Autor Tópico: Desligar carros com Turbo  (Lida 4799 vezes)

Bin Laden

• Visitante
Desligar carros com Turbo
« em: 04 de Fevereiro, 2006, 00:50:39 »
Boas malta.

Uma coisa que sempre me meteu medo foi a manutenção e cuidados com o Turbo.
Como já disse na minha apresentação tenho um Punto TD, e desde o km 0 ainda no Stand o vendedor disse que sempre que desligasse o carro para agurdar alguns segundos  ao relenti antes de desligar o motor, para o turbo perder a pressão.
Sempre fiz isso, e nunca tive problemas com o turbo nos 153.900 que o meu Punto tem.

A minha pergunta é a senguinte, quantos de voces que tem carros com turbo fazem o mesmo e quais os cuidados que tem com os motores e turbos, oleos que usam, manutenções etc....

Abraços a todos
« Última modificação: 04 de Fevereiro, 2006, 00:51:20 por Bin Laden »

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #1 em: 04 de Fevereiro, 2006, 01:22:37 »
É basicamente isso, eu nem devia responder se tenho ou não carros turbo porque acho que começa logo a descarrilar o topico :buaaa:

Basta esperar uns momentos com o carro ao relanti para o turbo desacelarar e para o oleo circular um bocado e não estorricar dentro do turbo. A pior coisa para um carro com turbo ou qualquer carro de facto é voltinhas rapidas porque nunca chega a aquecer e como sabem oleo grosso não circula muito bem :t_up:

« Última modificação: 04 de Fevereiro, 2006, 01:23:14 por smokeme »

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #2 em: 05 de Fevereiro, 2006, 16:15:25 »
Não tenho automóveis com Turbo mas, as recomendações dos fabricantes são essas, quando o automóvel está frio, manter em ralenti para o óleo ficar fluido e melhorar a lubrificação e antes de desligar o motor também deve ser mantido em ralenti para manter a lubrificação, enquanto o turbo e o óleo baixam de temperatura. O meu automóvel é atmosférico mas faço sempre isso, além do fabricante dizer que nos automóveis atmosféricos só aumenta o consumo e que devemos iniciar em marcha lenta.

O pedal da embriaguem deve ser pisado a fundo antes de iniciar a marcha do motor.

darth vader

• Abarth

• *
  • 4410
« Responder #3 em: 05 de Fevereiro, 2006, 16:27:57 »
além do meu Cinquecento tenho 2 carros com Turbo cá em casa:

Uma 406 HDI executive de 2000 que já tem 1115000 km e Carrinha SUbaru 2000cc  4WD com agora 99000 km

QUalquer uma quando se arranca é devagarinho e só quando a temperaura está normal se puxa pelo turbo.

Em viagens longas e já fiz muitas mesmo indo depressa quando paramos por ex. numa bomba para comer. gasolina etc, deixo sempre as carrinhas ao ralenti durante pelo menos e não é preciso tanto, uns 5 minutos para o turbo "descomprimir". Quem não paciencia para isso  :d_naughty: , compra-se um turbo timer (que não são baratos!!) e fazes como amigos meus que, tiram a chave dos subarus, ligam os alarmes e vao almoçar e o carro que fica a trabalhar durante os min utos até que o turbo timer o desliga. A solução mais económica é a minha  :d_grin: . No caso da minha Subaru será embora dispendiosa (mas nao tanto) o que farei brevemente pois é um carro problemático a nivel de turbos  :d_look:
Cumprimentos,   :fiatistas:  :fiat:  
« Última modificação: 05 de Fevereiro, 2006, 16:29:24 por darth vader »

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #4 em: 06 de Fevereiro, 2006, 11:24:55 »
esse 406 não deve de parar não? :P 1 milhão de kms :D
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

mini127man

• Maserati

• *
  • 6401

Masculino
« Responder #5 em: 06 de Fevereiro, 2006, 14:45:39 »
Não deve mesmo acho que ainda agora passou por mim (lol)
'14 Nissan Qashqai 1.5dci
'07 Opel Corsa 1.3cdti Van - For SALE!
'06 Mercedes A150
'96 Opel Frontera 4x4 2.8TDi
'91 Fiat Uno Turbo I.E.
'73 "Cicciolina" 127mk1

'13 SYM GTS 125i
'02 Yamaha Fazer 600

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #6 em: 06 de Fevereiro, 2006, 15:17:38 »
Os quilómetros podem estar bem, deve ser um 403, mas o ano é que não bate certo  :violino:  

Bravo GT JTD by TWE

• Visitante
« Responder #7 em: 24 de Fevereiro, 2006, 21:23:47 »
eu na minha bravo espero sempre 2 min antes de desligar e quando ando a fundo espero ainda mais e nunca puxo a frio sei que pode ser exagerado mas eu ja vi muita coisa, e com a centralina reprogramada não quero correr riscos

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #8 em: 24 de Fevereiro, 2006, 23:04:46 »
eu na minha bravo espero sempre 2 min antes de desligar e quando ando a fundo espero ainda mais e nunca puxo a frio sei que pode ser exagerado mas eu ja vi muita coisa, e com a centralina reprogramada não quero correr riscos
não achas 2  minutos um bocado demasiado?

não sei porquê mas nunca tive um turbo que falhasse devido a desligar o carro depois de puxar por ele....agora se falarmos em falhar devido ao abuso excessivo...uns 27 pelas minhas ultimas contas (lol)

é melhor não dizer o que considero abuso excessivo, ficariam logo com outra ideia do que faço :P  

Bravo GT JTD by TWE

• Visitante
« Responder #9 em: 25 de Fevereiro, 2006, 19:35:25 »
pois tenho que admitir que é um bocado mas achas bem desligar logo o carro depois de ter vindo a puxar e quando digo puxar é vir de fazer um pico onde troco as velocidades as 5000 rpm, 200 rpm antes de cortar num JTD o meu turbo ainda é o de origem mas esta para vir uma unidade bufante a maneira :t_up:

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #10 em: 25 de Fevereiro, 2006, 19:46:11 »
eu apenas me limito a abrandar o andamento uns minutos antes de saber que vou parar, normalmente estacionar é tempo suficiente para o turbo desaccelarar. Para quem sabe melhor o tempo que demora o turbo a desaccelarar é exactamente o tempo que se ouve a BOV a disparar :t_up:  (como tens um diesel não é possivel ouvires isso  (lol) )

antes de meteres um turbo maior pensa em esgotares esse primeiro :t_up:  

Bravo GT JTD by TWE

• Visitante
« Responder #11 em: 27 de Fevereiro, 2006, 20:53:44 »
pois mas o meu ja esta nos limites :buaaa:  infelizmente o meu turbo não aguenta picos de 1.5 bar e por precaução pus a fazer 1.3 bar para não ter problemas. :t_up:  

Bin Laden

• Visitante
« Responder #12 em: 25 de Março, 2006, 03:26:10 »
Hummm Pergunta de ignorante!
O que é o "BOV"???? :help:  :help:

Abraços!
Joao

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #13 em: 25 de Março, 2006, 10:32:07 »
Hummm Pergunta de ignorante!
O que é o "BOV"???? :help:  :help:

Abraços!
Joao
BOV=Blow Off Valve, é uma valvula de descarga de carros a GASOLINA com turbo que dá aquele som characteristico pffft pffft entre mudanças :t_up:
(some people claim it's an orgasmic device...i find it annoying in long drives)

Daniel

• Visitante
« Responder #14 em: 06 de Abril, 2006, 22:31:37 »
Boas, o meu tb é td(fiat palio) e tb tenho esse cuidado ao ligar e ao desligar cerca de 30 segundos +-e já vou quase nos 200 mil e sempre a bombar , manutençoes o básico mas é claro oleo selenia, sempre o recomendado, filtro do oleo sempre novo e filto do ar, sempre antes do marcado no manual;;; e é tudo mas agora estou com ideia de lhe fazer uma revisão um pouco profundo ou seja novas correias, mudança de anti-congelante e talvez oleo da direcçao e travoes mas com calma cada coisa a seu tempo isto nao está fácil.