Autor Tópico: Salpicos e fumo da vareta do oleo Fiat Bravo 1.6 multijet 2007  (Lida 4860 vezes)

maximo

• Recem chegado

• *
  • 9
Boa tarde a todos. Comprei há alguns meses o meu Bravo 1.6 multijet 120cv. Fiz varias vezes o tal teste de retirar a vareta do óleo com o motor em funcionamento e nunca salpicou óleo, só saia um pouco de vapor. Fiz a revisão dos 140mil km a um mês e hoje foi fazer outra vez o tal teste da vareta e salpicava algum óleo, fiquei triste. Esta alguém com uma maquina igual a minha para verificar isso ou me explicar como é que um Fiat Bravo com apenas 140mil km e bem feitos já salpica óleo?? Será o tipo de óleo que colocaram desta vez?? Agradeço a vossa ajuda.

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
Re: Salpicos e fumo da vareta do oleo Fiat Bravo 1.6 multijet 2007
« Responder #1 em: 21 de Abril, 2014, 21:53:08 »
Já viste o nivel de oleo, a frio, num plano horizontal com o carro parado de um dia para ao outro?  :t_up: :t_up:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

maximo

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #2 em: 22 de Abril, 2014, 21:56:05 »
Já viste o nivel de oleo, a frio, num plano horizontal com o carro parado de um dia para ao outro?  :t_up: :t_up:

já vi o nível do óleo com as condições que mencionas e parece-me ligeiramente alto o nível de óleo.
« Última modificação: 22 de Abril, 2014, 21:57:14 por maximo »

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #3 em: 22 de Abril, 2014, 22:17:40 »
já vi o nível do óleo com as condições que mencionas e parece-me ligeiramente alto o nível de óleo.

A vareta tem mínimo e máximo, se tiver acima do máximo tens de ver isso com alguma urgência...
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

maximo

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #4 em: 22 de Abril, 2014, 22:59:46 »
A vareta tem mínimo e máximo, se tiver acima do máximo tens de ver isso com alguma urgência...

mas sera por estar acima do máximo que salpica algum óleo pela vareta?

maximo

• Recem chegado

• *
  • 9
« Responder #5 em: 23 de Abril, 2014, 22:25:29 »
Ninguem com um Bravo 1.6 multijet quer fazer o tal teste de retirar a vareta com o motor em funcionamento para me dizer algo :t_up:

cturbo

• Giannini

• *
  • 375
« Responder #6 em: 26 de Abril, 2014, 16:19:28 »
as pessoas muitas vezes associam o salpicar de oleo pela vareta como sintoma de "desgaste" interno ou danos no motor.
tudo depende da disposiçao e da montagem da vareta no motor. e de outras situaçoes mecanicamente possiveis que nem vou falar.
no carro em causa nem me lembro onde fica e sinceramente nao sei se é normal ou nao este sintoma.
certeza tenho que nao deves andar com oleo a mais. verifica bem o nivel e controla se volta a acontecer ou se foi erro de alguem meter a mais .
cump

Carrera_Ace

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo 1.6MJet Sport | Punto 1.3MJet Sound
« Responder #7 em: 11 de Maio, 2014, 01:11:21 »
Já viste o nivel de oleo, a frio, num plano horizontal com o carro parado de um dia para ao outro?  :t_up: :t_up:

Atenção, que isto não é assim tão linear.
O meu Bravo e o meu Punto (que mudou agora mesmo o óleo na FIAT), a frio, têm os níveis ligeiramente acima do máximo.

Medido a quente, após 5 a 10 minutos, como aconselha o manual do utilizador, os níveis encontram-se no valor máximo, ou seja, normal!

Abri um tópico sobre esta questão das medições deverem ser a quente ou a frio e, na realidade, é um assunto pouco consensual até entre profissionais do sector. No entanto, preocupado com o meu Bravo, levei-o a concessionário FIAT e o mecânico disse-me que estava tudo ok e que o nível devia ser aferido a quente...

Mais, disseram-me que no Bravo, quando o nível do óleo sobe por contaminação de gasóleo (regenerações interrompidas), o CB avisa sobre a necessidade de trocar o óleo devido a este se encontrar degradado.

Foi o que me comunicaram. Como não sou mecânico nem muito entendido no assunto, quero acreditar que me tenham informado bem. Mas sei que o tema não é muito consensual...

Quanto aos salpicos pela vareta, nunca confirmei essa situação.

Máximo, entretanto já verificaste esta questão?

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #8 em: 11 de Maio, 2014, 01:40:32 »
Atenção, que isto não é assim tão linear.
O meu Bravo e o meu Punto (que mudou agora mesmo o óleo na FIAT), a frio, têm os níveis ligeiramente acima do máximo.

Tens a vareta do óleo, pontos de referencia mínimo e máximo, se tá acima do máximo... é pq está mal.Se assim não fosse não precisávamos de pontos de referencia, era meter óleo e siga...

O oleo é para ser medido a frio, num plano horizontal, de um dia para o outro,nunca falha.
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Carrera_Ace

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #9 em: 11 de Maio, 2014, 21:04:04 »
Tens a vareta do óleo, pontos de referencia mínimo e máximo, se tá acima do máximo... é pq está mal.Se assim não fosse não precisávamos de pontos de referencia, era meter óleo e siga...

O oleo é para ser medido a frio, num plano horizontal, de um dia para o outro, nunca falha.

E essa é uma verdade universal?!

Eu penso que me expliquei bem. A frio está acima do máximo. A quente, e após esperar 5 a 10 minutos tal como aconselha o manual de utilizador, o nível do óleo não excede a marca do máximo...logo não tem a mais!

E porquê? Porque as varetas são aferidas para efetuar a medição a quente e não a frio. E porquê? Porque a generalidade das pessoas não mede o óleo do seu carro, vai a uma oficina para o fazer. Logo, quando chega lá tem o motor quente e certamente o mecânico não lhe vai dizer: "deixe cá o seu carro que eu amanhã vejo-lhe o nível". Aguarda 5/10 minutos e avalia...

Penso que tem alguma lógica. E apesar de não ser unânime, numa oficina da rede oficial FIAT, o mecânico da FIAT confirmou-me que era assim. Além de que, deve haver alguma razão para o manual do utilizador recomendar que se faça desta forma...

Eu também, desde criança, me lembro das pessoas dizerem que o nível se mede a frio. Mas isso não significa que as coisas não mudem...

Mas é só a minha opinião. Não é uma verdade universal...

davidfva

• Recem chegado

• *
  • 1
« Responder #10 em: 23 de Maio, 2014, 14:07:57 »
Pessoal, tenho um 1.6 mjet só que é de 2009. Aos 125mil km, dos quais 90mil foram autoestrada, o meu motor começou a bater biela do nada!! Resultado - comprei motor usado, mudei kit's de distribuição bla bla bla, uma fortuna (mas mais barato que retificar claro). ALERTA: o nivel do meu oleo estava acima do nivel!!!! Um perito que me analisou o oleo disse-me que quase de certeza que é contaminação do oleo com gasoleo, que faz perder a viscosidade necessaria que o oleo precisa para trabalhar bem nas peças do motor. Quem diz gasoleo diz agua ou anti-congelante. POR ISSO se está acima do nivel, vejam com urgencia!! não deixem que os vossos motores fiquem como o meu.

Outra coisa: ESQUEÇAM a recomendação de km's de revisao da fiat!! Façam de 15 em 15mil. 30mil é um absurdo!! é muito! Acreditem, eu ja aprendi, não queiram aprender a força como eu. Um abraço

Nota: A motul tem um oleo fantastico 5w30 specific S1 para os motores 198A3000.  :t_up:

Carrera_Ace

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #11 em: 25 de Maio, 2014, 21:01:48 »
Obrigado pelo teu testemunho davidfva!

Todos sabemos que andar com o óleo acima do nível máximo pode causar danos irreparáveis...
Mas no teu caso tens a certeza que isso aconteceu de forma recorrente sem te teres apercebido? Nunca tiveste avisos de óleo degradado?

É porque, como deves saber, o Bravo, à semelhança da generalidade dos veículos atuais com DPF, tem um sensor que monitoriza a qualidade do óleo. Quando este está contaminado e o nível sobe, surge o aviso para trocar o óleo.

Claro que quando esse aviso surge não devemos circular muitos mais km nessas condições...

Mas há sempre outros fatores a ter em atenção. Não houve nenhum outro sintoma / sinal / utilização fora do normal que te levantasse suspeitas? É que 125mil km é muito pouco para esse motor!  :wacko:

Quanto á questão da periodicidade das trocas é outro assunto pouco consensual.
A minha opinião é que se um carro tiver uma utilização normal, sem muitos abusos, e se levar o óleo com as características recomendadas pela marca, deverá fazer os km previstos na manutenção programada, sem qualquer problema.

Eu antecipo sempre cerca de 5mil km porque faço alguma cidade... Mas mais do que isso parece-me desnecessário e atendendo ao custo do óleo, ao custo das revisões e ao elevado custo da vida em geral... não dá para desperdiçar.  ;)