Autor Tópico: Uno mk1 ou Y10 fire  (Lida 4144 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Uno mk1 ou Y10 fire
« em: 05 de Maio, 2014, 00:23:42 »
Meus amigos,

Estou encantado com este forum. Tenho passado aqui horas a fio a aprender e a alimentar o meu gosto pelas máquinas italianas. Os meus parabéns a todos.

Agora a ajuda que vos peço.
Cheguei a este forum com o projecto de, um pouco doentiamente, procurar um carro igual ao meu primeiro (Lancia Y 10 fire, de 2ª geração) para o recuperar. Este projecto teria como função poder aprender mais sobre automóveis, sobretudo aventurar-me a mexer onde nunca pus os dedos, já que mecânica não é infelizmente uma área de que eu saiba (a operação mais complexa que já fiz foi mudar o óleo do motor...) ;).
Este forum aguçou-me imenso a vontade de o fazer. Vi o espírito de entreajuda que aqui há e imagino-me a ter auxílio em aprender cada vez mais, desde que num carro de mecânica simples e barata. Por isso, estou decidido a avançar.

Como um Y10 barato e razoável teima em não aparecer, alarguei a área de pesquisa para um Fiat Uno de 1ª geração: apesar de nunca ter tido um, tenho recordações de infância neles (os meus pais e tios tiveram vários, quer com os motores do 127 quer, depois, já com os FIRE).
Assim, se souberem de algum bicho destes, com motor Fire, que queira ser recuperado (desde que recuperável, claro — se estiver muito podre deixa de estar dentro daquilo que pretendo, que não é um restauro a fundo), vinha pedir que me avisassem.

Muito obrigado!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45140
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Uno mk1 ou Y10 fire
« Responder #1 em: 05 de Maio, 2014, 11:04:52 »
se aparecer alguma coisa a malta avisa ;)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Uno mk1 ou Y10 fire
« Responder #2 em: 20 de Maio, 2014, 09:56:48 »
Preciso da vossa ajuda, se puderem.
Alarguei o campo de pesquisa para um Uno mk2: apesar de não gostar tanto e de certamente ir demorar mais tempo a tornar-se um clássico, a verdade é que desta geração os carros são de facto um pouco melhores, estão geralmente em melhor estado e são bastante mais baratos (por haver mais).

Hoje vou ver um 60S ou um 60SX (o dono não me soube dizer) de 1990. A ajuda que vos peço é a de me dizerem a que é que devo estar atento para saber se o bicho é apto a ser recuperado e mantido ou se já tem sentença de morte.
Os principais problemas são os podres, certo? Onde é que aparecem mais e devo ver com mais atenção? Creio que já aqui li que é nas portas, ou estarei enganado?
Além da chaparia, que devo ver com mais atenção?

Obrigado, desde já, pela ajuda!

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7193
  • Karma:
    +10/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Uno mk1 ou Y10 fire
« Responder #3 em: 20 de Maio, 2014, 10:50:37 »
Como em qualquer viatura, ligar o motor e verificar o trabalhar a frio a procura de ruidos estranhos ou trabalhar incerto. Dar umas voltas com ele a ver como se comporta, se desenvolve, se existem ruidos fora do normal, se sobreaquece, etc... No cofre do motor avaliar a dedicaçao do dono. Se estiver lavado e porque estava muito sujo e de ter algum cuidado e procurar sinais de fugas de oleo depois de ir dar uma volta com ele. Averiguar tambem possiveis "xanatices" eletricas ou mecanicas. Carros alterados podem comportar defeitos.
E n sei mais q te diga... E estar atento e como em tudo e preciso ter sempre alguma sorte...  ;)

T S

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3244
  • Karma:
    +1/-0
Re: Uno mk1 ou Y10 fire
« Responder #4 em: 20 de Maio, 2014, 13:31:16 »
.... e preciso ter sempre alguma sorte...  ;)

bem dito! alguma/grande, existem artistas para tudo  :excl:
   Fiat Panda YOUNG

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Uno mk1 ou Y10 fire
« Responder #5 em: 20 de Maio, 2014, 13:37:14 »
Muito obrigado pela ajuda, fico mesmo agradecido! Ao que percebo, trata-se de um carro herdado que está há 2 anos fechado numa garagem. Nem sei o que vou encontrar...

O que eu perguntava agora é, a quem conhece o Uno melhor do que eu, em que partes começa normalmente a podridão da chapa (a que pontos devo estar atento) e, do ponto de vista mecânico, se há algum aspecto que dê problemas mais usuais e reclame um exame mais atento.

Outra coisa: a correia de distribuição apodrece por estar parada? Isto é, se eu vier a ficar com ele, imaginando que o carro terá 110 000 Kms e que a correia terá sido mudada há uns 4 anos, aos 90.000 kms, a substituição da correia tem de ser uma das minhas preocupações iniciais (mesmo sabendo que, nos FIRE, o problema de partir não é tão grave)?

T S

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3244
  • Karma:
    +1/-0
Re: Uno mk1 ou Y10 fire
« Responder #6 em: 20 de Maio, 2014, 13:46:26 »
se esteve parado durante esse tempo acho que devias mudar..

mas primeiro compra o carro  :D
   Fiat Panda YOUNG

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Uno mk1 ou Y10 fire
« Responder #7 em: 20 de Maio, 2014, 13:47:35 »
Se não estiver demasiado podre e o preço for bom, comprarei... ;)

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7193
  • Karma:
    +10/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Uno mk1 ou Y10 fire
« Responder #8 em: 20 de Maio, 2014, 14:00:30 »
Se estiver parado a tto tempo mesmo numa garagem, se n estiver coberto com uma proteçao, o mais certo e estar coberto com pó. O que serve sempra para esconder algumas mazelas a nivel de chapa e pintura.  ;)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Uno mk1 ou Y10 fire
« Responder #9 em: 20 de Maio, 2014, 14:03:08 »
Se estiver parado a tto tempo mesmo numa garagem, se n estiver coberto com uma proteçao, o mais certo e estar coberto com pó. O que serve sempra para esconder algumas mazelas a nivel de chapa e pintura.  ;)

Obrigado pela dica!

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Uno mk1 ou Y10 fire
« Responder #10 em: 20 de Maio, 2014, 17:27:22 »
Já fui ver o bicho, um Uno 60SX, de 1990, ainda com o quadrante com o check panel com indicação do nível do óleo e do líquido de refrigeração.

Comecemos pela parte boa:
A. Interiores completamente novos, como eu nunca pensei ainda existir. Desde os plásticos ao tecido dos bancos, passando pelo volante e pelos cintos. Tanto à frente como atrás. Segundo me explicou o vendedor, o carro era do seu sogro, que morreu, e ele usou sempre capas protectoras, que foram depois retiradas.
B. A pintura, embora cheia de pó como o TwinThema previu, parece estar brilhante e bem tratada.
C. Histórico de assistência com detalhe impressionante, incluindo todas as facturas das revisões na Fiat, desde 1990 até 2010!

Agora a parte menos boa.
1. Não vi o carro a trabalhar: está parado desde 2011 e o dono tirou-lhe a bateria. Combinámos para a semana para eu ver o bicho a trabalhar e dar uma volta. Ou seja, só para a semana é que vou perceber como está mecanicamente. Ainda assim, o motor parece limpo (só mesmo com pó) e sem vestígios de óleo a sair.
Abri o veio de expansão e parece completamente vazio; igualmente, havia por baixo do carro, mesmo à frente, uma marca de líquido (que, penso, será o líquido de refrigeração).
O que acham que isto vai obrigar? Será uma borracha ressequida que fez o líquido fugir? Ou, se ficar com ele, tenho de me preparar para comprar um radiador?

O veio de expansão pareceu-me um pouquinho acastanhado. Será sinal de junta queimada, que já teve a junta queimada ou é normal com o tempo eles ficarem assim?


2. Procurei ferrugem em tudo o que era visível (embora não tenha levantado as alcatifas). Tem uma bola grande na porta da mala, junto ao canto inferior direito do vidro, e em mais lado nenhum que se veja. Nem portas, nem dentro do capot, nem à volta do tecto de abrir, nada. Se as melhores perspectivas se confirmarem, mesmo assim, não sei se aquela porta tem salvação ou se terá de ser substituída.


TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7193
  • Karma:
    +10/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Uno mk1 ou Y10 fire
« Responder #11 em: 21 de Maio, 2014, 08:23:47 »
1 - Em relaçao a falta de liquido e algo que devaras ter algum cuidado. Se o circuito estiver totalmente vazio e o carro andou sem anti congelante vao aparecer crostas de ferrugem em todo o circuito de refrigeraçao o que nao e nada bom. (obriga a uma limpeza geral). A bomba de agua parada e sem agua detriora-se tem tendencia em ficar com o vedante ressequido e qd começar a trabalhar e provavel que comece a verter ao fim de poucos Kms.

O acastanhado do vaso de expanasao nao penso que seja gases de escape provenientes da junta, isso seria mais escuro tipo cinza ou preto, julgo ser mesmo sinonimo de agua sem anti-congelante.

Eu tiraria a tampa do radiador e tentava inspecionar o interior do circuito de refrigeraçao, existindo ferrugem solta sabia a partida que teria de fazer uma limpeza geral.
Se o interior estiver em bom estado entao teve anti-congelante e a partida nao havera stresses, mas como ja disse antes, as xs e uma questao de sortes... ;)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Uno mk1 ou Y10 fire
« Responder #12 em: 21 de Maio, 2014, 08:57:29 »
Eu tiraria a tampa do radiador e tentava inspecionar o interior do circuito de refrigeraçao, existindo ferrugem solta sabia a partida que teria de fazer uma limpeza geral.
Se o interior estiver em bom estado entao teve anti-congelante e a partida nao havera stresses, mas como ja disse antes, as xs e uma questao de sortes... ;)

Muito obrigado! Genuinamente! Assim farei, para a semana, quando voltar a ver o carro.
Só duas dúvidas:
a) Uma lanterna a apontar para dentro do radiador permitirá perceber?
b) Se entretanto o dono tiver enchido o circuito isso prejudicará a inspecção?

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7193
  • Karma:
    +10/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Uno mk1 ou Y10 fire
« Responder #13 em: 21 de Maio, 2014, 13:47:24 »
Acho que nao precisas da lanterna,... basta olhares pro interior da tampa do radiador. O q estiver na tampa esta no radiador.

A agua podera ter ja diluido as crostas de ferrugem que puderiam existir, no entanto melhora a situaçao da bomba de agua arrancar a seco...

Basicamente qt maior a concentraçao de frrugem na agua pior por um lado. Significa que existe mta ferrugem no circuito. Mas e melhor por outro pq significa que essa ferrugem que anda na agua pode ser toda retirada.  :D

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Uno mk1 ou Y10 fire
« Responder #14 em: 21 de Maio, 2014, 18:02:48 »
Vou tentar ajudar no que posso.

Se o Uno foi sempre de garagem, isso é bom, tenta ver junto das borrachas se tem sinais de ja ter sido pintado, se tiver a pintura de origem e nao for fácil de encontrar podres, é sinonimo que está bom de chapa, que seria a parte mais arriscada para o que pretendes fazer.
No que toca a mecânica, a correia de distribuição é simples e barata de trocar, mesmo que parta não causa problemas ao motor, apenas ficas apeado, o que é de verificar depois de ver como trabalha o motor, é se tem alterações/invenções ou se está com aspeto de fabrica, ver o estado do oleo e sistema de refrigeração, se andou com agua da torneira pode vir a precisar peças nesse sistema.
As peças não são caras, mas o valor a pagar neste tipo de negócios conta muito, 200€ dá alguma margem, se forem 800€ já pode ser caro.



89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk