Autor Tópico: Ligação do Rádio à Ignição  (Lida 7926 vezes)

Farrael

• Piccolo

• *
  • 33

Masculino
Ligação do Rádio à Ignição
« em: 26 de Abril, 2013, 17:34:27 »
Olá! :D

Recentemente comprei para o meu "Puntinho" um rádio novo. Foi um Sony CDX-GT565UV:

Aplicação: (Carregar na Imagem para Tamanho maior)

O rádio anterior também era um Sony, mas não tinha USB e era mais "fraquinho" que este novo

Bem, o que gostava agora de ter era desligar o Rádio quando desligar a Ignição pois principalmente quando deixo o carro num estacionamento coberto às vezes deixo-o ligado.

Lembrei-me agora que no cabo do Rádio, tem uma opção em que posso ligar o cabo amarelo ao vermelho, como mostra a imagem a seguir:

(Carregar para ver imagem maior)

Atualmente está como na Opção A

Ora, se ligar o cabo amarelo com o vermelho (terceira opção), consiguirei  desligar o rádio com a ignição?

Cumprimentos a todos e bons KM's!  :laugh:

juve_elx

• Zagato

• *
  • 1573

Masculino
Re: Ligação do Rádio à Ignição
« Responder #1 em: 26 de Abril, 2013, 19:14:43 »
os dois fios +12v na ficha do punto tem sempre corrente. isso tem a ver com o facto de o punto não ter posição de chave acc. podes ligar o radio junto de algo que precise de ter a chave ligada, ele assim faz a função de ligar e desligar com chave, mas tens o problema se quiseres ouvir musica com o carro desligado sangra a bateria mais rápido pois todos os sistemas do carro vao estar ligados (ex: bomba gasolina, centralina, aquecimento de velas incandescentes, injeção, etc)

Farrael

• Piccolo

• *
  • 33

Masculino
« Responder #2 em: 26 de Abril, 2013, 20:21:30 »
Obrigado pelo teu esclarecimento

Realmente não me lembrava do pormenor de quando a chave está na posição "ON"....  :blush:

Farrael

• Piccolo

• *
  • 33

Masculino
« Responder #3 em: 29 de Abril, 2013, 01:11:36 »
Aproveitando este tópico, será possível se ligar o radio a ignição fazer algo que consiga ligar o radio com a chave retirada?

Digo isto porque quando desligo o carro pisca a luz do alarme e a partir desse momento este pode ser activado com o comando. Também notei quando instalei o radio vi no cabo ISO do carro um cabo amarelo cortado e tem nessa parte uma fita isoladora preta a volta do cabo

juve_elx

• Zagato

• *
  • 1573

Masculino
« Responder #4 em: 29 de Abril, 2013, 11:57:32 »
o cabo amarelo é o dimmer, para a iluminação do radio ser junto com a do carro.
queres que o radio faça as duas funções, que ligue e desligue com a chave mas que também ligue com ignição desligada?
penso que o próprio radio é que tem de ter essa função...

Farrael

• Piccolo

• *
  • 33

Masculino
« Responder #5 em: 29 de Abril, 2013, 16:29:33 »
o cabo amarelo é o dimmer, para a iluminação do radio ser junto com a do carro.
queres que o radio faça as duas funções, que ligue e desligue com a chave mas que também ligue com ignição desligada?
penso que o próprio radio é que tem de ter essa função...

Sim, quando desligar o carro desligue o respetivo Rádio mas também possa liga-lo com o carro desligado.

Os Sony têm essa função que deteta quando desliga a chave e tem uma opção de desligar automaticamente até no máximo uma hora quando se liga o carro sem a ignição

Farrael

• Piccolo

• *
  • 33

Masculino
« Responder #6 em: 04 de Maio, 2013, 20:14:03 »
Ontem a noite descobri que por detrás do rádio existia um fio solto:

Então vi que esse fio ia ligar à Ignição

Então hoje dei mãos à obra... Antes de começar encontrei a 3 fios cortados, tal como mostra a imagem abaixo:

E encontrei este ligador onde está ligado os dois vermelhos (corrente contínua + comutada?) e o negativo:

Então retirei o fio que tem as cores vermelho e preto e uni (com um ligador) ao outro da mesma cor que vai à ignição. Depois tive que trocar os fios amarelo e vermelho no cabo do rádio, tal como mostra a seguinte figura:

Após estas mudanças, o rádio desliga após desligar a ignição

Aproveitei que estava com a "pica" e resolvi a questão do fio amarelo solto, que está na segunda imagem, que segundo aqui foi dito, é do Dimmer.
Então descobri que esse fio estava a ligar a lâmpada do isqueiro
Com um ligador fiz uma união e ficou a funcionar o Dimmer juntamente com a Lâmpada do Isqueiro.

Agora gostaria de saber se é possível ligar o rádio após desligar a ignição. Sei que o meu rádio tem uma opção de Auto-Off, mas para isso teria que ter o rádio ligado com a ignição desligada.

Abraço!
« Última modificação: 04 de Maio, 2013, 20:15:06 por Farrael »

SepulRise

• Encartado

• *
  • 104
« Responder #7 em: 08 de Maio, 2013, 19:59:43 »
Realmente também tenho a mesma dúvida que tu.

Tenho um rádio da sony diferente do teu, mas tenho-o ligado com a ignição do carro, ou seja, quando desligo o carro desliga o rádio.

Mas gostava de poder ligar o rádio depois, visto que num rádio de origem da fiat, é possível.

Farrael

• Piccolo

• *
  • 33

Masculino
« Responder #8 em: 08 de Maio, 2013, 21:33:42 »
Realmente também tenho a mesma dúvida que tu.

Tenho um rádio da sony diferente do teu, mas tenho-o ligado com a ignição do carro, ou seja, quando desligo o carro desliga o rádio.

Mas gostava de poder ligar o rádio depois, visto que num rádio de origem da fiat, é possível.

Eu se não me engano isso terá que ser uma "Feature" do rádio, como por exemplo os Blaupunkt.  :blink: