Autor Tópico: Problema de aquecimento Bravo 1.9 JTD  (Lida 3139 vezes)

MVidigaL

• Recem chegado

• *
  • 2
Problema de aquecimento Bravo 1.9 JTD
« em: 21 de Dezembro, 2013, 15:48:16 »
Boas pessoal!

Estou com uns problemas no meu Bravo que me estão a moer a cabeça! Comprei recentemente um Fiat Bravo 1.9JTD de 2000 a um preço bastante simpático, embora mostrasse alguns problemas decidi avançar, informei-me com uns amigos mecânicos que me disseram que são motores fiáveis! Quando o experimentei notei uma quebra entre as 2000 e as 3000 rpm, e que a temperatura demorava a subir. Pensei que seria Maf suja ou na sucata e o termostato no mesmo estado, mandei um valor que achei razoável e chegamos a acordo.
Quando cheguei a casa tratei da maf que estava num estado lastimável, que melhorou, mais ainda noto lá uma pequena quebra, será normal? É que já me disseram que era normal.
Quanto ao termóstato, mudei no meu mecânico, até aqui tudo bem mas agora noto que o carro aquece ligeiramente, o ponteiro sobe ligeiramente acima do meio e não passa daí, voltei ao mecânico ele diz-me que é normal, mas não me convenceu, ele deve em quando mete assim umas argoladas. Já aconteceu a alguém isto?

Agradeço a vossa ajuda!

brandaopereira

• Encartado

• *
  • 120

Masculino
Re: Problema de aquecimento Bravo 1.9 JTD
« Responder #1 em: 21 de Dezembro, 2013, 16:07:40 »
- se o manómetro se mantém estável sempre na mesma temperatura, não deverá ter problema nenhum.. o meu está sempre estável nos 87º, nem chega aos 90ºC.

Quanto ao maf, embora seja possível limpa-lo (o que não é aconselhado) e por ser um sensor muito sensível; se o problema for efectivamente do sensor, mesmo que esteja limpo não resolve o problema. Por vezes a solução é comprar um sensor novo. Já deste um vista de olhos no map também?

Zampanò

• Vignale

• *
  • 603
« Responder #2 em: 21 de Dezembro, 2013, 18:30:46 »
Viva

pode ser isto: esses manómetros têm uma pequena mania de aumentarem a temperatura progressivamente. Podes ver aqui o mesmo conselho que dei!

Ainda assim, e fora esta possibilidade, essa leitura fotografada não é má, ou seja, está muito dentro da temperatura de funcionamento do motor.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #3 em: 21 de Dezembro, 2013, 18:40:03 »
O termostasto que foi colocado pode ser ligeiramente "mais quente" que o de origem...

Foi comprado na FIAT?

Ainda assim a diferença não me parece preocupante!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Problema de aquecimento Bravo 1.9 JTD
« Responder #4 em: 22 de Dezembro, 2013, 11:34:25 »
Vocês têm a noção que esses ponteiros de temperatura são controlados pela Centralina para darem sempre 90 desde que a temperatura esteja aceitável. O manometro já não mede directamente o sensor

Sent thru Tapatalk
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

MVidigaL

• Recem chegado

• *
  • 2
« Responder #5 em: 22 de Dezembro, 2013, 18:56:55 »
Obrigado pelas vossas respostas!

Liguei o carro à máquina e deu uma temperatura de 88º, parece que é a temperatura de funcionamento normal. Quanto ao termostato foi de origem da Fiat, paguei mais um pouco mas fiquei mais descansado. Aparecerem dois erros que persistiram que foram:

P0404 – Circuito de recirculação de gases de escape alcance/realização
P0380 – Circuito de velas de incandescência/aquecedor mau funcionamento

Quanto as circuito das velas, irei em breve ao electricista verificar o que se passa, pois o meu mecânico diz que as velas estão boas. Quanto ao erro de recirculação de gases tenho que levar ao mecânico para ver o que ele diz. Espero que não tenha que gastar euros numa nova, não estava no orçamento.