Autor Tópico: FAP  (Lida 10470 vezes)

ras

• Moretti

• *
  • 166

Masculino
FAP
« em: 20 de Fevereiro, 2014, 10:40:48 »
Bom dia malta eu sei que este assunto já esta mais que batido mas queria só saber se não deixar mos fazer regeneração do óleo ate ao fim quais são os danos que provoca e se provoca alguns danos no carro

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: FAP
« Responder #1 em: 20 de Fevereiro, 2014, 11:00:07 »
Os danos são para o óleo e para a FAP.

Há regenerações que o carro vai fazendo e que nós nem nos apercebemos... Ao fim de X regenerações interrompidas acende-te uma luz no painel. Nesse momento deves circular entre 20 a 30 kms num regime acima das 2500rpm para que a FAP conclua a regeneração totalmente.

Quantas mais regenerações forem interrompidas (percursos citadinos curtos) mais depressa óleo fica degradado. O acumular no tempo deste comportamento acabará por entupir o FAP e obrigar à sua substituição.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

ras

• Moretti

• *
  • 166

Masculino
« Responder #2 em: 20 de Fevereiro, 2014, 11:10:05 »
E se acender essa luz do óleo depois de andar acima das 2500 rotações ( o que não e fácil andar nestas estradas) a luz apaga?
Eu as vezes que noto que esta a fazer a regereracao porque o carro parece desenvolve mais rápido não sei se é impressão minha mas anda

abraço

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #3 em: 20 de Fevereiro, 2014, 11:45:02 »
Ninguém falou em luz nenhuma do óleo! Não mistures as coisas para não criar confusão!

A luz que acende e que te "obriga" a completar a regeneração é idêntica a esta:

A melhor forma de completares o ciclo é numa auto-estrada ou via rápida. Basta circulares uns kms em 4ª velocidade, com a rotação entre as 2500 - 3000 e um cheirinho de pressão no acelerador.

Tenho a Doblo há um ano e apenas tive de fazer isto 3 vezes.

ras

• Moretti

• *
  • 166

Masculino
« Responder #4 em: 20 de Fevereiro, 2014, 12:03:11 »
Certo então e essa luz que acende, eu já tenho o meu bravo vai hora fazer um ano em maio e nunca precisei de fazer isso, mas como os meus percursos por vezes não são longos as tenho de interromper a fap por causa do trabalho etc, mas agora já fiquei mais esclarecido obrigado:)

rui 127

• Moretti

• *
  • 299

Masculino
  • Texto Pessoal
    OLD SCHOOL RULES
« Responder #5 em: 20 de Fevereiro, 2014, 19:31:45 »
e faço a pergunta desta forma :
e se eliminarmos o filtro ? bem sei que tem a componente ecológica,mas ainda estou á espera,de saber o resultado de uma eliminação,numa 307 2.0 HDI (2003 com 200.000 kms),sempre assistida na marca e cada vez que ia lá por causa do filtro de partículas,deixava cerca de 800 euros.gastou 250 euros para eliminar e sim,fez várias vezes o exemplo que o SR ARTUR,recomendou.tem garantia vitalícia e não deu nenhum problema na inspecção (sem cunhas,para ver o que dava).será que no grupo FIAT, pode ser feita ?
para rolar-nissan primera td,2001 ; citroen picasso hdi 2005     para desfilar-fiat 127 900c 1979; austin a40 1948

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #6 em: 20 de Fevereiro, 2014, 21:57:26 »
O meu carro tem 3 anos e nunca apareceu essa luz, é normal? Punto Evo Van 1.3 90cv caixa de 6v de 11/2010
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #7 em: 20 de Fevereiro, 2014, 23:34:02 »
e faço a pergunta desta forma :
e se eliminarmos o filtro ? bem sei que tem a componente ecológica,mas ainda estou á espera,de saber o resultado de uma eliminação,numa 307 2.0 HDI (2003 com 200.000 kms),sempre assistida na marca e cada vez que ia lá por causa do filtro de partículas,deixava cerca de 800 euros.gastou 250 euros para eliminar e sim,fez várias vezes o exemplo que o SR ARTUR,recomendou.tem garantia vitalícia e não deu nenhum problema na inspecção (sem cunhas,para ver o que dava).será que no grupo FIAT, pode ser feita ?

A eliminação pode ser feita, sim!

Desde que seja bem feita, física e eletronicamente, não tem qualquer prejuízo para o carro. Apenas para o ambiente, como disseste e bem!

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #8 em: 20 de Fevereiro, 2014, 23:34:53 »
O meu carro tem 3 anos e nunca apareceu essa luz, é normal? Punto Evo Van 1.3 90cv caixa de 6v de 11/2010

Nem acende quando dás à chave?

ras

• Moretti

• *
  • 166

Masculino
« Responder #9 em: 21 de Fevereiro, 2014, 11:13:27 »

possivelmente as regenerações foram sempre bem feitas eu tenho o meu a quase um ano e também nunca apareceu

Alves1685

• Piccolo

• *
  • 30

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Delta LB 1.6 Multijet Platino 120cv
« Responder #10 em: 22 de Fevereiro, 2014, 03:05:46 »
Eu já tenho o meu a 2 anos e nunca me acendeu luzes nenhumas. e ao contrario o que o Ras diz eu acho que o carro se torna mais lento quando esta a fazer as regenerações.
E aquilo deita um cheiro... ui ui
« Última modificação: 22 de Fevereiro, 2014, 03:06:51 por Alves1685 »

ras

• Moretti

• *
  • 166

Masculino
« Responder #11 em: 24 de Fevereiro, 2014, 09:22:21 »
Eu já tenho o meu a 2 anos e nunca me acendeu luzes nenhumas. e ao contrario o que o Ras diz eu acho que o carro se torna mais lento quando esta a fazer as regenerações.
E aquilo deita um cheiro... ui ui

eu não concordo acho que o carro desenvolve bem mais rápido principalmente em lentas

rui 127

• Moretti

• *
  • 299

Masculino
  • Texto Pessoal
    OLD SCHOOL RULES
« Responder #12 em: 27 de Fevereiro, 2014, 08:07:29 »
bem,já sei que depois de 5000 km feitos,na peugeot,que se tirou o fap,ela ficou muito mais solta,a consumir menos 1,5 do que consumia.ainda não deu para ver (por causa do mau tempo) a confirmação que aumenta a velocidade máxima.neste ponto,é que acho que não vejo razão de aumentar a velocidade de ppnta,visto,não ter nenhum limitador.ainda "rondei" quem andava a fazer esse serviço,para vos informar,mas não me conseguiu, dar uma explicação.UMA NOTA IMPORTANTE---TEM 350.000 KMS,desculpem as maiúsculas. :smashfreakB:
para rolar-nissan primera td,2001 ; citroen picasso hdi 2005     para desfilar-fiat 127 900c 1979; austin a40 1948

cturbo

• Giannini

• *
  • 375
« Responder #13 em: 28 de Fevereiro, 2014, 13:08:01 »
os FAP e os sistemas de autoregeneraçao sao muito bons enquanto vao conseguindo fazer o seu trabalho. inflizmente nem toda a gente no seu uso diario dos veiculos cria a s condiçoes optimas para que todo o precesso se realize. e depois la vem os problemas...... depois a determinada altura, ate se tem muitas vezes que substituir e la bem os orçamentos exagerados...
para ja nao falar dos problemas mecanicos ligados as regeneraçoes incompletas.

Alves1685

• Piccolo

• *
  • 30

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Delta LB 1.6 Multijet Platino 120cv
« Responder #14 em: 01 de Março, 2014, 16:48:07 »
A umas coisa que ainda não percebi.
Imaginemos que a FAP do meu carro da o berro, a partir dai sou obrigado a arranjar ou o carro continua a funcionar bem na mesma só não faz as regenerações? e já agora depois de a FAP avariar da para mandar remover e o carro volta ao normal?

abraços