Autor Tópico: Vendas do Grupo Fiat  (Lida 5964 vezes)

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
Vendas do Grupo Fiat
« em: 05 de Janeiro, 2014, 12:33:21 »
Boas.

Num ano de 2013, ano de dificuldades para muitos, desemprego para muitos, baixas de salários para outros tantos, o mercado automóvel teve uma evolução impressionante.

Em primeiro lugar a Renault, sem surpresas. A BMW em 7º lugar com um crescimento de 19.8%, a Mercedesem 5º lugar com crescimento de 26.1%.

As marcas do grupo Fiat tiveram os seguintes resultados:

Fiat em 8º Lugar, com crescimento de 8.6% face ao ano anterior, mas com perda de cota de mercado;
Alfaromeo em 24º com descrécimo de mais de 16% do seu volume de vendas e com perda notória de mercado;
Lancia em 26º com um fantástico crescimento homólogo de 56%, com 552 carros vendidos face aos 358 do ano 2012, com ganho de cota de mercado menor que a perda da Alfaromeo...
A Ferrari perdeu, mas vendeu 9 carros em vez dos 10 do ano anterior, mas esta marca não é representativa para a perda evidente de mercado face à concorrência do grupo Fiat.

Acho que a estratégia tem sido errada, fraca promoção de produtos, constantes trocas de concessões, fecho de representantes, enfim acho que isto vai correr mal se continuar assim. Ainda por cima há um conjunto de estratégias erradas no grupo, tais como a inexistência de uma carrinha familiar, as derivações do 500, as fracas prespectivas de evolução para o Punto e Bravo, fraca aposta no GPL (uma das suas maiores valias) com qualidade, excepto o Giulietta que é referencial.

Opiniões precisam-se.  :)

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Vendas do Grupo Fiat
« Responder #1 em: 05 de Janeiro, 2014, 13:07:43 »
Eu até tenho receio de por aqui a minha opinião... :ninja:

O mercado tuga é uma anedota... tanta gente a dizer que a vida vai mal mas o que se vê...  se o povo conseguisse ir para a Alemanha ja o tinham feito, enquanto isso não acontece, vão trazendo a Alemanha até cá, compram tudo que é alemão... eles agradecem...

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Farrael

• Piccolo

• *
  • 33

Masculino
« Responder #2 em: 05 de Janeiro, 2014, 17:35:14 »
Eu acho que os números de 2013 são uma pequena ilusão porque este aumento é graças a renovação de frotas das empresas (principalmente rent-a-car), talvez devido as novas regras para o Orçamento de Estado para 2014. As vendas para os particulares é uma pequena fatia desse total.

Também tenho dado conta nestes últimos meses viaturas com matrículas recentes (Letras OD, OF, OG) mas importados, com datas de 2009-2010.

Abraço!
« Última modificação: 05 de Janeiro, 2014, 17:37:31 por Farrael »

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #3 em: 06 de Janeiro, 2014, 02:07:20 »
A maior parte da clientela de carros das marcas como FIAT ou Renault deixou de comprar carros.

Ainda por cima no caso da FIAT, hoje não tem modelos a vender na base de preços mais reduzidos como tinha com o Panda Quadradinho, 5cento ou 6cento.
Parecendo que não era um feudo da FIAT que hoje não existe.

Existe o Panda, o 1.2, mas vende muito pouco e tem dezenas de carros na sua zona de preços.
Até porque eram 750, 850, 900, 1000, cilindradas mais baixas a sair nestes veículos de entrada.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #4 em: 06 de Janeiro, 2014, 11:44:40 »
Para mim o mais impressionante é mesmo a perda de clientes Alfaromeo... pois não há um 156/159...

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #5 em: 08 de Janeiro, 2014, 13:55:24 »
Para mim o mais impressionante é mesmo a perda de clientes Alfaromeo... pois não há um 156/159...

Sim, mas isso nunca seria um grande volume de vendas.

Outra coisa evidente no caso da FIAT é que a elevada percentagem de vendas de Diesel em Portugal (uns 7 em 10) posicionou a FIAT um bocado abaixo no mercado.
Por mais que se vendam FIAT Diesel, nunca é uma marca tradicional Diesel.
A Honda ainda menos reparem e por isso nos últimos anos quase desapareceram as vendas.

Façam uma coisa interessante: vejam em sites de vendas como o Standvirtual e FIAT deve ser em nº ai a 10ª marca.
Se pesquisarem por carros só a gasolina, e seleccionando a marca FIAT, é a 1ª marca.
Mesmo acima da Renault que faz 16 anos é sempre lider de vendas em Portugal, enquanto a FIAT anda agora pelo 8º lugar, quando era líder de 1988 a 1997, nos tempos dos Unos e Puntos MK1.

Mas lá está, até meados dos anos 90 a venda FIAT era esmagadoramente Gasolina e só modelos com motor 1.0 deviam ser mais de metade.

FIRE 999 e FIRE 1108 fizeram vendas enormes.
Depois o 1242 ainda fez, mas já não era a mesma coisa, pois já não conseguia ser tão barato e porque perdeu uma das vantagens relativamente à concorrência (apesar das enormes prestações): vantagem de consumos.
Nos tempos dos 1242 era equiparada nos 8V e bebeda nos 16V.
Nos tempos dos 999 e 1108 eram mais económicos que a esmagadora maioria da concorrência.

Stilo Abarth

Punto GT3

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #6 em: 10 de Janeiro, 2014, 13:39:49 »
Acho que se houvesse estigma aos Fiat Diesel, não se compravam carros como Opel, Suzuki, SAAB, nem novos nem usados... pois muitos partilham o grosso da mecânica Diesel.

A meu ver é mesmo uma falta de estratégia comercial, falta de robustez financeira dos concessionários, estigma de comprar Fiat e falta de dinheiro de muitos compradores.

Acho que as perspectivas futuras serão ainda menos animadoras uma vez que agora querem decepar modelos como o Bravo e o Punto para dar lugar a mutantes do belo 500!

Na Alfaromeo, apesar dos belos Mito, Giulietta e 4C falta um 159 berlina e SW (giulia?)... não faltam para ai carrinhas 156 e 159 usadas... havia mercado... mas se não houver produto chapéu...

A lancia está a surpreender nos numeros, embora carros eu não os veja...

Enfim!  :maufeitio:

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #7 em: 10 de Janeiro, 2014, 15:06:00 »
O nosso mercado não é exemplo para ninguém, o Giulia está previsto para Outubro

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #8 em: 12 de Janeiro, 2014, 00:55:46 »
Não é estigma FIAT Diesel, até porque há motores Diesel FIAT já com escola e tradição; no entanto como escrevi e repito, por mais que se vendam FIAT Diesel, nunca é uma marca tradicional Diesel.

Quanto maior for o peso de carros a gasolina no mercado, melhor será a posição na tabela de vendas de uma marca como a FIAT.
A Honda é ainda um melhor exemplo.

Stilo Abarth

Punto GT3

briga

• Encartado

• *
  • 126
    • http://
« Responder #9 em: 27 de Janeiro, 2014, 21:13:15 »
Olá
na minha pobre opiniao, acho que nem a fiat nem nenhuma outra marca tem olhos abertos!!!!

vi uns meses atras uma publicidade que dizia mais ou menos isto:

vw polo 1.2 60cv full equipado , ect ect um verdadeiro espectaculo 13.500 €...
penso eu que vivo proximo de Espanha; quanto custará do outro lado????
a mesma publicidade da marca igualzinha menos uma ligeira coisita... 8.900 €
ainda esta activa salvo erro ...

pq????
dois motivos penso eu 1º o que todos já sabemos - Impostos sobre impostos
                              2º que ninguem ouviu falar - è VW é melhor que os demais....
mmm não creio que um polo 1.2 seja nenhuma maquina para 13.500 € Deus nos livre de tal coisa

se as marcas se unissem e juntos lutassem por preços iguais em toda europa em pelo menos na aquisiçao seria de louvar

ahhh mas na Espanha ganham mais ??!!!! sim e tambem tem carros mais baratos , pagam mais seguro mas em França já nao pagam "selo"

que se matem a chegar a um acordo e veram as vendas a subir...

obrigado pela atençao

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #10 em: 27 de Janeiro, 2014, 22:30:02 »
Caríssimo... isso é outra Guerra... Já merecia outros meios... infelizmente aqui no Feudo são as regras...

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
    Actualmente a Fiat faz Automóveis !!!
« Responder #11 em: 27 de Janeiro, 2014, 22:48:37 »
Já fiz várias criticas, através do site da Fiat, à sua politica comercial que em minha opinião não é a melhor, embora a nível nacional, as escolhas do representante possam estar condicionadas, ou ser de certo modo impostas por um mercado de muito maior dimensão, o Espanhol que possivelmente é "fornecedor do nacional". Também acho que há pouca divulgação das gamas e promoções na Fiat. Escrevo sobre Fiat, porque tenho Fiat e é na Fiat que pode haver maior possibilidade de conseguir a melhor compra. A melhor compra, não significa que seja comprar o carro que gostava, de modo algum, é apenas uma opção "financeira".
Tanto no Punto, como no Bravo, das criticas que li e até senti quando andei com esses modelos, o que me parece é que a Fiat pouco ou nada liga aos defeitos apontados e quando há alguma renovação nas gamas, os "defeitos" não são corrigidos. Por exemplo, o excesso de apoio lombar que o encosto do bancos da frente apresentam. Em comparação com o Punto (188), o "Grande/Evo e Punto" perderam muito, muito espaço para arrumação no interior e perderam espaço para bagagem. A qualidade interior só cresceu visivelmente nos últimos anos. No Bravo, na mesma a saliência no encosto dos bancos da frente, aquelas consola central com os comandos, mas que fazem uma saliência e que "faz doer" na zona do joelho que possa encostar, a rigidez da suspensão traseira, o absurdo de deixar de ter pneus 205/55 R16 e passar a montar os absurdos 225/45 R17 porque são moda na concorrência, etc...!, em ambos, Punto e Bravo acho que a insonorização do ruido do motor (Punto, 1.3 Multijet 85cv de 2013 e Bravo 1.6 Multijet de 105cv de 2008), é fraca.
Outra coisa, "detesto" uma lista de opções, onde para ter algo, sou obrigado a ter outra coisa que não quero, porque funciona como pack.
Sobre a gama 500, a Fiat está a correr o risco de acabar com a galinha dos ovos de ouro. Não deviam fazer mais nenhuma carroçaria. O 500L Living devia ser a ultima variação. No 500L, Living e Trekking, também a nível de equipamentos e opções, não me parece a mais acertada. O 500L, embora o 1.3 Multijet de 85cv pareceu-me pouco mais lento que o meu Punto de 2004 de 70cv, mas... adorei este carro, menos as aplicações rijas e na cor da carroçaria, no tablier.
Quanto ao Punto, era bom a Fiat não fazer um "Punto 500". Punto devia ser independente. Para correr menos riscos, devia a Fiat fazer vários protótipos e apresenta-los em salões automóveis e conforme a reação das pessoas, construir o novo Punto. O Bravo, podia evoluir do desenho do actual, ou seja, fazer uma boa e nítida evolução e de uma vez por todas ter uma carrinha.
« Última modificação: 27 de Janeiro, 2014, 22:55:29 por lmml »
lmml
De volta à Fiat a 24/05/2021, embora de forma inesperada.
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.

gt-i.e.

• Zagato

• *
  • 1230
« Responder #12 em: 27 de Janeiro, 2014, 23:17:59 »
Estou de acordo quanto à fraca estratégia e ambição do grupo nas vendas e principalmente no lançamento de novos modelos .
Porém , fiquei com uma questão atrás da orelha quanto ao realismo ou não dos preços .
Em 1999 um Mazda Demio , sem A/C , sem ABS , com tampões , sem Faróis de Nevoeiro , praticamente o básico dos básicos , custava acima de 3000 contos . Ou com desconto , 2900 e muito . Um Punto 75 SX de Março de 1994 , custava na época 2100 contos , com extra de faróis de nevoeiro à parte + rádio e colunas à parte .
Falo com conhecimento de causa , uma vez que são 2 exemplos cá de casa .
Posto isto , hoje em dia um Punto , Polo , Yaris , 208 , etc etc etc ... Custarem menos de 15000 euros , com a inflação que todos conhecemos , (principalmente após a entrada na zona Euro) , com todo e mais algum equipamento de segurança que possamos precisar algum dia , e ainda com bastante mais conforto que qualquer modelo equivalente da década de 90 , ainda que finais , parece-me extremamente justo e um óptimo preço ...
Quando se fala em pequenos SUV na ordem dos 15 a 18 mil então , também me parece mais uma vez extremamente justo ...
Não me parece lógico comparar preços em diferentes países , porque evidentemente todos sabemos a gatunagem que sempre se verificou neste País a nível contributivo ! Até na Suíça , se compram os mesmos carros muito mais baratos novos !

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #13 em: 28 de Janeiro, 2014, 17:05:05 »
Já fiz várias criticas, através do site da Fiat, à sua politica comercial que em minha opinião não é a melhor, embora a nível nacional, as escolhas do representante possam estar condicionadas, ou ser de certo modo impostas por um mercado de muito maior dimensão, o Espanhol que possivelmente é "fornecedor do nacional". Também acho que há pouca divulgação das gamas e promoções na Fiat. Escrevo sobre Fiat, porque tenho Fiat e é na Fiat que pode haver maior possibilidade de conseguir a melhor compra. A melhor compra, não significa que seja comprar o carro que gostava, de modo algum, é apenas uma opção "financeira".
Tanto no Punto, como no Bravo, das criticas que li e até senti quando andei com esses modelos, o que me parece é que a Fiat pouco ou nada liga aos defeitos apontados e quando há alguma renovação nas gamas, os "defeitos" não são corrigidos. Por exemplo, o excesso de apoio lombar que o encosto do bancos da frente apresentam. Em comparação com o Punto (188), o "Grande/Evo e Punto" perderam muito, muito espaço para arrumação no interior e perderam espaço para bagagem. A qualidade interior só cresceu visivelmente nos últimos anos. No Bravo, na mesma a saliência no encosto dos bancos da frente, aquelas consola central com os comandos, mas que fazem uma saliência e que "faz doer" na zona do joelho que possa encostar, a rigidez da suspensão traseira, o absurdo de deixar de ter pneus 205/55 R16 e passar a montar os absurdos 225/45 R17 porque são moda na concorrência, etc...!, em ambos, Punto e Bravo acho que a insonorização do ruido do motor (Punto, 1.3 Multijet 85cv de 2013 e Bravo 1.6 Multijet de 105cv de 2008), é fraca.
Outra coisa, "detesto" uma lista de opções, onde para ter algo, sou obrigado a ter outra coisa que não quero, porque funciona como pack.
Sobre a gama 500, a Fiat está a correr o risco de acabar com a galinha dos ovos de ouro. Não deviam fazer mais nenhuma carroçaria. O 500L Living devia ser a ultima variação. No 500L, Living e Trekking, também a nível de equipamentos e opções, não me parece a mais acertada. O 500L, embora o 1.3 Multijet de 85cv pareceu-me pouco mais lento que o meu Punto de 2004 de 70cv, mas... adorei este carro, menos as aplicações rijas e na cor da carroçaria, no tablier.
Quanto ao Punto, era bom a Fiat não fazer um "Punto 500". Punto devia ser independente. Para correr menos riscos, devia a Fiat fazer vários protótipos e apresenta-los em salões automóveis e conforme a reação das pessoas, construir o novo Punto. O Bravo, podia evoluir do desenho do actual, ou seja, fazer uma boa e nítida evolução e de uma vez por todas ter uma carrinha.

O representante nacional não depende, comercialmente, de forma nenhuma do representante espanhol.

O apoio lombar (!!!???) é ajustável em 80% dos bancos das gamas actuais. Nem compreendo esta alusão...

Um 199 perde em espaço para bagagem em relação a um 188? Onde? Só se for no porta-luvas... Não sabes o que estás a dizer! Eu tive os 2 modelos, em simultâneo, durante 4 anos e a minha experiência diz que os 199 ganham em espaço aos 188 em TODOS os aspectos. Tanto para os ocupantes como na capacidade da bagageira.

Concordo que no Punto 2013 a insonorização poderia ser melhor. No Bravo 1.6, já andei muito com vários e não vi qualquer problema na insonorização.

Quanto ao resto não me vou pronunciar, visto que são considerações de gosto pessoal!   :t_up:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
    Actualmente a Fiat faz Automóveis !!!
« Responder #14 em: 28 de Janeiro, 2014, 22:48:24 »
"O representante nacional não depende, comercialmente, de forma nenhuma do representante espanhol."

Foi uma hipótese que coloquei, que para quem não conhece a Fiat Portuguesa por dentro (como eu), pode supor que a exemplo de outras marcas isso pudesse acontecer.

"O apoio lombar (!!!???) é ajustável em 80% dos bancos das gamas actuais. Nem compreendo esta alusão..."

Até ao momento, não conheci ninguém que andasse no meu Punto, outros Puntos e no Bravo também, que não achasse que a curvatura do encosto dos acentos da frente devesse ser mais "suave". Ok, sou marreco e família e amigos também.

"Um 199 perde em espaço para bagagem em relação a um 188? Onde? Só se for no porta-luvas... Não sabes o que estás a dizer! Eu tive os 2 modelos, em simultâneo, durante 4 anos e a minha experiência diz que os 199 ganham em espaço aos 188 em TODOS os aspectos. Tanto para os ocupantes como na capacidade da bagageira."

Eu apenas "falei" do espaço da bagageira. Além do que vi abrindo as 2 bagageiras, a do meu Punto e do Punto de cortesia que coloquei lado a lado, tinha o manual dos 2 carros a confirmar que a bagageira do Punto 188 tem se não estou em erro 298 litros de capacidade e o Punto 199 tem ou 270 ou 275 litros capacidade. Será que os números, ou os manuais estão errados e ando a ver mal também?!, não sei o que estou a dizer?, sei o que escrevi e o que foi compreendido não corresponde à escrita, foi esticar o assunto de forma excessiva. Punto 199 no tablier e consola central tem espaço reduzido para arrumação, em comparação com o 188. Estou enganado também?!

"Concordo que no Punto 2013 a insonorização poderia ser melhor. No Bravo 1.6, já andei muito com vários e não vi qualquer problema na insonorização."

Quanto ao Bravo, referi-me a um de 2008, de cortesia também e quando se puxava mostrava-se um pouco barulhento. De 2008 até agora, houve tempo para fazer melhor trabalho.

"Quanto ao resto não me vou pronunciar, visto que são considerações de gosto pessoal!"   :t_up:

São considerações pessoais no restante e no que referi antes são em parte. Como escrevi, houve criticas que li, que após usar as viaturas concordei com umas e outras não. Também houve coisas que eu achei que não eram a melhor solução e pelo que me apercebi, "só" eu achei defeito, mas acho que acontece com todos, ou não?, No restante, sobre a composição dos equipamentos, "decoração", etc..., é mesmo pessoal, absolutamente pessoal.
« Última modificação: 29 de Janeiro, 2014, 09:50:37 por lmml »
lmml
De volta à Fiat a 24/05/2021, embora de forma inesperada.
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.