Autor Tópico: EGR (importante)  (Lida 7776 vezes)

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
Re: EGR (importante)
« Responder #15 em: 17 de Março, 2013, 14:17:28 »
Obrigado pela ajuda! ;)

Aquela braçadeira de metal do lado direito do EGR, convém limpar também certo? (Já agora se souberes o nome dessa peça..)

Tubo flexível de metal.

brandaopereira

• Encartado

• *
  • 120

Masculino
« Responder #16 em: 17 de Março, 2013, 14:22:18 »
a marea do meu pai tanto quanto eu sei nunca a limpou :P e não faz sequer fumo nem tem falta de potência :P e está com 112K (nada mau para 13 anos :P)

O meu está com 13 anos, mas 250k lool
Mas penso que não se veja fumos.. É mesmo no trabalhar do carro que se nota.. E a forma como o motor de solta ao andar.. :D
Só que com o passar dos anos, as pessoas não notam essa diferença, porque é ao longo de muito tempo e as pessoas nem sequer notam a diferença! A diferença nota-se bem, é quando a EGR é limpa.. (dizem).

Mais logo comprovo isso ;)

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #17 em: 17 de Março, 2013, 14:23:09 »
a marea do meu pai tanto quanto eu sei nunca a limpou :P e não faz sequer fumo nem tem falta de potência :P e está com 112K (nada mau para 13 anos :P)

Nada mau , mesmo, mas , convém dizer que cumpre norma inferior ao meu (CF4) , logo, a EGR da Marea recircula menos gases, suja menos...

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #18 em: 17 de Março, 2013, 14:31:35 »
BrandãoPereira, quando se limpa a EGR, limpam-se todos os canais de passagem, para melhor exemplificar assinalei-os na tua foto;

brandaopereira

• Encartado

• *
  • 120

Masculino
« Responder #19 em: 17 de Março, 2013, 14:51:37 »
Mais uma vez, obrigado pela tua ajuda..

O EGR e o tubo flexivel parecem ser fáceis de remover, bem como a peça que está no centro inferior da foto..
E aquela peça, que tem a seta mais à esquerda? Isso penso que não seja removível :s

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #20 em: 17 de Março, 2013, 15:11:53 »
É o coletor de admissão, é menos fácil de desmontar ,contudo, também se faz com paciência e calma.

PandaSisley

• Giannini

• *
  • 303
« Responder #21 em: 17 de Março, 2013, 15:30:21 »
No meu caso a luz do motor em laranja acendeu, uns já diziam turbo, outros diziam injectores, no fim fiz limpeza da EGR e apaguei o erro.

Ficou a desenvolver melhor e até hoje não voltou a acender :)

Tenho visto pessoal a limpar com a EGR fora (spray próprio) e outros com o carro a trabalhar dão spray de limpeza de travões no tubo de admissão a seguir à caixa do filtro do ar  :o, a motor faz acelerações sozinho, mas dizem que limpa a admissão toda ???

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #22 em: 17 de Março, 2013, 15:50:13 »
PandaSisley o melhor método de limpeza é desmontado tudo e lavando.

Quanto ao spray de limpeza de travões desconheço se o seu uso danifica ou não os internos do motor, de quaisquer das maneiras, no meu caso utilizo um spray próprio para limpeza de EGR, pois o coletor de admissão no Grande Punto é de difícil acesso, caso contrário desmontava e limpava-o, é muito melhor. 

brandaopereira

• Encartado

• *
  • 120

Masculino
« Responder #23 em: 17 de Março, 2013, 16:59:56 »
Uma dúvida Lovefiat:

Isto é mesmo a valvula egr? é que esta foto, e já confirmei, situa-se na parte inferior do motor, quase junto à zona onde tem a dobradiça para abrir o capô e não parece ter nada a ver com o sistema egr, que fica mais a cima, como à bocado me explicaste  :mellow:
« Última modificação: 17 de Março, 2013, 17:02:33 por brandaopereira »

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #24 em: 17 de Março, 2013, 17:45:40 »
Claro que está relacionada, aliás é daí que o primeiro tubo flexível de metal vem, essa é a eletrovalvula que abre para dar passagem aos gases que saem para o coletor de escape, onde se reparares bem ela está acoplada.

Quando te aconselhei a limpar o circuito se verificares, apontei a dois tubos flexíveis, faz o seguinte segue esse tubo e verás que irá dar ao dispositivo que assinalei. :t_up:   

brandaopereira

• Encartado

• *
  • 120

Masculino
« Responder #25 em: 17 de Março, 2013, 18:07:05 »
 :D confesso que não reparei nisso, mas já vejo..
então aconselhas a limpar o egr em sí, a valvula, o tubo flexivel, e a admissão certo?

Desculpa lá tantas perguntas, mas gosto de estar bem informado e nestes dias não dá para pagar para ter explicações xD

Outra coisa:

Seguindo por ordem...
Tem o tubo flexivel, depois o egr, e mais a cima, parece tipo um cilindro.. aquilo tem ali alguma ligação electrica que tem de ser desligada?

Obrigado pela paciência ;)

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #26 em: 17 de Março, 2013, 18:17:32 »
Uma limpeza bem feita passa por desmontar tudo desde a eletrovalvula da tua última foto até ao coletor de admissão e aproveitando para verificar se as juntas estão em condições, caso estejam fracas proceder à sua substituição, verificando também o tubo que encaixa na eletrovalvula do coletor de escape, dessa maneira o serviço fica bem feito.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #27 em: 17 de Março, 2013, 18:22:43 »
Tem o tubo flexivel, depois o egr, e mais a cima, parece tipo um cilindro.. aquilo tem ali alguma ligação electrica que tem de ser desligada?

Sim tem de ser desligada, esse valvula faz a gestão da quantidade de gases a entrar na admissão.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #28 em: 17 de Março, 2013, 18:27:47 »
Verificar este tubo.

brandaopereira

• Encartado

• *
  • 120

Masculino
« Responder #29 em: 17 de Março, 2013, 18:57:35 »
Certo.. Hoje não vou puder fazer isso, mas vou ver se amanhã ou depois faço isso, e aproveito para fazer 1 tutorial em fotos do processo!

Deixei-te mp lovefiat :)