE!

quando vier para cá tem nº de contribuinte na mesma lá até expirar e além disso como emigrante e pode trazer viatura com matricula estrangeira e mantê-la assim!

dantes era 5 anos que não podia vender a viatura;

actualmente não sei;

mas a lógica é quem é emigrado legal, tem nº de contribuinte, tem domicilio fiscal lá e pode viver em quaqluer país da Europa;

pode inclusive dar baixa do cartão de contribuinte português se desejar e continuar a ser português e ter BI (também) de outro país não sendo naturalizado!

agora o que estes gajos impingem cá para o pobre do tuga que vem começar a pagar imposto...

se um tipo português emigrado na Alemanha, ao fim de 35 anos mete a reforma e vem para Portugal viver, tem de descontar a reforma cá??? e os carros alemães tem de passar a ser portugueses, quando tem domicilio na Alemanha e nº de contribuinte??

essa tá boa... os gajos que conheço que se piraram todos para lá foram às nossa Finanças e deram baixa do nº de contribuinte... como é que fazem neste caso??

ducato100

• Encartado

• *
  • 111
« Responder #5 em: 16 de Fevereiro, 2013, 23:39:27 »
Não fazes, não podes ter nada cá.

Podes vir cá e andar com matricula estrangeira de x em x tempos tens de sair e voltar a entrar.

E a questão aqui é legalizar o carro sem pagar os impostos e para isso tem de trazer a cartinha do consulado a declarar que se vem embora de vez e ai é aó pedir a matricula sem pagar os tais impostos.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #6 em: 16 de Fevereiro, 2013, 23:50:25 »
ai sim???

e que é que faço ao meu vizinho da frente que tem carros franceses, tem casa em França e está cá a viver??

e que faço a um outro tipo que é meu amigo, pirou-se para Espanha, tem casa cá, deu baixa do cartão de contribuinte dele e vem cá todas as semanas de BM com matricula espanhola??

que saiba um tipo pode ter todas as propriedades que quiser e onde quiser desde que não sejam habitação própria, ou não conheces este regime? ou a pessoa não pode ter casa lá de habitação própria e as outras todas ou de habitação própria não permanente ou de 2ª "habitação"???

ou vir mesmo para cá viver definitivamente em casa unica mas de férias para não pagar cá impostos dos seus rendimentos de lá... não pode??

se agora se quer legalizar, largar peseta e ter cartão de contribuinte português porque é moda... quero cá bem saber é disso...

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #7 em: 17 de Fevereiro, 2013, 00:11:20 »
Podes ter as propriedades todas que queiras. Claro! Mas isso tem a ver com quê, neste caso?

Aqui a questão é a residência fiscal... Se não tiveres residência fiscal em Portugal não podes cá legalizar nada! PONTO!

Um emigrante que regresse ao seu país de origem, de forma definitiva, pode legalizar um carro que seja seu há mais de um ano sem pagar imposto. Com essa isenção fica obrigado a manter o carro em seu nome durante mais um ano depois da legalização.

Estão a falar de alhos quando a questão era bugalhos!

A resposta à pergunta inicial: "se é possivél um emigrante que esteja na suiça, pode trazer um carro para portugal, legaliza-lo sem anunciar o seu regresso definitivo a portugal, se realmente só ira pagar os gasto dos documentos da viatura."

A resposta é NÃO!

Para "fugir" ao pagamento do imposto tem de obrigatoriamente anunciar o regresso definitivo.

Está tudo aqui:

http://www.dgaiec.min-financas.pt/pt/informacao_aduaneira/Veiculos/isencao_res/FAQ_ISV_isen_res.htm

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #8 em: 17 de Fevereiro, 2013, 10:15:35 »
eu referi-me à sua não necessidade de o fazer;

2º o que estás a mostrar é o que os tugas tem de fazer quando trazem um carro que querem legalizar

3º não menciona a morada domiciliária noutro país

aquilo que foste buscar é código de ISV e não de domicilio, o que não tem nada a ver, ou seja os meus bugalhos tem a ver com domicilio fiscal

mas se sabem mais que os emigrantes, força...

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #9 em: 17 de Fevereiro, 2013, 10:24:02 »
já gora para não falar barato e se perceberem alguma coisa do que se pode fazer depois de ler isto, digam...

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/lgt/lgt19.htm

ducato100

• Encartado

• *
  • 111
« Responder #10 em: 18 de Fevereiro, 2013, 03:50:43 »
ai sim???

e que é que faço ao meu vizinho da frente que tem carros franceses, tem casa em França e está cá a viver??
Pergunta-lhe de quanto em quanto tempo tem de ir a França e já vês, ele não mora cá, está cá é diferente.

e que faço a um outro tipo que é meu amigo, pirou-se para Espanha, tem casa cá, deu baixa do cartão de contribuinte dele e vem cá todas as semanas de BM com matricula espanhola??
Casa em nome dele? Não me cheira... De resto é um turista como os outros.
que saiba um tipo pode ter todas as propriedades que quiser e onde quiser desde que não sejam habitação própria, ou não conheces este regime? ou a pessoa não pode ter casa lá de habitação própria e as outras todas ou de habitação própria não permanente ou de 2ª "habitação"??? Podes ter as casas que quiseres onde quiseres desde que estejas registado nas finanças locais, sem isso a propriedade não é tua.

ou vir mesmo para cá viver definitivamente em casa unica mas de férias para não pagar cá impostos dos seus rendimentos de lá... não pode??
Nem precisa, podes escolher onde pagas os impostos, se no país onde o ganhaste ou no de residência.

se agora se quer legalizar, largar peseta e ter cartão de contribuinte português porque é moda... quero cá bem saber é disso...

Respostas a azul.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #11 em: 18 de Fevereiro, 2013, 18:43:44 »
é só "entendidos" na matéria em que eu trabalho....

:nhedaxe:

então a da casa não ser minha senão estiver averbado nas Finanças é a mais cómica delas todas, ahahaha...

ducato100

• Encartado

• *
  • 111
« Responder #12 em: 18 de Fevereiro, 2013, 22:00:31 »
Não é pra chatear ninguém, é a informação que eu tenho.

Não podes ser proprietário de algo cá se não estiveres inscrito nas finanças, nem que seja com a morada do estrangeiro mas tem de ter contribuinte Português.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #13 em: 18 de Fevereiro, 2013, 22:06:03 »
a minha função ao saber também pode servir para ensinar!

1º tudo o que é teu tem de estar registado!

2º tudo o que é teu pode não estar averbado!!!

agora quando perceberes a diferença entre o 1º e o 2º tens a resposta a tudo; no entanto também é obrigatorio o ponto 2º se bem que não implica a posse.

deixo-te ler este post e daqui a um bocado já venho completar o resto

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #14 em: 18 de Fevereiro, 2013, 22:32:43 »

quanto ao post anterior:

1º o que é na realidade obrigatório é REGISTRAR OS BENS TODOS NA CONSERVATÓRIA !!!!
2º se ninguem registrar nada na conservatória, como é que as Finanças sabem o que tens?

assim, dado que isto é um jogo do gato e do rato, se o bem estiver registado numa conservatória estrangeira, como pode estar averbado nas finanças de cá??? só passando para o registo na conservatória de cá!

se por acaso mantens a morada de lá que é o que a maioria dos emigrantes fazem, têm domicilio fiscal lá e depois cá na casa de férias (em Portugal) mantendo a compra dos carros lá a pagar muitos menos impostos e contribuições;

assim, ao virem para cá viver tanto como turista e tanto como habitante da CE não declaram rendimentos mas sim bens para colecta.

portanto vão pagar impstos tipo IMI e IMT de tudo o que cá tiverem em solo português COMPRADO CÁ!

agora se uma pessoa muda definitivamente, os proveitos que tenha na Europa juntam-se aos proveitos em Portugal e paga cá o diferencial de impostos entre lá e cá!

por isso é que eu disse que os tipos que conheço ficam com tudo lá e "passeiam" por cá! é aquilo que as firmas estãoa fazer em Portugal pirando-se para a Espanha porque pagam muito menos impostos;

Assim para completar:

tens a parte registral que é o que indica a posse e ser dono de alguma coisa, com ou sem ónus e tens a parte FISCAL que é o averbamento obrigatório PARA PAGAMENTO DE IMPOSTOS!!

aqui é que toda a gente falha ao pensar que Finanças implica ser dono... é uma aldrabice pegada porque podes estar averbado nas Finanças e já não ser dono de nada.

se te lembrares, aqui há uns meses aytrás por causa da conservatória ainda ter o registo dos carros em nome dos donos anteriores, foi tudo chamado às Finanças para pagar impsoto porque não estava alterado (NA CONSERVATÓRIA)