Autor Tópico: Fiat Punto Evo gasta oleo  (Lida 13322 vezes)

Nandeco

• Recem chegado

• *
  • 5
Fiat Punto Evo gasta oleo
« em: 29 de Abril, 2014, 21:56:50 »
Viva,

Comprei recentemente um Fiat Punto Evo Sport é o 1.3 de 95cv usado e 6000km depois já la vão 3~4 litros de óleo.
Quando o comprei o stand fez uma revisão e colocou segundo eles o BP 7000 Visco  5w-30 e eis que 2000Km depois tinha o carro sem óleo chegando mesmo a dar aviso no computador de bordo.
O mecânico do stand disse-me que podia ter posto pouco óleo pelo que adicionou quase 1litro e meio (sim praticamente não pintava a vareta) deixei.me levar pela conversa mas passados 2000KM ja tinha a vareta praticamente no mínimo outra vez
Andei a verificar e esse óleo não era o mais recomendado para o carro e depois chatear com o stand eles colocaram-me o motul SAE-5W30 com a referencia Fiat 9.55535-S1. Infelizmente este oleo tambem nao resolveu e agora querem meter o selenia a dizer que com este vai ficar resolvido.

Segundo eles tiveram a verificar e não ha fugas nem consumo de óleo pelo turbo...

Já estou a começar a ficar farto disto porque apesar de não perceber muito de carros não me parece que um simples óleo Selenia venha resolver todos os problemas.

Alguém sabe do que poderá ser? Acham que o óleo Selenia vai resolver?

Obrigado!

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
Re: Fiat Punto Evo gasta oleo
« Responder #1 em: 29 de Abril, 2014, 23:04:12 »
Viva,

Comprei recentemente um Fiat Punto Evo Sport é o 1.3 de 95cv usado e 6000km depois já la vão 3~4 litros de óleo.
Quando o comprei o stand fez uma revisão e colocou segundo eles o BP 7000 Visco  5w-30 e eis que 2000Km depois tinha o carro sem óleo chegando mesmo a dar aviso no computador de bordo.
O mecânico do stand disse-me que podia ter posto pouco óleo pelo que adicionou quase 1litro e meio (sim praticamente não pintava a vareta) deixei.me levar pela conversa mas passados 2000KM ja tinha a vareta praticamente no mínimo outra vez
Andei a verificar e esse óleo não era o mais recomendado para o carro e depois chatear com o stand eles colocaram-me o motul SAE-5W30 com a referencia Fiat 9.55535-S1. Infelizmente este oleo tambem nao resolveu e agora querem meter o selenia a dizer que com este vai ficar resolvido.

Segundo eles tiveram a verificar e não ha fugas nem consumo de óleo pelo turbo...

Já estou a começar a ficar farto disto porque apesar de não perceber muito de carros não me parece que um simples óleo Selenia venha resolver todos os problemas.

Alguém sabe do que poderá ser? Acham que o óleo Selenia vai resolver?

Obrigado!

Eu só sei que o Selenia wr é o óleo recomendado para esse motor, eu tenho um carro igual! O meu tem 62mil kms e só mudou o óleo nas 2 revisões, nunca gastou óleo. Acho estranho o problema ser resolvido só com a mudança de óleo...
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #2 em: 29 de Abril, 2014, 23:24:41 »
Passa neste link e abre um tópico e apresenta-te e à tua máquina.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #3 em: 29 de Abril, 2014, 23:28:52 »
Quanto á questão do gasto excessivo do óleo, esquece as marcas de óleo que o problema terá outra causa, que não essa.

Nandeco

• Recem chegado

• *
  • 5
« Responder #4 em: 30 de Abril, 2014, 00:19:28 »
Passa neste link e abre um tópico e apresenta-te e à tua máquina.

Feito :)

Quanto á questão do gasto excessivo do óleo, esquece as marcas de óleo que o problema terá outra causa, que não essa.

Pois eu também acho que nada vai resolver e estou convencido que vou ter muitas chatices.

EDIT: Esqueci-me de mencionar que o carro tem 67mil KMs
Apesar de estar habituado a carros com mais cv eu acho que o carro desenvolve bem não noto perda de força.
Para ajudar à festa o carro como tem FAP não se nota se está a queimar óleo... ou seja lá vou eu ter de andar mais 2000KM para provar aos gajos que isto não vai ficar resolvido com uma mudança de óleo.

Como tenho garantia do motor não queria estar a gastar dinheiro a mete-lo na marca porque senão eles já me diziam se tinha ou não concerto...
« Última modificação: 30 de Abril, 2014, 00:38:23 por Nandeco »

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #5 em: 30 de Abril, 2014, 00:35:53 »
Regista-te num coolday [Aqui] e apresenta esse assunto, é gratuito e ainda ganhas uns brindes.

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #6 em: 30 de Abril, 2014, 11:23:38 »
Eh pá,a minha opinião vale o que vale, mas isso lembra-me a malta que faz médias a olho...  :dry: :dry:

Ou fazes tu, ou vais andar sempre aos papeis. O meu Y tinha esse problema, até que começei a fazer eu a mudança do oleo, comprava 5lts, mudava o óleo, deixava o gajo a nível, depois conforme ia baixando ia metendo, mas como o garrafão de oleo tinha 5lts,era fácil de controlar...

Agora como tas a fazer, é quase impossível saber quantos litros levou, e como o deixaram depois da revisão... :unsure: :unsure:

O melhor á fazer é arranjares oleo igual ao que tens no carro ( tipo 2lts ) , de manhã num plano direito, atestas o gajo e arranjas um ponto de referencia na vareta, anotas os kms e vais vendo como se porta... :t_up:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Carrera_Ace

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo 1.6MJet Sport | Punto 1.3MJet Sound
« Responder #7 em: 30 de Abril, 2014, 14:13:45 »
Deixo só um pequeno contributo.
Independentemente da causa do problema, que não me parece lógico ou credível que esteja relacionado com a marca do óleo (eu tenho um 1.3 mjet de 2005, sem FAP, já lhe meti Selenia, Shell e Motul e nunca notei mais consumo por isso), parece-me importante que nunca deixes chegar o nível do óleo ao mínimo da vareta, ou pior, abaixo disso.

Além de não ser benéfico para o motor, pode comprometer significativamente o funcionamento da distribuição que, apesar de ser por corrente sem manutenção, tem tendência a criar desgaste permaturo no tensor da corrente e isso pode acarretar despesas elevadas que se devem prevenir.

Portanto, para veres a evolução do consumo do óleo, tenta atestar no nível máximo e vai controlando até chegar aí a meio (que corresponde a aproximadamente 0,5 litros de consumo). Não convém nada mesmo baixar desse valor...

Abraço e boa sorte com a máquina!

Nandeco

• Recem chegado

• *
  • 5
« Responder #8 em: 30 de Abril, 2014, 14:55:24 »
Neste momento tenho o óleo Selenia WR 5w-30 Pure Energy colocado a nível. Normalmente queixo-me ao stand quando a vareta chega um pouco abaixo de meio.

Segundo eles o carro foi visto por um mecânico da Fiat que lhe disse que o problema só podia ser do óleo uma vez que o motor não apresenta qualquer fuga nem perda de potencia.

Eles andarem a testar com este e aquele óleo da-me igual, até porque não sou eu que estou a pagar o óleo. O que mais me chateia é ter de andar de 2000 em 2000KM a correr até ao stand quando o problema de certeza não é dos óleos.

Contudo vou andar agora mais 2000KMs e se o problema se mantiver vai ser para ficarem com o carro pois é notório que o motor não está nas devidas condições.

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #9 em: 30 de Abril, 2014, 16:44:32 »
Assim de surra, tira uma foto...  :t_up: :t_up:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

cturbo

• Giannini

• *
  • 375
« Responder #10 em: 01 de Maio, 2014, 19:29:10 »
Neste momento tenho o óleo Selenia WR 5w-30 Pure Energy colocado a nível. Normalmente queixo-me ao stand quando a vareta chega um pouco abaixo de meio.
Segundo eles o carro foi visto por um mecânico da Fiat que lhe disse que o problema só podia ser do óleo uma vez que o motor não apresenta qualquer fuga nem perda de potencia.
Eles andarem a testar com este e aquele óleo da-me igual, até porque não sou eu que estou a pagar o óleo. O que mais me chateia é ter de andar de 2000 em 2000KM a correr até ao stand quando o problema de certeza não é dos óleos.
Contudo vou andar agora mais 2000KMs e se o problema se mantiver vai ser para ficarem com o carro pois é notório que o motor não está nas devidas condições.

se os outros oleos usados forem de facto indicados para o motor em causa nao é agora por mudar para o selenia que quanto a mim ira resolver o problema. pode reduzir um pouco mas anular é dificel.mas pode ser uma sorte.
o nao  perder potencia pode nao se refletir no consumo de oleo. isto é mais um dos mitos da mecanica. ja vi casos em que o segmento do oleo estava "preso" mas o de compressao estava em bom estado. o carro gastava oleo e nao se refletia no andamento. e foi tudo depois de um aquecimento que o carro levou. contava com apenas 30.000km.
faz o controle do nivel do oleo em condiçoes tu mesmo. se gastar em demasia algo se passa. alias tens relatos aqui de motorizaçoes iguais sem problemas desse tipo. boa sorte.

SepulRise

• Encartado

• *
  • 104
« Responder #11 em: 01 de Maio, 2014, 22:53:53 »
Ao acelerar e não só o carro deita fumo?

Nandeco

• Recem chegado

• *
  • 5
« Responder #12 em: 03 de Maio, 2014, 00:29:52 »
Ao acelerar e não só o carro deita fumo?

Nada, o carro não deita qualquer fumo nem tem perda de rendimento.
Agora não sei se é o FAP que está a ficar com o fumo todo...  e se for é mais um problema a adicionar pois com esse fumo tudo o FAP vai à vida que é um instante.

Quanto ao controle do óleo eu vejo sempre onde está o nível antes de sair do stand e 2000KM depois tenho a vareta a menos de meio não há muito para controlar pois o consumo é grande em tão poucos KM´s
« Última modificação: 03 de Maio, 2014, 00:34:20 por Nandeco »

Nandeco

• Recem chegado

• *
  • 5
« Responder #13 em: 13 de Junho, 2014, 20:06:53 »
O carro neste momento está novamente no stand depois de experimentar duas marcas de óleos diferentes... enfim... este mecânico deve perceber tanto disto quanto eu de lagares de azeite...

Continua a n se ver nada de fumos o que me leva a querer que pode ser o turbo a consumir o óleo mas pronto é só um bitaite...

Para ajudar a festa agora sempre que viro a direção do carro para a direita este faz um chiar... alguém suspeita do que poderá ser?

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #14 em: 13 de Junho, 2014, 20:52:15 »
O carro neste momento está novamente no stand depois de experimentar duas marcas de óleos diferentes... enfim... este mecânico deve perceber tanto disto quanto eu de lagares de azeite...

Continua a n se ver nada de fumos o que me leva a querer que pode ser o turbo a consumir o óleo mas pronto é só um bitaite...

Para ajudar a festa agora sempre que viro a direção do carro para a direita este faz um chiar... alguém suspeita do que poderá ser?

Provavelmente falta de oleo da direçao assistida, ou a bomba a dar as ultimas, assim de repente....  :dry:

Quanto ao oleo do motor se n o ves sair por lado nenhum tb n evapora do nada.
Estou so a imaginar mais um provavel cenario muito mas mesmo mto pouco provavel... n tens oleo a pingar pra cima do escape, n? A logica seria ao pingar em cima do escape evapora quase instantaneamente mas ai o cheiro ias notar concerteza e o risco de incendio era elevado...
O turbo como disseste acho bastante provavel...  :dry: