Autor Tópico: como manter a bateria em condições??  (Lida 4015 vezes)

cesar

• Piccolo

• *
  • 70

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Forever
como manter a bateria em condições??
« em: 28 de Maio, 2013, 09:13:46 »
Boas caros amigos Fiatistas, venho pedir a vossa ajuda. Há dois anos meti uma bateria nova. Ao fim de 20 meses +- fui ligar o carro e nada. Carreguei a bateria e lá ficou bom. 1 ou 2 meses depois kaput outra vez. Levei a bateria onde a comprei (stand oficial) e bateria para o lixo. Como estava fora já dos 2 anos de garantia lá tive de comprar outra. Ontem fui por o carro a trabalhar, kaput outra vez.... Hoje vou carrega-la mas vinha pedir o vosso conselho. O carro já estava parado há pelo menos 3 meses. É normal ao fim e tanto tempo parado a bateria descarregar? Partindo do principio que não tenho fuga de corrente acima do normal (com o meu multimetro da outra vez não deu consumo), é de esperar ter de carregar a bateria de quanto em quanto tempo se estiver parado? Outra duvida, posso carregar a bateria estando ela ligada ao carro ou é melhor a retirar? Agora desta vez vou carregar e tiro-lhe o borne da massa. Só é chato ter que repor toda a info no radio e memoria dos vidros. Como é que voçes fariam? Obrigado. (Lancia Lybra 1.9 jtd)
Cumprimentos, César.
88' Fiat Uno 45s (Incendiou)
89' Fiat Uno 45s (partiu chassis)
94' Lancia Y10 (Vendido :(  com pena minha)
97' Fiat Punto 75 ELX (vendido)
99' Fiat Punto 16v HLX (vendido)
03' Lancia LybraSW 1.9jtd (atual com muita alegria)

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: como manter a bateria em condições??
« Responder #1 em: 28 de Maio, 2013, 14:11:04 »
Boas!!!
Pra te ser sincero as xs parace q as baterias trazem um temporizador interno que por altura do termino da validade da garantia kaput, la se vai a bateria. Obviamente nao e nada disso mas ja me aconteceu mesmo em carros com andamento regular. Tambem e verdade que se trata de baterias das mais baratas.  :D

Nas viaturas que tenho paradas o que costumo fazer pra nao desligar a bateria por causa de nao perder as memorias é tipo de mes a mes deixa-las a carga 24hs com um daqueles carregadores foleiros que "injetam" sempre pouca carga. o objetivo e precisamente esse, carregar com pouca intensidade.

Contudo raramente tenho os carros parados muito tempo seguido, isso nao da saude nenhuma aos carros quer a nivel mecanico quer a nivel eletrico. de longe a longe la pego neles e faço o fim de semana todo com eles.

Mas certamente que aparece quem te diga mais em concreto o que deves fazer. tambem te devem perguntar se a bateria é ou nao de manutençao. As minhas sao quase todas.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #2 em: 28 de Maio, 2013, 18:12:03 »
se desligares a bateria isso não sucederá, ou então, não deixes o carro parado tanto tempo, uma vez por mês anda um dia com ele como se fosse o carro de dia-a-dia e basta!, no entanto... se tiveres alarme ligado e afins, pode descarregar nesse tempo
« Última modificação: 28 de Maio, 2013, 18:15:11 por Luke »
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #3 em: 28 de Maio, 2013, 19:08:01 »
Tenho uma dúvida, então mas se tirarmos os bornes da bateria ela descarrega à mesma?
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #4 em: 28 de Maio, 2013, 20:25:29 »
frigorifico...... :P

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #5 em: 28 de Maio, 2013, 20:31:23 »
Tenho uma dúvida, então mas se tirarmos os bornes da bateria ela descarrega à mesma?

Se tirares os bornes a bateria o que menos te deve preocupar e se ela descarrega ou nao, deves preocupar-te e se alguma vez os consegues voltar a meter.  :lol:  :lol: (refiro-me a tirar os bornes da propria bateria)

Quanto ao desligar os cabos da bateria o luke acabou de dizer que nao acontece. ;)

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #6 em: 28 de Maio, 2013, 23:52:46 »
A melhor forma para quem fica com um carro parado muito tempo é ter um carregador que faz manutenção, não é preciso andar a desligar nada nem a perder memorias, eu tenho um que comprei no Lidl, custou perto de 20€ e tem várias funções carga normal, manutenção etc, há vários carregadores do género no mercado. 

Qualquer bateria que esteja 30 dias com a carga a menos de 50%, vai "avariar" muito rapidamente, na minha experiência com baterias  independente da marca, as que são usadas regularmente duram de 5 anos para cima, as que têm pouco uso 2 a 3 anos, ja tive uma que nem 2 anos aguentou.

A bateria que vi até hoje a durar mais atingiu os 12 anos, circulava praticamente todos os dias perto de 50kms, veio de origem e só foi trocada ao fim dos tais 12 anos, nada mau!!

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #7 em: 29 de Maio, 2013, 02:47:52 »
12 anos?
Era num Diesel?
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

cesar

• Piccolo

• *
  • 70

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Forever
« Responder #8 em: 29 de Maio, 2013, 08:04:01 »
Boas, obrigado pelos vossos comentários. A primeira bateria era Fiat/Alfa/Lancia mas tive sempre o alarme ligado. Depois de carregar 2 ou 3 vezes, a ultima vez tinha 2 volt!! Foi logo para o lixo. Comprei depois uma "melhor" para tentar aguentar mais. Comprei uma varta 74ah e 680A de arranque (acho eu) mas desactivei logo o alarme. Ficou desde Março parado e ontem tinha 11,50 volt e 30%. Meti á carga e ainda lá está. Se calhar vou comprar um carregador desses que o naso disse, mas estava a pensar num ctek. O carregador que estou a usar é do meu sogro e é um "Norauto 3000 especial diesel". Até é porreiro porque já é electronico, com manutenção (pode estar meses ligado á bateria) e tem protecções de sobrecarga e inversões de polaridade, etc. Custou-lhe 70€ há cerca de 4 anos e até agora sempre funcionou bem, mas com esse valor já se arranja um ctek. Alguem tem um? O que acham desse? Pode-se ligar com a bateria montada no carro? e as centralinas não vão á vida? Uma coisa curiosa foi quando meti a bateria nova, o carro parece que ficou maluco, acendeu os piscas, buzinou, acenderam umas luzes no painel e até acho que os ponteiros se mexeram!!! Mas depois de uns segundos estava tudo normal. Istá é normal acontecer??
Cumprimentos, César.
88' Fiat Uno 45s (Incendiou)
89' Fiat Uno 45s (partiu chassis)
94' Lancia Y10 (Vendido :(  com pena minha)
97' Fiat Punto 75 ELX (vendido)
99' Fiat Punto 16v HLX (vendido)
03' Lancia LybraSW 1.9jtd (atual com muita alegria)

gilbranco

• Encartado

• *
  • 75
« Responder #9 em: 29 de Maio, 2013, 15:32:33 »
quando o meu filhote nasceu o punto que  é da minha mulher, ficou parado praticamente 5 meses.

todos os meses deixava o 8 horas a carregar a bateria com um carregador de 6amperes.  e tentava uma vez por semana dar uma volta de 50 km. trabalho casa.

eles se estiverem muito tempo parados estragam.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #10 em: 29 de Maio, 2013, 18:20:42 »
"FREDERICO!"........ :P

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #11 em: 29 de Maio, 2013, 20:40:09 »
12 anos?
Era num Diesel?

No caso era, mas isso muda alguma coisa??  a bateria que vinha na minha Kappa 20vt ainda lá está, vai fazer 6 anos em Agosto nas minhas mãos, pelo meio ja esteve dois anos (não seguidos) praticamente parada.

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #12 em: 29 de Maio, 2013, 20:51:08 »
No caso era, mas isso muda alguma coisa??  a bateria que vinha na minha Kappa 20vt ainda lá está, vai fazer 6 anos em Agosto nas minhas mãos, pelo meio ja esteve dois anos (não seguidos) praticamente parada.

Muda.
As baterias dos Diesel têm que ser sobredimensionadas relativamentre aos Otto porque necessitam de mais esforço a pegar, um motor de arranque mais forte.

Depois e generalizando e não particularizando: os veículos Diesel em média andam mais, são mais utilizados do que os Otto, logo em média as baterias sofrem menos.
Isto porque a bateria é um componente que quanto menos o carro andar / se usar mais desgaste têm.

O relato de uma bateria a durar mais em Otto que me lembro ouvir a alguém conhecido são 9 anos.
Diesel esses 12 que falas.

Pela maior parte das pessoas com quem falo, apontaria para uns 4 anos nos Otto e uns 6 nos Diesel.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GomesHM

• Novato

• *
  • 10
« Responder #13 em: 30 de Maio, 2013, 06:56:02 »
No meu caso... com utilização diária... o máximo foram 5 anos.
Depois outras baterias duraram menos...

Ligeiramente off-topic, mas acham que o alternador prestes a pifar pode estourar com uma bateria?
Aqui há uns tempos uma bateria morreu... passados uns km's (poucos milhares)... foi tipo a feira popular no painel de instrumentos até se desligar tudo... e viva o novo alternador.
Fiquei com a ideia q a bateria acabada de falecer poderia ter sido do alternador moribundo...
Fabbrica Italiana di Automobili Torino

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #14 em: 30 de Maio, 2013, 18:38:37 »
"FRIGORIFE".....  :P :P :P