Autor Tópico: Afinar travão de mão de Cinquecento  (Lida 1633 vezes)

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
Afinar travão de mão de Cinquecento
« em: 19 de Abril, 2013, 18:45:07 »
Boas pessoal, tenho aqui umas duvidas sobre a afinação do travão de mão no meu cento.
Acontece que já só trava no ultimo "estalo" e mesmo assim fica mal travado.
Quero ver se consigo resolver isto afinando o cabo, mas não tenho a certeza de como devo fazer.
Segundo consegui ver no eper, a porca 14 é que parece que estica ou alarga o cabo.

Será que é ali que se faz a afinação, ou tem que se mexer nos tambores?
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
Re: Afinar travão de mão de Cinquecento
« Responder #1 em: 19 de Abril, 2013, 18:51:21 »
O ideal seria comprares um garrafão de desengordurante e um pincel.. tirares as 2 rodinhas, tiras 2 tamborzitos, limpas tudo muito bem, dás uma despolidela nos calços e nas polies (dependendo do estado claro, senão troca pelo menos os calços..)  depois pões um bocadinho de massa cobreada nos pontos de fricção dentro do tambor (onde anda ferro com ferro)e para afinar, supondo que isso usa um sistema idêntico ao do panda e uno, por baixo do carro tens o terminal do cabo que vai ás rodas mesmo por baixo da zona do travão de mão, com 2 porcas (uma a fazer de contra-porca) .. esticas um pouco o cabo.. et voilá, menos dentes no travão de mão.. mas convèm começares pelas rodas, não vá teres tudo nas lonas atrás :p

Ou então mandas-me pm, pagas o almoço e umas jolas e a gente faz isso quando eu tiver tempo.. :d_grin:
« Última modificação: 19 de Abril, 2013, 18:52:33 por Fiat 600 71 »
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182