Autor Tópico: GP - Mandar Controlar motor vs Bateria| Oleo a mais também?  (Lida 5182 vezes)

breakpulse

• Moretti

• *
  • 160
GP - Mandar Controlar motor vs Bateria| Oleo a mais também?
« em: 04 de Dezembro, 2013, 11:05:40 »
Boas... recorro á vossa ajuda/opinião amigos Fiatistas...Então ontem a vir para casa.. Acabo de pagar a portagem e aparece a mensagem controlar motor e ESR desligado etc... Encosto... Vou ao compartimento de motor e eis que vejo verdete no borne de bateria... Soprei aquilo e tentei ligar o carro outra vez e nada. Fica a dar estalos e tentar arrancar mas não da nada morreu... fica todo o maluco o quadrante tipo liga e desliga

Desligo e ligo a bateria umas 10 vezes e sempre a mesma porra até que consigo ligar o carro e lá vai ele...
E hoje pequei nele como se nada fosse
Será possível ser a bateria a causar isto? Ou seja o carro nem tentava arrancar nem nada...

Aproveitei e vi o nível do óleo e assustei-me um bocado.. De um dos lados da vareta aquilo nem aparecia óleo mas do outro tava cheio, é normal ser assim ? É que passar de um bocado enquanto tive apeado vi novamente e já aparecia o óleo dos dois lados... mas conforme a imagem abaixo, num dos lados está totalmente preenchido e no outro está como na imagem... será assim?

Que sina a minha

EDIT:

De referir que quando encostei, e vi o nivel do oleo, meti um bocado de oleo, com o motor quente, porque pensei que tinha ficado sem oleo... diria que meti cerca de 0.2l  :smash: não sei se fiz borrada...

Mas a verdade é que a garrafa é de 5 litros e só lá tenho cerca de litro e meio de sobra
« Última modificação: 04 de Dezembro, 2013, 11:11:21 por breakpulse »

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
Re: GP - Mandar Controlar motor vs Bateria| Oleo a mais também?
« Responder #1 em: 04 de Dezembro, 2013, 11:15:23 »
EDIT:

De referir que quando encostei, e vi o nivel do oleo, meti um bocado de oleo, com o motor quente, porque pensei que tinha ficado sem oleo... diria que meti cerca de 0.2l  :smash: não sei se fiz borrada...

Mas a verdade é que a garrafa é de 5 litros e só lá tenho cerca de litro e meio de sobra

Então verificas o óleo a quente!

Possivelmente, fizeste asneira da grossa...o nível do óleo verifica-se com o mesmo frio e com o carro numa zona nivelada.

breakpulse

• Moretti

• *
  • 160
« Responder #2 em: 04 de Dezembro, 2013, 11:17:58 »
Sim... foi a quente na altura que fiquei apeado...

Mas a fotografia foi hoje de manhã, a frio

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #3 em: 04 de Dezembro, 2013, 11:46:00 »
Sim... foi a quente na altura que fiquei apeado...

Mas a fotografia foi hoje de manhã, a frio

A segunda foto!?

Na segunda foto tens óleo acima do máximo aconselhado.

Quanto à bateria, provavelmente terás o terminal do cabo isolado, limpa os bornes positivo e negativo com spray limpa contactos e borrifa-os com um pouco de W40 no final da limpeza...

breakpulse

• Moretti

• *
  • 160
« Responder #4 em: 04 de Dezembro, 2013, 11:56:50 »
As duas fotografias, foram tiradas na mesma hora, a de cima tirei mas como não estava a conseguir focar a camara, meti ao pé do muro e tirei outra, as duas com o carro a frio...

Vai ter de andar no minimo mais cerca de 8 km antes de conseguir chupar o oleo a mais... espero que não se desmonte até lá...

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #5 em: 04 de Dezembro, 2013, 12:06:28 »
Então a primeira foto, foi quando sacaste a vareta e a segunda quando a colocaste para medir melhor, é isso!?

breakpulse

• Moretti

• *
  • 160
« Responder #6 em: 04 de Dezembro, 2013, 12:26:02 »
A primeira foi tirada assim que tirei a vareta, e a segunda, foi tirada logo a seguir quando meti a vareta ao pé do muro

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #7 em: 04 de Dezembro, 2013, 12:39:34 »
A primeira foi tirada assim que tirei a vareta, e a segunda, foi tirada logo a seguir quando meti a vareta ao pé do muro

Ambas estão normais, o nível do óleo é que não está, como disse anteriormente.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #8 em: 04 de Dezembro, 2013, 12:48:52 »
Enfia um bocado de tubo de aquario pelo buraco da vareta e tira óleo com uma seringa de alimentação (compra-se na farmácia).

Quando ao resto, deve ter havido aí algum isolamento na massa da bateria! O motor de arranque rodava? A bateria tem quanto tempo?

Abana o cabo de massa grande a ver se está partido ou oxidado por baixo do tabuleiro da bateria!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

breakpulse

• Moretti

• *
  • 160
« Responder #9 em: 04 de Dezembro, 2013, 13:09:16 »
Acabei de falar aqui com a oficina do meu bules e os gajos têm aquelas máquinas ou bombas que chupam o oleo, vou lá deixar o carro na hora de almoço a ver se eles me metem aquilo ao nivel...

Em vez de ter de fazer 8 km, só preciso que ele não faça estragos numa distância de 500 metros...

Não sei que me deu na cachola...  :spanka:

Quanto à bateria, vou fazer isso, vou lixar todos os contactos, e terminais, tirar o verdete, e ver esse tal cabo de massa que nunca olhei para ele...

O motor de arranque quando deu aquele problema, não dava nada, tava morto o carro mesmo lol dáva á chave e zero, só acendia a luz do CB e a piscar

A bateria tem 4 anos em no próximo mês de Maio

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #10 em: 04 de Dezembro, 2013, 13:16:11 »
Vai dando notícias!

Alguma coisa apita que vou ter contigo!  :t_up:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

breakpulse

• Moretti

• *
  • 160
« Responder #11 em: 04 de Dezembro, 2013, 14:44:25 »
O óleo em excesso foi retirado, tinha a volta de 0.2 litros de oleo a mais...

A vareta ficou prai a 1 ou 2mm do máximo, o meu colega disse que era melhor assim não estar completamente no máximo, é assim?

Sobre a questão Electrónica, fica para amanhã tirei um dia de férias para tratar de algumas coisas e aproveita-se e trato disso também,

Obrigado Artur e lovefiat  :)

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #12 em: 04 de Dezembro, 2013, 14:54:14 »
De nada Breakpulse.

Sim, deixa ficar esses um ou dois m/m do máximo, convêm de tempos a tempos controlar o nível, mas, isso tu já sabes... :t_up: