Autor Tópico: MK2-Junta da Cabeça queimada ??????????????  (Lida 3356 vezes)

jrib

• Encartado

• *
  • 135
MK2-Junta da Cabeça queimada ??????????????
« em: 28 de Abril, 2013, 15:30:08 »
O MK2 da minha sogra andava com uma mania, que era o seguinte, o ponteiro da temperatura chegava aos 90º, mas de repente baixava até ao 0º. E andava nisto, tanto subia de repente como baixava, mas era mesmo rápido!!

Como o carro tinha levado um termostato novo à 2 anos na Fiat, ela levou o carro lá para ver se era do mesmo. E eles meteram velas e cabos novos e disseram k estava bom.

Logo no dia a seguir fui andar com o carro e.......................... tava na mesma, o ponteiro subia e descia.
Fui lá levar novamente o carro e reclamar (fui à Fiat pk a minha sogra tem a panca de ir à Fiat, carro meu ñ entra lá mais, mas tudo bem, tem k se fazer as vontades às mulheres).

O carro ficou lá de um dia para o outro, quando ela o foi lá buscar o gajo disse k o carro tinha a junta da cabeça queimada, perdia a água pela tampa e que eram precisos 400€.

Mas o carro NUNCA perdeu àgua, e fui eu que fui entregar o caro na oficina e o carro ñ perdeu água!!!!!

Moral da história, fui levar o carro à oficina FIAT, torno a dizer, OFICINA FIAT, e saiu de lá ainda pior!!!!! supostamente com a junta da cabeça queimada.

Desculpem o testamento.................   

jrib

• Encartado

• *
  • 135
Re: MK2-Junta da Cabeça queimada ??????????????
« Responder #1 em: 28 de Abril, 2013, 15:35:11 »
E hoje como tinha tempo, desmontei o termostato e coloquei o carro a trabalhar sem o termostato, mas acontecia o mesmo, chegava aos 90º e passados uns 4/5 minutos e a água começava a arrufar do radiador.

Mas a temperatura mantinha-se nos 90º e a ventoinha ñ disparava.

Agora as minhas perguntas são:

1-Será a junta da cabeça queimada?
2-Se for qual será o valor da reparação?
3-Alguém me sabe explicar mais ou menos o que é a junta da cabeça queimada e o que isso implica??

Obrigado a todos  :)

tuca

• Moretti

• *
  • 207

Masculino
« Responder #2 em: 28 de Abril, 2013, 15:47:29 »
E hoje como tinha tempo, desmontei o termostato e coloquei o carro a trabalhar sem o termostato, mas acontecia o mesmo, chegava aos 90º e passados uns 4/5 minutos e a água começava a arrufar do radiador.

Mas a temperatura mantinha-se nos 90º e a ventoinha ñ disparava.

Agora as minhas perguntas são:

1-Será a junta da cabeça queimada?
2-Se for qual será o valor da reparação?
3-Alguém me sabe explicar mais ou menos o que é a junta da cabeça queimada e o que isso implica??

Obrigado a todos  :)
boas
amigo se fosse meu começava pelas valvulas temperatura e a que faz trabalhar a ventoinha

jrib

• Encartado

• *
  • 135
« Responder #3 em: 28 de Abril, 2013, 15:51:38 »
boas
amigo se fosse meu começava pelas valvulas temperatura e a que faz trabalhar a ventoinha

Mas o ponteiro da temperatura ñ passa dos 90º, ou seja, ñ aquece para além do normal. Quanto ao sensor de temperatura também o desmontei hoje e tem bom aspecto, parece novo.

O que eu acho estranho é k a água sai fora mas o ponteiro ñ passa dos 90º!!!

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #4 em: 28 de Abril, 2013, 17:20:29 »
Eu tive um problema de junta o que acontecia e que, com o motor a trabalhar durante uns minutos com a tampa do deposito de liquido refrigerante aberta, se via "ar" (gases de escape) a surgir junto com a agua no tubo de retorno.

No teu caso em concreto duvido que seja a junta, mais depressa aponto para sensor de temperatura ou mau contacto. Se tivesses a hipotese de comprovar a temperatura lida com um termometro era o ideal.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #5 em: 29 de Abril, 2013, 00:26:29 »
Há aí duas questões distintas...

O ponteiro subir e descer de forma rápida, pode ser avaria do sensor de temperatura, mau contacto na ligação do sensor ou num cabo de massa ou ainda no próprio quadrante...

O deitar a água fora... Com a tampa aberta vai deitar sempre! Porque isso é um circuito fechado e ganha naturalmente pressão com o aumento da temperatura. Se deita fora com a tampa fechada, então poderá ser sintoma de algo grave como uma passagem na junta da cabeça ou tão pura e simplesmente a válvula da tampinha do depósito de expansão!  :t_up:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Mickey

• Zagato

• *
  • 1299

Masculino
« Responder #6 em: 29 de Abril, 2013, 22:40:04 »
Sensor que lê a temperatura deve estar marado e quanto ao resto o mais provável é a tampa do vaso de expansão estar também marada...

Conclusão substitui o sensor e a tampa!  ;)

Para despistares a junta queimada podes fazer alguns testes, com o motor em funcionamento tira a tampa do vaso de expansão (cuidado com as temperaturas altas e a pressão) e vê se faz bolhas na água,m se fizer significa que a junta está a deixar passar compressão para a água.
Vê p estado do óleo, se tem uma cor acastanhada a puxar para o amarelo e vê se a tampa do óleo tem uma pasta branca por dentro, também podes verificar o tubo de respiro na tampa das válvulas, que vai para a admissão, se tem essa mesma pasta...

Vai dando noticias do caso ;)
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

TOZEVE

• Giannini

• *
  • 446

Masculino
    • TOZEVE
« Responder #7 em: 30 de Abril, 2013, 06:29:16 »
Antes de desmontares qualquer coisa deves de fazer algumas medições:

Pressão do circuito da "agua"
Pressão a que a valvula do radiador abre
Ligar o sensor da ventoinha directo para ver se a ventoinha funciona
Medir a concentração de glicol
Medir a temperatura da "agua" no radiador em especial junto da valvula que actua a ventoinha

Com estes testes feitos vais saber exactamente onde está o problema.

Como o Artur disse , a flutuação da temperatura pode ser outra coisa...
Obrigado

Toze

jrib

• Encartado

• *
  • 135
« Responder #8 em: 30 de Abril, 2013, 23:03:48 »
Obrigado a todos pela ajuda!!

O problema está resolvido, era o sensor de temperatura.

-Na Fiat: diziam que era a junta da cabeça queimada, resolvia o problema com +/-400€
-Na Bosch Car Service: Sensor de temperatura, lavagem ao sistema de refrigeração e anticongelante novo e..... problema resolvido!!

Oficina Fiat (neste caso a da minha cidade)??????? NUNCAAAA MAIS!!!!!!!!!

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #9 em: 30 de Abril, 2013, 23:53:24 »

-Na Fiat: diziam que era a junta da cabeça queimada, resolvia o problema com +/-400€
-Na Bosch Car Service: Sensor de temperatura, lavagem ao sistema de refrigeração e anticongelante novo e..... problema resolvido!!

Onde é que anda o Luke?  :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #10 em: 01 de Maio, 2013, 11:50:31 »

Em alturas de crise vale tudo!!!

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #11 em: 01 de Maio, 2013, 13:55:28 »
que é que isso tem de especial?? se houver gajos incompetentes tanto pode ser na Fiat como na Mercedes, onde calhar!

se eles são incompetentes toca a não ir lá que só estraga é a marca!

TOZEVE

• Giannini

• *
  • 446

Masculino
    • TOZEVE
« Responder #12 em: 02 de Maio, 2013, 07:07:50 »
que é que isso tem de especial?? se houver gajos incompetentes tanto pode ser na Fiat como na Mercedes, onde calhar!

se eles são incompetentes toca a não ir lá que só estraga é a marca!

O problema maior é que as marcas ou empresas querem pagar ordenados mínimos e contratam pessoal sem experiência nem formação (normalmente temporários ou em estagio profissional), depois ainda levam  por ex 100eur + iva de trabalho para trocar a distribuição de um Punto motor fire que no máximo é uma hora de mão de obra.
Como tal a dita crise somos todos nós que deixamos que exista e também todos temos essa noção, só por sorte ou por estarem agarrados a grandes marcas é que algumas grandes casas sobrevivem...
Obrigado

Toze

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #13 em: 03 de Maio, 2013, 20:02:16 »
vamos pôr as coisas desta forma...

senão prestam não volto lá mais;

se prestam volto...

agora se é pelo patrão ou pelo empregado nem vou querer saber...no fim de contas quem paga sou sempre eu e senão ficar bem servido..