Autor Tópico: Ajuda-Uno 60 SX a trabalhar em 2 cilindros  (Lida 41707 vezes)

Mickey

• Zagato

• *
  • 1299

Masculino
Re: Ajuda-Uno 60 SX a trabalhar em 2 cilindros
« Responder #90 em: 23 de Julho, 2013, 00:51:26 »
Vou limpar tudo com 1 pano, passar uma folha de lixa, e tentar montar a junta...
Penso que agora não é muito complicado.
Humm... Há algo a dizer-me que a coisa não vai correr bem, pode ser que tenhas sorte...

Limpa bem com diluente celuloso e passa-lhe lixa fina (bloco e cabeça) mete uma junta decente e pernos novos apertados no sentido correcto com NM's e graus também correctos. Uma dica, mete um pouco de massa consistente na rosca dos pernos  :t_up:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

pricarti

• Encartado

• *
  • 149
« Responder #91 em: 23 de Julho, 2013, 02:12:23 »
Humm... Há algo a dizer-me que a coisa não vai correr bem, pode ser que tenhas sorte...

Limpa bem com diluente celuloso e passa-lhe lixa fina (bloco e cabeça) mete uma junta decente e pernos novos apertados no sentido correcto com NM's e graus também correctos. Uma dica, mete um pouco de massa consistente na rosca dos pernos  :t_up:

Ok amigo. Obrigado pela ajuda.
É mesmo necessário substituir os pernos?
Abraço.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #92 em: 23 de Julho, 2013, 10:06:30 »
Claro que sim, pelo menos até dar á chave....  :wacko: :wacko: :wacko:
é um fire 8v, pode não pegar, mas não estraga nada, é o motor favorito dos sapa...mecânicos de esquina
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

• Zagato

• *
  • 1299

Masculino
« Responder #93 em: 23 de Julho, 2013, 10:11:15 »
Abraço.
Sim!!! Os pernos ao serem sujeitos a NM's e a graus de aperto brutais, literalmente "esticam", ora se os voltares a usar nunca mais vais conseguir dar-lhe o aperto correcto, embora dês os NM's que pedem e tudo isso como já foram usados já "esticaram" e nunca vão apertar correctamente. Compra pernos novos isso é barato  :t_up:

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #94 em: 23 de Julho, 2013, 10:11:51 »
Abraço.

se te disserem que sim, vais substituí-los?

se te disser que tendo tirado a cabeça como tiraste, tens de mudar óleo e filtro, vais mudar?

quanto a passar lixa no bloco... discordo do Mickey, usa uma lamina para raspar os restos da junta, a ultima coisa que se quer é pó de ferro a passear pelo motor

no entanto dou-te uma sugestão, manda a cabeça ao torneiro e monta isso como deve de ser montado, senão vais gastar o dinheiro todo outra vez, com agravantes!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

• Zagato

• *
  • 1299

Masculino
« Responder #95 em: 23 de Julho, 2013, 10:21:44 »

se te disser que tendo tirado a cabeça como tiraste, tens de mudar óleo e filtro, vais mudar?

quanto a passar lixa no bloco... discordo do Mickey, usa uma lamina para raspar os restos da junta, a ultima coisa que se quer é pó de ferro a passear pelo motor

no entanto dou-te uma sugestão, manda a cabeça ao torneiro e monta isso como deve de ser montado, senão vais gastar o dinheiro todo outra vez, com agravantes!
Nem mais... Eu sei que a lixa não é o mais correcto, mas temos de ser realistas, há tanta coisa incorrecta nesta reparação e antes que espetassem a junta em cima dos restos da outra...

pricarti

• Encartado

• *
  • 149
« Responder #96 em: 23 de Julho, 2013, 10:58:47 »

O óleo e o filtro vou substituir, sem duvida.
Os pernos é que...
Tendo em conta que a cabeça não levou nenhum aquecimento é aconselhável mandar rectificar na mesma?

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #97 em: 23 de Julho, 2013, 11:58:54 »
Eu vou remar contra a maré...

Tudo devia ser feito como mandam os manuais, mas em casos privam os motores de um simples anticongelante... não sei se estar com regras de graus de quantidade de pó no ar é muito animador... 

Neste caso o que acho importante é saber se a cabeça está empenada e por uma junta com o minimo de qualidade e fazer os apertos corretos, isso de pó de lixa entre outras coisa a mim não é que me tirem o sono, os pernos não é preciso por novos, mas isto caso se saiba se foram apertados poucas vezes e se sempre foram apertados com os apertos corretos, daí ser prudente jogar pelo seguro quando não se têm certezas.

Estes motores são perfeitos, até para quem entende pouco dada a sua simplicidade, há muita informação por aí basta procurar, temos de ter é sempre a noção que se podem cometer erros, quanto menos melhor!! :smash:

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

pricarti

• Encartado

• *
  • 149
« Responder #98 em: 23 de Julho, 2013, 12:13:44 »

Tudo devia ser feito como mandam os manuais, mas em casos privam os motores de um simples anticongelante... não sei se estar com regras de graus de quantidade de pó no ar é muito animador... 

Neste caso o que acho importante é saber se a cabeça está empenada e por uma junta com o minimo de qualidade e fazer os apertos corretos, isso de pó de lixa entre outras coisa a mim não é que me tirem o sono, os pernos não é preciso por novos, mas isto caso se saiba se foram apertados poucas vezes e se sempre foram apertados com os apertos corretos, daí ser prudente jogar pelo seguro quando não se têm certezas.

Estes motores são perfeitos, até para quem entende pouco dada a sua simplicidade, há muita informação por aí basta procurar, temos de ter é sempre a noção que se podem cometer erros, quanto menos melhor!! :smash:

Boas

Já comprei a junta de cabeça, é da victor reinz.
Em relação à cabeça confirmo que o aquecimento nunca passou muito acima dos 90º.
Falta só arranjar uma chave dinamometrica.

Mickey

• Zagato

• *
  • 1299

Masculino
« Responder #99 em: 23 de Julho, 2013, 12:16:12 »

Os pernos basta serem usados 1x e te garanto que se os voltares a usar nunca mais vão ter o aperto correcto... Eu por causa de 15/20€ não corria o risco.
Faciar a cabeça e pôr à pressão também não é uma fortuna (30/40€) e pelo menos ficavas com certezas de que tudo estava a 100%

Mickey

• Zagato

• *
  • 1299

Masculino
« Responder #100 em: 23 de Julho, 2013, 12:19:54 »
Boas

Já comprei a junta de cabeça, é da victor reinz.
Em relação à cabeça confirmo que o aquecimento nunca passou muito acima dos 90º.
Falta só arranjar uma chave dinamometrica.
Para além dessa precisas também de uma chave de aperto em graus, juntamente com a junta veio uma folha com essas indicações (NM's, graus e ordem de aperto) de certeza.

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #101 em: 23 de Julho, 2013, 12:46:09 »
Os pernos basta serem usados 1x e te garanto que se os voltares a usar nunca mais vão ter o aperto correcto... Eu por causa de 15/20€ não corria o risco.
Faciar a cabeça e pôr à pressão também não é uma fortuna (30/40€) e pelo menos ficavas com certezas de que tudo estava a 100%

Na questão dos pernos eu disse como se pode fazer, os manuais devem servir para alguma coisa, para muitos motores é indicado para serem substituídos, neste motor os manuais dizem que não é preciso, eu não decido nada. 

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

pricarti

• Encartado

• *
  • 149
« Responder #102 em: 23 de Julho, 2013, 12:53:23 »
Na questão dos pernos eu disse como se pode fazer, os manuais devem servir para alguma coisa, para muitos motores é indicado para serem substituídos, neste motor os manuais dizem que não é preciso, eu não decido nada. 

Ok, se no manual diz que não é preciso vou tentar em não substitui-los.
Estou a ver é que tenho de comprar uma chave dinamometrica.

Mickey

• Zagato

• *
  • 1299

Masculino
« Responder #103 em: 23 de Julho, 2013, 13:05:50 »
:t_up:

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
« Responder #104 em: 23 de Julho, 2013, 13:26:50 »
para que poupar nestas coisas??

pelo preço dos pernos mete novo, manda facear a cabeça e rodar valvulas, e não perdes nada, só poupas em futuras intervenções

e um bom anticongelante lá dentro e não te chateia mais.....

e se trocas-te a junta a pouco tempo, para ceder outra vez, alguma coisa seria.......
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."